Neste domingo (11), o Santuário Nacional de Aparecida recebeu a 44ª Romaria Nacional do Apostolado da Oração, que contou com a participação de milhares de fiéis.
A Santa Missa realizada no Altar Central foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, animada pelo Missionário Redentorista Ir. Carlos José da Cunha e concelebrada pelo Pe. Eliomar Ribeiro, diretor nacional do Apostolado de Oração, pelos demais sacerdotes presentes.
Dom Orlando iniciou sua reflexão dizendo: “Mateus segue-me!”, e continuou pedindo aos devotos presentes: “Nós vamos dizer em voz bem alta: Eu quero seguir Jesus”.
Os milhares de fiéis presentes no Santuário repetiram “Eu quero seguir Jesus!”. Em seguida Dom Orlando sorriu e disse “Minha homilia já terminou, eu vou convidar e ele já aceitou, o padre Eliomar para dirigir a Palavra”.
Foi cantando esse verso que padre Eliomar iniciou sua palavra na Santa Missa:
“Eu só peço a Deus na minha oração que viva Jesus no meu coração”
Depois seguiu sua homilia já refletindo o que Jesus nos pede no Evangelho deste 10º Domingo do Tempo Comum.
“Como nós ouvimos no Evangelho a pessoa de Jesus pede de nós seguimento, a pessoa de Jesus pede de nós disponibilidade, a pessoa de Jesus pede de nós para sairmos de nós mesmos para irmos ao seu encontro. Ninguém vai ao encontro de Jesus ficando parado, acomodado, ficando quietinho no seu canto. Jesus nos impele, Jesus nos incomoda, Jesus nos envia, Jesus nos chama para uma missão”.
Pe. Eliomar continuou sua reflexão lembrando a história do Apostolado de Oração, que iniciou com a jovem monja Margarida Maria, que teve sua experiência mística e amorosa com o Coração de Jesus.
“Essa experiência de Margarida que une o Apostolado enquanto disponibilidade apostólica. 200 anos depois de Margarida um grupo de jovens no seminário dos Jesuítas, fez surgir o apostolado da oração. O apostolado nasceu como movimento que o Dom Orlando nos lembrava hoje: ‘Eu quero servir e eu quero seguir Jesus’. Já que eu não posso ir para o lugar da missão concreta eu sou missionário onde eu estou”.
O Papa Pio IX foi quem aprovou o Apostolado da Oração, abençoou e aprovou o estatuto, tornando o Apostolado de Oração como o grupo de Oração do Papa.
“E desde então nós recebemos do Papa as intenções e oração de cada mês, que dá o foco e o rumo de nossa missão. Nós não oferecemos a vida de qualquer jeito, nós não oferecemos nossa vida para nada. Nós oferecemos nossa vida por um foco mensal que o Papa nos pede. Neste mês de junho, o Papa nos pede para rezar para que acabe de vez a tortura na humanidade”.
E continuou.
“Somos a Rede Mundial de Oração do Papa constituída pelo Papa Francisco há cinco anos atrás, que inclui não só o apostolado da oração mas também o Movimento Eucarístico Jovem”.
O presidente Nacional do Apostolado de Oração enfatizou que cada um do grupo busca cada vez mais fazer com que seu coração seja semelhante ao coração de Deus, na mansidão na humildade, no amor e na missão concreta.
“Longe de nós fechar as portas, longe de nós fechar janelas. Somos a Igreja de Cristo que abre definitivamente o coração de Deus para toda a humanidade. Não tem mais porta fechada, não tem mais janela fechada; no coração de Deus cabem todos”.
E finalizou com um pedido:
“Que o nosso coração possa ser semelhante ao coração de Jesus. Que a nossa vida possa ser mais parecida com a vida de Jesus. Que os nossos modos de olhar, tratar e cuidar das pessoas seja também como Jesus fez. Não nos deixemos levar por tantas coisas, tantos pensamentos, tantas palavras que muitas vezes nos tiram do foco, nos tiram de Jesus. Nos afastam daquilo que é o principal, que é exatamente o coração de Jesus”.
Saiba como funciona o Gesto Concreto da Novena da Padroeira
Você devoto da Mãe Aparecida é motivado a, além de se unir em oração ao Santuário Nacional, realizar o Gesto Concreto. Saiba mais!
Dia Oracional Mariano celebra um mês para a Festa da Padroeira
Nesta quinta-feira (12) foi celebrado o Dia Oracional Mariano em preparação para a Novena e Festa da Padroeira. Confira!
Credenciamento de imprensa para Novena e Festa da Padroeira 2024
O processo de credenciamento para profissionais de imprensa interessados na cobertura da Novena e Festa da Padroeira do Brasil está disponível a partir desta quinta-feira (12)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.