Notícias

Santuário Nacional comemora 45 anos de recepção do título de Basílica

Escrito por Fabiana Cugolo

04 JUL 2025 - 05H30

CDM/Santuário Nacional

Neste 4 de julho de 2025, completam-se 45 anos da sagração e da recepção do título de “Basílica Menor” ao Santuário Nacional.

O Santuário recorda e celebra que o maior santuário do mundo, dedicado à Virgem Maria, teve seu altar abençoado pelo Papa João Paulo II, no dia 4 de julho de 1980, durante a primeira visita do Santo Padre ao Brasil.

A cerimônia pode ser comparada à “inauguração” do templo religioso, já que, por meio das orações e da unção com o óleo, o edifício passa a ser destinado exclusivamente às celebrações e momentos próprios da Igreja.

CDM/Santuário Nacional CDM/Santuário Nacional


O título honorífico de Basílica Menor, que foi concedido pelo Papa João Paulo II, é o mesmo concedido a outras igrejas em diversos países do mundo.

add_box Quer saber mais sobre este título? Clique aqui.




Uma multidão de 300 mil pessoas acompanhou a Missa campal naquele ano, celebrada na área norte do Santuário Nacional, hoje conhecida como esplanada São João Paulo II.

Thiago Leon/CDM/Santuário Nacional Thiago Leon/CDM/Santuário Nacional


Em entrevista ao Portal A12, o Missionário Redentorista Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. explicou que o Papa João Paulo II esteve em Aparecida para, entre outras atividades, realizar esta dedicação da igreja, que até então era conhecida como “Basílica Nova”, em contraposição à “Basílica Velha” (Basílica Histórica), que fica no centro da cidade, e que até 1982 abrigou a imagem original de Nossa Senhora Aparecida.

“A visita do Papa João Paulo II a Aparecida ficou marcada por este gesto tão solene, tão importante, preparando e dedicando, então, a Basílica Nova ao culto, um espaço totalmente dedicado a Deus e ao culto divino através de Nossa Senhora. Foi um acontecimento marcante, que nunca mais sairia da mente, da memória das pessoas, dos devotos e daqueles que puderam também presenciar este ato tão importante, tão marcante na história da devoção a Nossa Senhora Aparecida.” Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R

O religioso recordou, ainda, que naquele tempo não se imaginava que a visita do Papa João Paulo II seria apenas a primeira visita de um Papa à Casa da Mãe, já que depois o Santuário Nacional ainda receberia, em outras épocas, a visita do Papa Bento XVI e também do querido Papa Francisco.

“Não tive oportunidade de participar pessoalmente desse ato — eu era ainda seminarista — mas recordo da cobertura marcante que os meios de comunicação fizeram da visita do Papa, não só em Aparecida, mas no restante do Brasil. Todos os seus passos, todas as suas viagens, todas as cidades por onde ele esteve, foram e receberam a cobertura dos meios de comunicação. 

As pessoas que não tiveram oportunidade de estar em Aparecida se posicionaram na frente da televisão. Outra coisa que merece destaque também, foi a cobertura realizada pelas rádios católicas do Brasil, encabeçada pela Rádio Aparecida, que formou na ocasião uma ‘cadeia de rádio’, como se falava naquele tempo, para fazer a cobertura desta visita com correspondentes e com transmissões em todas as cidades visitadas, detalhou.

CDM/Santuário Nacional CDM/Santuário Nacional Oração, publicada à época, para ser rezada pelos fiéis em preparação a dedicação do Santuário, como uma oração devocional.


.:: Romaria da Família dos Devotos começa no dia 11 de julho 

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fabiana Cugolo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...