Notícias

Santa Missa no Santuário abre Campanha da Fraternidade 2024

Acompanhe pelo portal A12 a celebração deste domingo (18) que faz parte do lançamento da Campanha

Escrito por Alberto Andrade

26 FEV 2023 - 11H42 (Atualizada em 16 FEV 2024 - 16H49)

Após a cerimônia realizada em Brasília–DF na Quarta-feira de Cinzas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebra a Missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2024 no Santuário Nacional de Aparecida, neste primeiro domingo da Quaresma (18), às 8h no Altar Central. A celebração será presidida pelo presidente da entidade, Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre–RS.

Leia MaisConfira a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade Além da transmissão pela TV Aparecida e do YouTube do Santuário Nacional, aqui no portal e nas contas do Instagram do Santuário (@padroeira) e do A12 (@portala12) você terá uma cobertura completa deste momento importante para a Igreja no Brasil.

Esta edição marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. O tema escolhido para a ocasião é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

“É desejo de nossos bispos que essa Campanha da Fraternidade seja curadora das nossas relações e que aproveitemos a amizade social para estabelecer novas relações crescendo e nos convertendo, cada vez mais, à fraternidade universal”, disse o Padre Jean Paul Hansen, assessor do Setor de Campanhas da CNBB.

Na sede da entidade em Brasília, Dom Ricardo Hoepers ressaltou que a Campanha acontece no contexto de comunhão, participação e missão do Sínodo dos Bispos e na preparação do Jubileu 2025. “Estamos aqui para anunciar ao mundo em boa e alta voz: Em Cristo, somos irmãos e irmãs. Em Cristo, somos Igreja viva, a caminho do Reino definitivo. Em Cristo, queremos mais uma vez vivenciar este tempo de graça, conversão e mudança de vida, de morrer do pecado e ressuscitarmos na Páscoa do Senhor”, enfatizou o secretário-geral da CNBB.

Após a Santa Missa, além de Dom Jaime, o subsecretário adjunto da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Paul Hansen, o assessor de comunicação da instituição, Padre Arnaldo Rodrigues, e o assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia, Frei Luís Felipe Marques participarão de uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, onde falaram aos jornalistas presentes a respeito do impacto da Campanha da Fraternidade na realidade de cada brasileiro.

Thiago Leon
Thiago Leon
Dom Jaime presidirá Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade no Santuário

No ano passado, a Campanha da Fraternidade teve como tema Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). A pauta propõe a reflexão e o enfrentamento ao flagelo da fome por meio de compromissos que transformem a realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Em entrevista para o Portal A12, o presidente da CNBB esclareceu como a Campanha poderá ajudar o povo de Deus a ser mais solidário a quem passa fome em nosso país.

“É importante para nós, cidadãos e cidadãs, saber que tem gente passando fome! Mais de 30 milhões! E a fome é um crime, assim como diz o Papa Francisco. Portanto, nós temos o compromisso cidadão e também o compromisso de fé de estarmos presentes solidariamente na vida destas pessoas, completou.

Evangelização e conscientização

Para o A12, Dom Joel Portella enfatizou o esforço de cada cidadão para ajudar os famintos, principalmente na questão do desperdício dos alimentos.

“Uma característica forte da campanha deste ano insiste profundamente no agir! Esse agir é pessoal, familiar, comunitário e social. E nesse âmbito pessoal, aquilo o Santo Padre tanto insiste: não desperdice comida!

Comece daqui, pois essa atitude mostra que você pode, de fato, não desperdiçar e repartir e vai até o outro extremo, para que tenhamos políticas públicas de Estado que não ficam mudando conforme o governo, mas que trabalhem pela superação da fome. A fome é um fenômeno humanitário, urgente, entristecedor e vergonhoso, e exige a união de todos”, disse.

Alberto Andrade - A12
Alberto Andrade  - A12
Integrantes da CNBB durante coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade


O Padre Jean Paul nos disse qual o principal fator para que a CNBB pela terceira vez abordasse a fome em sua principal campanha.

Sem dúvida foi a volta do nosso país ao mapa da fome. As duas primeiras campanhas, em 1975 e 1985, aconteceram num contexto diferente. Já a desse ano acontece num cenário em que já sabemos como vencer a fome! Quando nossos bispos contemplaram nossos irmãos e irmãs mergulhados nesse flagelo, entenderam que era hora de retomar o tema para que possamos vencer novamente a fome”.

Para que você possa ter mais informações sobre a campanha, a respeito do texto-base e mais subsídios desta iniciativa, você pode acessar a página especial do A12 sobre a Campanha, e também o site oficial da CF.

Durante a entrevista coletiva, Padre Patriky nos orienta a respeito do valor social e espiritual em compartilhar os conteúdos da Campanha da Fraternidade em nossas comunidades.

“Estamos nos preparando para celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, a festa da Páscoa! E junto com o jejum, a oração e a esmola, alargamos o nosso coração para poder pensar sobre a realidade daqueles que passam fome. Assim, a Campanha organiza o serviço da caridade, promove a justiça e a dignidade humana”.


Veja como foi a Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade em 2023


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...