Você conhece a tradição da Imagem Peregrina da Mãe Rainha nas casas das famílias com a oração do terço?
Essa devoção se tornou conhecida no Brasil e quem foi responsável por iniciá-la foi o Diácono brasileiro da Arquidiocese de Santa Maria (RS), que agora tornou-se venerável pela Igreja: João Luiz Pozzobon.
Em 20 de junho, o Papa Leão XIV reconheceu as virtudes heroicas deste servo que é um sinal de esperança para todos nós.
Segundo Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), em artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pozzobon é um rastro de esperança para as pessoas que sofrem os impactos das enchentes que atingem o Sul do país.
O Bispo acolheu a notícia com emoção e alegria, afirmando ser um dom de Deus para a Arquidiocese, mas também para toda a Igreja Católica. Essa ‘boa nova’ chegou em um tempo de dificuldades, em que a região central do Rio Grande do Sul se depara novamente com desastres naturais provocados pelas chuvas.
"A venerabilidade de João Luiz Pozzobon resplandece, neste contexto, como um sinal concreto de esperança", afirmou Dom Leomar.
Neste cenário, o Venerável aparece como uma figura luminosa, uma vez que foi incansável na evangelização, por meio da devoção à Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, percorrendo mais de140 mil km a pé para levar consolo e fé às famílias. Com isso, o bispo afirmou que o reconhecimento de suas virtudes heroicas é um “apelo à confiança”.
"Em meio ao barro das ruas alagadas, ao silêncio das casas destruídas e ao esforço incansável da reconstrução, ouvimos a voz de Deus: “Não tenham medo! A fé é mais forte que o desastre. O amor é maior que a dor”, acrescentou.
::. Leia + Onde está Deus nas tragédias?
Esposo, pai e missionário. João Luiz Pozzobon nasceu em 1904, no interior do Rio Grande do Sul, em uma família católica de imigrantes italianos. Casou-se com Theresa, com quem teve dois filhos, e após sua morte por tuberculose, casou-se com Vitória, com quem teve mais cinco filhos. Viveu em Santa Maria (RS), onde cultivou uma vida de fé e dedicação à Igreja.
Em 1950, ao receber uma imagem da Mãe Rainha de Schoenstatt, iniciou o que se tornaria a Campanha da Mãe Peregrina, levando a imagem de casa em casa, rezando o terço e promovendo a vivência da fé católica. Ao longo de 35 anos, percorreu a pé cerca de 140 mil km, visitando famílias, escolas, hospitais e presídios, sempre em obediência à Igreja e unido aos sacerdotes.
“No Santuário da Mãe e Rainha aconteceu minha grande descoberta. A bondade e a misericórdia de Deus e da Virgem Mãe e Rainha me confiaram uma grandiosa missão evangelizadora: a Campanha do Santo Terço. Entendi a missão e, por ela, fiz minha entrega total” (Venerável João Luiz Pozzobon)
::. Fique por dentro das notícias da Igreja pelo canal do Whastapp do A12!
Criou também projetos sociais, como a Vila Nobre da Caridade, com casas, capelas e escolas para os mais pobres. Estabeleceu mais de 40 ermidas em zonas rurais como centros de oração e formação comunitária.
Foi ordenado Diácono permanente em 1972, o que lhe permitiu ampliar seu apostolado, ministrando sacramentos e levando a Eucaristia aos doentes. João Pozzobon é lembrado como um homem simples, profundamente mariano e missionário, que se doou totalmente à evangelização.
“Minha ordenação foi como uma flor que se abriu, uma grande alegria que se estendeu a todos os amigos. Senti-me penetrado, totalmente, pelo espírito da Santa Igreja. Senti a união como um só coração. Foi um verdadeiro Cenáculo, junto com a Mãe e Rainha. A hora do Espírito Santo”. (Venerável João Luiz Pozzobon)
A Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt é uma devoção mariana dentro do Movimento de Schoenstatt, originada em Schoenstatt, Alemanha. Há mais de 200 Santuários, iguais ao Original, em todo o mundo.
No Brasil, a devoção é também propagada pelo Santuário Tabor - Schoenstatt, situado em Santa Maria (RS), local onde viveu o venerável Pozzobon. Este é o primeiro Santuário da Mãe Rainha no Brasil. Inaugurado em abril de 1948, pelo então bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Antônio Reis, tornou-se centro do Movimento no Rio Grande do Sul e local de romarias para todos os estados brasileiros. Muitas pessoas, integrantes do Movimento de Schoenstatt ou outros peregrinos, encontram na imagem da Mãe Rainha acolhimento materno.
Encontramos o Santuário também nas cidades de Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Poços de Caldas (MG), Cornélio Procópio (PR), Curitiba (PR), Guarapuava (PR), Jacarezinho (PR), Londrina (PR), Recife (PE), Garanhuns (PE), Rio de Janeiro (RJ), Frederico (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Itaára (RS), Santo Ângelo (RS), Araraquara (SP), Atibaia (SP), São Paulo (SP).
Para nós brasileiros, especialmente, é uma grande esperança olhar para a vida deste servo do bom de Deus. Na sua vida cotidiana, como leigo e, posteriormente, como membro do clero, Diácono João Pozzobon realizou com grande amor sua missão de cristão.
Abençoado pela intercessão da Mãe Rainha, foi fiel ao chamado que Deus o fez e os rastros de suas virtudes são hoje luzeiros para nossas vidas. Em meio às dificuldades, lembremos como afirmou Dom Leomar que, “O amor é maior que a dor”.
Gostou de conhecer a história? Envie para mais pessoas!
Leia ➕ Papa marca canonização de sete beatos para outubro
Fonte: CNBB | Santuário Tabor de Schoenstatt
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.