Notícias

Terça-feira Santa: Revisão de vida à luz da Palavra

Assim como aos discípulos, Jesus chamou a nós para sermos "luz das nações". Como estamos respondendo a este chamado?

Escrito por Luciana Gianesini

04 ABR 2023 - 09H31 (Atualizada em 04 ABR 2023 - 12H06)

Anderson Vieira/ A12

Na manhã desta Terça-feira Santa, a missa das 9h reuniu diversas romarias ao redor do Altar Central do Santuário Nacional, entre elas as romarias de São João da Mata e Elói Mendes (MG), Santa Terezinha do Itaipu e Foz do Iguaçu (PR) e também do Paraguai (Naranjito e San Cristóbal).

Leia MaisSegunda-feira Santa: Jesus visita Lázaro, Marta e MariaAcolhendo aos presentes na celebração, o missionário redentorista Pe. José Roberto Pereira dos Santos, C.Ss.R., animador da santa missa, lembrou que estamos chegando ao fim da fase mais intensa da Campanha da Fraternidade, uma proposta de conversão comunitária que, neste ano, está focada no combate à fome.

Na terça-feira da Semana Maior para nós cristãos, estamos em preparação para que o centro da nossa vida cristã possa acontecer para cada um de nós. Deus nos chama e conta conosco para a realização de nossa aliança com Ele.

Chamou aos discípulos, chamou Maria, a cheia de graça, e chama a nós também para sermos seus continuadores, pois fomos batizados e nos tornamos compromeitidos com a mesma missão de Cristo. Quando rezamos o pai-nosso, será que estamos dispostos a assumir o que o Senhor espera de nós?

Em sua homilia, o presidente da celebração, Pe. Flávio de Oliveira e Souza, C.Ss.R., da pastoral do Santuário Nacional, também lembrou que estamos chegando ao final da caminhada com Jesus, nos momentos finais da preparação para a Páscoa. Lembrando a Primeira Leitura (Is 49,1-6), o missionário redentorista explicou o segundo cântico do servo de Javé, cuja missão é restaurar o povo de Israel para o seu Deus.

“Meu trabalho foi em vão, mas o Senhor me dará a recompensa” (Is 49, 4), lamentava. Mas a Palavra ressalta que não basta ser servo, pois o Senhor fez dele (o servo) “luz das nações, para que a minha salvação chegue aos confins da Terra” (Is 49, 6c).

Pe. Flávio esclarece que, ao longo das interpretações feitas acerca desta leitura, primeiro parecia que o servo era uma pessoa, depois a comunidade do povo pobre e fiel a Deus. Depois, o servo passou a ser interpretado como sendo o próprio Jesus, pois Ele restaurou seu povo e cumpriu tudo o que a profecia disse.

Fomos batizados para ser discípulos de Jesus, para fazer aquilo que o Mestre faz e manda fazer. Temos a missão de dar continuidade à própria missão de Jesus!

Leia MaisSantuário Nacional promove primeiro Auto da Paixão em AparecidaJá no Evangelho, Jesus está na Ceia com os discípulos, se comove e desabafa com eles. Jesus é Deus, mas é humano, com sentimentos humanos. Jesus, em sua imensa compaixão, mas sabendo o que iria acontecer, tranquilizou os discípulos, dizendo que em breve não estaria mais com eles, mas que “depois os veria novamente”. Mesmo com medo, não deixou de confiar em Deus Pai.

Já no monte, Cristo os chamou para estar com Ele. Mas um mesmo assim decidiu entregá-lo, pois seu coração nunca esteve com Ele. Judas esperava um messias dominador, diferente do que Jesus realmente é. E Cristo disse “o meu reino não é deste mundo”.

Quando chamou os doze, Jesus deu oportunidade a cada um aprender, converter-se e viver o projeto de Deus. Mas Judas não quis. Ele não acolheu a proposta e decidiu entregar Jesus.

Trazendo o Evangelho para a realidade da nossa vida, o sacerdote questionou:

"Os discípulos foram os escolhidos para estar com Ele. E nós? Muitas vezes pensamos que Judas foi cruel e o traiu. Mas, desde o ventre materno, também nós fomos escolhidos e ungidos pelo batismo para continuarmos a mesma missão. Como estamos respondendo a esse chamado a ser luz das nações? Qual tem sido nossa atitude cristã? Nós temos acolhido ou entregado Jesus na pessoa do irmão?

Pedro disse que daria a sua vida por Jesus, mas ainda assim o negou três vezes. E em nossa caminhada de filhos enviados do Pai, quantas vezes temos negado Jesus, temos entregado o irmão, ou não reconhecemos quando o irmão caminha ao nosso lado?"

A Palavra de Deus continua sendo a luz que ilumina nossa caminhada. Por isso, nossa revisão de vida deve ser sempre à luz da Palavra. "Que Maria nos ajude a acolher a Palavra e vivenciar profundamente esta caminhada para a Páscoa, a ter uma conversão sincera de coração e continuar a missão que Cristo nos deixou", concluiu.

Reveja a celebração no vídeo abaixo:


:: O Portal A12 preparou uma página especial para você vivenciar a Semana Santa unido a Nossa Senhora. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...