O Santuário Nacional de Aparecida realizou, nesta sexta-feira (4), durante a Missa das 9h, no Altar Central, o lançamento do hino e arte da Novena da Padroeira 2025. A celebração marcou a contagem regressiva de 100 dias para a Festa da Padroeira do Brasil, no dia 12 de outubro.
Neste 4 de julho também foram lembrados os 45 anos da dedicação da Basílica pelo então Papa João Paulo II. A celebração contou com a animação do Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., e presidiu o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R..
Após a saudação inicial, os músicos cantaram o hino da Novena 2025 e quatro mulheres com vestidos verdes, como símbolo da esperança, entraram pela Nave Norte, com quatro painéis com trechos do tema da Novena.
Tema da Novena é apresentado
Junto ao tema, um carro-andor entrou com uma imagem de fundo do Papa São João Paulo II segurando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para fazer alusão à consagração do altar da Basílica, em 4 de julho de 1980, durante sua primeira visita ao Brasil.
O carro também trouxe a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um livro grande da Novena e o número 45, recordando os 45 anos da dedicação. A ornamentação foi feita com rosas e folhagens verdes, em sintonia com a temática da Novena deste ano, momento em que os devotos puderam se emocionar e sentir a expectativa para a Festa da Padroeira.
Carro Andor na celebração
Durante a homilia, Pe. Eduardo recordou os 100 dias para a Festa da Padroeira e os 45 anos da dedicação do Altar da Basílica, destacou que é um dia de festa, esperança e alegria e explicou aos devotos o tema deste ano.
“No Ano Santo de 2025 invocamos Nossa Senhora como Mãe da Esperança — ao lado da Fé e da Caridade, a Esperança está entre as grandes virtudes teologais — e ao próprio Deus, que coloca no nosso coração de filhos amados a esperança que não engana, não defrauda, não decepciona, não confunde, como nos ensina São Paulo. Na companhia da Mãe Aparecida, queremos fazer com que nossa vida seja, sempre e cada vez mais, uma experiência de conhecimento profundo de Deus e do seu projeto para cada um de nós”, destacou.
“Conhecer Jesus significa colocar-se a caminho como Peregrino de Esperança, de Entusiasmo, de Vida, protegendo e defendendo aqueles que de fato precisam de nosso auxílio e nossa proteção”
, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, reitor do Santuário Nacional
O reitor fez um agradecimento ao Pe. Wallison Rodrigues, que integra o clero da Diocese de São Luís de Montes Belos, em Goiás.
“Ele teve a delicadeza de, com muita gentileza, redigir o hino, é o compositor da letra e da música e tem feito isso já há vários anos aqui conosco, e é sempre muito feliz no modo de transformar em música as ideias que compõem o tema da novena e festa de Nossa Senhora”, salientou.
Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R, durante celebração
“Como o próprio tema deixa claro, há dois verbos fundamentais na novena deste ano: conhecer e cuidar. Conhecer quem? Conhecer Jesus. Ele é a razão da nossa fé. No centro do cristianismo está Jesus, e o jeito como nós queremos conhecer Jesus é na companhia de Nossa Senhora. Não nos esqueçamos: Nossa Senhora é a grande catequista e, na companhia Dela é que Jesus começou a entender parte do seu mistério, do mistério divino dentro Dele próprio. E Nossa Senhora, como uma grande catequista no Brasil e no mundo, simboliza o amor de mãe, o amor da Mãe de Deus e nossa. Por isso, nosso convite muito especial, já faltando 100 dias para a Festa de Nossa Senhora: nós queremos convidar você, querido devoto, a viver essa alegria, a viver a fé e celebrar a Festa da Mãe Aparecida”, explicou.
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.