Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 11 JUN 2019 - 10H28

Santuário celebra os 25 anos de ordenação episcopal de Dom Orlando Brandes

Nesta quarta-feira (05), o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, celebrou os 25 anos de sua Ordenação Episcopal, na santa missa das 9h. Na ocasião, foram entronizadas no Altar Central as imagens de Nossa Senhora Aparecida e São Frei Galvão, santos padroeiros dos Santuários pertencentes à Arquidiocese de Aparecida.

Junto a muitos romeiros, missionários redentoristas, padres e religiosos das dioceses pelas quais passou e também diversos bispos, Dom Orlando recebeu muitas homenagens. Entre os muitos momentos especiais e felicitações durante a celebração, teve destaque a mensagem enviada pelo Papa Francisco, lida por Dom João Inácio Muller, administrador apostólico da Diocese de Lorena e Arcebispo de Campinas.

Reveja a Homilia de Dom Orlando na celebração do seu Jubileu de Prata

Entrevista

Em entrevista ao A12, Dom Orlando afirma que ser bispo no Santuário é uma grande graça. “A gente aprende com o povo, se converte com o povo, vê muita fé, muito sacrifício, muito amor. Nesse sentido, digo que aqui é um verdadeiro privilégio, por esse milagre de tanta gente que semanalmente vem de longe, a maioria pobres, e aqui demonstram tanta fé e tanto amor a Nossa Senhora e é claro, à Igreja e ao seu filho Jesus.”

Ele citou três pensamentos que, neste dia de comemoração, são de grande relevância. “O primeiro pensamento é a ação de graças e, com Nossa Senhora, dizer: ‘Minha alma glorifica ao Senhor’; o segundo é pedir perdão pelos erros, aprender com as nossas falhas, porque a gente deve crescer sempre - o bispo nunca está pronto; em terceiro lugar, que o povo, pela sua oração, colabore com a nossa santificação. A santificação é o grande horizonte para qualquer bispo”, expressou.

Sobre o seu novo desafio como administrador apostólico da Diocese de Limeira (SP), Dom Orlando afirmou que “é uma responsabilidade a mais, mas é possível fazer esse trabalho, até porque o Santuário ajuda muito”. Entre suas maiores preocupações como pastor, está a atenção aos pobres e a aproximação do povo com a Palavra de Deus, tanto que uma de suas frases mais conhecidas é “Bíblia na mão e pé na missão”.

O arcebispo explica que, desde Joinville, até hoje em Aparecida, vem se dedicando na implantação de grupos bíblicos nas casas, para que o povo tenha contato, ame e medite a Palavra. “Nós somos muito tradicionalistas. Por outro lado, também existe muita sacramentalização: se batisma, se crisma e depois o pessoal desaparece. A Palavra faz você permanecer e te ajuda a ser discípulo missionário de Jesus. No magistério da Igreja, a Palavra de Deus tem que ter prioridade, porque Jesus, antes de celebrar a eucaristia, foi Ele próprio a Palavra que se fez carne e a Eucaristia só existe graças àquilo que a Palavra nos ensina e nos diz”.

Dom Orlando Brandes está à frente da Arquidiocese de Aparecida desde novembro de 2016 e, em maio deste ano, foi nomeado pelo Papa Francisco para assumir como Administrador Apostólico da Diocese de Limeira (SP), até que seja nomeado um novo bispo. Além disso, foi eleito durante a Assembleia dos Bispos do Brasil, realizada no início de maio, para ser suplente na representação da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

10 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...