Notícias

Santuário celebra Missa de Envio da 15ª Romaria do Terço dos Homens

Celebração ocorreu às 8h deste domingo (12)

Escrito por Isabela Araujo

12 FEV 2023 - 10H15 (Atualizada em 13 FEV 2023 - 11H54)

Luiz Oliveira/ Portal A12

Leia MaisSantuário celebra Missa de Envio da 15ª Romaria do Terço dos HomensJovens rezam junto de suas famílias o Terço dos HomensPresidida por dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens e arcebispo de Juiz de Fora (MG), concelebrada por dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e dom Fernando Rifan, a Missa de Envio da 15ª Romaria do Terço dos Homens foi realizada no Altar Central, às 8h deste domingo (12).

Neste último dia de romaria, os homens do terço, junto dos demais devotos e devotas da Mãe Aparecida, preencheram os arredores do Altar Central para celebrar a Santa Missa e rezarem a oração de envio.

Luiz Oliveira/ Portal A12
Luiz Oliveira/ Portal A12
"A oração tem o poder de conversão, de transformar a vida da gente" - Irmão Viveiros


Com a música “A nós descei, divina luz” e uma salva de palmas aos homens do terço, dom Orlando iniciou sua homilia sobre sabedoria, que foi o assunto das leituras do dia.

“Sabe o que que é sabedoria? Escolha a vida e não a morte. Sabe o que é sabedoria? Escolha o bem e não o mal. Sabe o que é sabedoria? Escolha Deus e não o maligno, não o pecado. O Terço dos Homens também é uma grande sabedoria”, explicou Dom Orlando sobre a primeira leitura.

O arcebispo de Aparecida também falou sobre a importância de reconciliação e da fraternidade e nos instruímos a sermos homens e mulheres da verdade, recordando a sabedoria dos homens do terço.

“Obrigado a vocês, homem do terço, que têm essa sabedoria e ontem, conversando com alguns, um trabalha no hospital, outro trabalha com drogados, outro trabalha na distribuição do pão… Isso mesmo! Oração e ação; isto é a sabedoria”, finalizou dom Orlando.

Isabela Araújo/ Portal A12
Isabela Araújo/ Portal A12
Romaria de Brumadinho participa da XV Romaria do Terço dos Homens com 54 devotos


Sabedoria passada de pai para filho

Roanei Gomes Medeiros é morador de Brumadinho (MG) e veio em romaria com 54 pessoas de diferentes comunidades da cidade.

Sua romaria veio para agradecer a Mãe Aparecida pelas graças alcançadas e ele, em específico, veio agradecer a sua família e a saúde de seu pai, que lhe inspirou e inspira na fé e na vida.

Hoje, Roanei é coordenador de Romarias, função que herdou do pai e mantém como tradição pelos mais de 50 anos trilhados por ele.

“Ele sempre foi uma referência para mim em tudo, mas principalmente no Terço dos Homens e nesta coordenação de romarias. Então, tudo o que eu faço hoje é porque eu me espelho nele (...) eu tenho ele como referência a vida toda”, explica o devoto sobre a influência do pai em sua vida.

Roanei também conta que desde 2017 vêm ao Santuário Nacional em romaria com seu pai e também na Romaria do Terço dos Homens, mas cada vinda tem um sabor diferente.

Neste ano de 2023, ele foi convidado a partilhar seu depoimento sobre a tragédia de Brumadinho, a qual vitimou 272 pessoas, incluindo as crianças das mulheres grávidas, em que contou como foi e como é a atual situação.

Em meio a essa dificuldade, o devoto conta que a fé serviu de alicerce para muita gente.

“Em 2019 a gente foi agraciado com a capela que a gente levou para Brumadinho para visitar as famílias, para visitar os grupos de oração das comunidades, então isso ajudou muito. Nossa Senhora foi mesmo um alento para aquelas pessoas que tanto sofriam naquele momento”, Conta Roanei, que complementou dizendo que ao devolverem a Imagem em 2020, Pe. Inácio Medeiros deu a imagem de presente, sem deixá-los devolvê-la, sendo então permanente em Brumadinho.


Procissão

Após a Missa de Envio, foi realizada uma procissão com os homens do terço, que teve início no Convento Redentorista e foi encerrada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. Confira as fotos abaixo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...