O Santuário Nacional de Aparecida realizou, nesta sexta-feira (4), durante a Missa das 9h, no Altar Central, o lançamento do hino e arte da Novena da Padroeira 2025. A celebração marcou a contagem regressiva de 100 dias para a Festa da Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro.
Neste 4 de julho também foram lembrados os 45 anos da dedicação da Basílica pelo então Papa João Paulo II. A celebração contou com a animação do Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., e presidiu o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R..
Após a saudação inicial, os músicos cantaram o hino da Novena 2025 e quatro mulheres com vestidos verdes, como símbolo da esperança, entraram pela Nave Norte, com quatro painéis com trechos do tema da Novena.
Junto ao tema, um carro-andor entrou com uma imagem de fundo do Papa São João Paulo II segurando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para fazer alusão à consagração do altar da Basílica, em 4 de julho de 1980, durante sua primeira visita ao Brasil.
O carro também trouxe a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um livro grande da Novena e o número 45, recordando os 45 anos da dedicação. A ornamentação foi feita com rosas e folhagens verdes, em sintonia com a temática da Novena deste ano, momento em que os devotos puderam se emocionar e sentir a expectativa para a Festa da Padroeira.
Durante a homilia, Pe. Eduardo recordou os 100 dias para a Festa da Padroeira e os 45 anos da dedicação do Altar da Basílica, destacou que é um dia de festa, esperança e alegria e explicou aos devotos o tema deste ano.
“No Ano Santo de 2025 invocamos Nossa Senhora como Mãe da Esperança — ao lado da Fé e da Caridade, a Esperança está entre as grandes virtudes teologais — e ao próprio Deus, que coloca no nosso coração de filhos amados a esperança que não engana, não defrauda, não decepciona, não confunde, como nos ensina São Paulo. Na companhia da Mãe Aparecida, queremos fazer com que nossa vida seja, sempre e cada vez mais, uma experiência de conhecimento profundo de Deus e do seu projeto para cada um de nós”, destacou.
“Conhecer Jesus significa colocar-se a caminho como Peregrino de Esperança, de Entusiasmo, de Vida, protegendo e defendendo aqueles que de fato precisam de nosso auxílio e nossa proteção” , Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, reitor do Santuário Nacional
O reitor fez um agradecimento ao Pe. Wallison Rodrigues, que integra o clero da Diocese de São Luís de Montes Belos, em Goiás.
“Ele teve a delicadeza de, com muita gentileza, redigir o hino, é o compositor da letra e da música e tem feito isso já há vários anos aqui conosco, e é sempre muito feliz no modo de transformar em música as ideias que compõem o tema da novena e festa de Nossa Senhora”, salientou.
“Como o próprio tema deixa claro, há dois verbos fundamentais na novena deste ano: conhecer e cuidar. Conhecer quem? Conhecer Jesus. Ele é a razão da nossa fé. No centro do cristianismo está Jesus, e o jeito como nós queremos conhecer Jesus é na companhia de Nossa Senhora. Não nos esqueçamos: Nossa Senhora é a grande catequista e, na companhia Dela é que Jesus começou a entender parte do seu mistério, do mistério divino dentro Dele próprio. E Nossa Senhora, como uma grande catequista no Brasil e no mundo, simboliza o amor de mãe, o amor da Mãe de Deus e nossa. Por isso, nosso convite muito especial, já faltando 100 dias para a Festa de Nossa Senhora: nós queremos convidar você, querido devoto, a viver essa alegria, a viver a fé e celebrar a Festa da Mãe Aparecida”, explicou.
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.