Notícias

Mulheres do Terço, enviadas para evangelizar!

Santa Missa no Altar Central celebra a vocação missionária do Terço das Mulheres em todo o Brasil

Escrito por Redação A12

08 MAR 2024 - 14H58 (Atualizada em 13 MAR 2024 - 09H58)

Gustavo Cabral - A12

O quarto domingo da Quaresma não poderia ser mais alegre! O Santuário Nacional de Aparecida encerrou a 11ª Romaria Nacional do Terço das Mulheres com a Santa Missa realizada no Altar Central, animada pelo missionário redentorista, Padre Diego Antônio da Silva, prefeito de Igreja da Casa da Mãe e celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Integrantes dos grupos femininos do Santo Rosário coloriram e perfumaram a Casa da Mãe, e puderam ter a certeza em seus corações que são companheiras de Jesus em obras de evangelização muito importantes em suas comunidades e paróquias por todo o país.

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Em entrevista exclusiva para o A12, Dom Orlando falou quais as principais missões que as mulheres do terço foram enviadas após este abençoado fim de semana na Capital Mariana da Fé.

“A partir do lema do tema da Romaria, qual é essa missão? Primeira missão em casa, segunda missão na igreja, terceira missão no mundo. Mas eu penso que as mulheres do Terço, elas têm todas as condições para assumirem, por exemplo, a catequese e promover a Pastoral da Mulher, a Pastoral da Criança, a Pastoral Familiar.

E agradecemos especialmente às mulheres católicas que trabalham nas escolas. E ali é uma grande missão com a juventude, com os adultos, enfim, com todos os que ouvem e veem o testemunho delas, até porque elas querem viver também em fraternidade. Fraternidade e oração, oração na fraternidade. E com isso, elas são convidadas a viverem e promoverem a amizade social. Viva o Terço das Mulheres!

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Na homilia da Santa Missa deste domingo (10), o Arcebispo destacou a alegria do Evangelho a partir do amor misericordioso de Deus por todos nós.

"Deus amou o mundo! E qual a prova: Jesus crucificado! Nossa alegria, alegria do perdão para o mundo inteiro! O mundo precisa saber que é amado, e somos nós que vamos anunciar pelo amor missionário, anunciar o amor de Deus! Para que o mundo receba o amor de Deus é preciso a luz da verdade, se converter pelo nosso testemunho! Divulgar o Amor para toda a humanidade! Pela Bíblia, eu sei que sou amado, eu creio que sou amado, minha existência é um plano amoroso de Deus, por mim e por meu irmão! Jesus morreu por todos! Essa é a razão da amizade social! Amor de compaixão pelos irmãos e irmãs!"

O lema da Romaria do Terço das Mulheres foi destacado por Dom Orlando em sua reflexão.

"Vocês se tornam fraternas pela oração! Que coisa linda e profunda! Oração que leva a fraternidade e a compaixão! Oração que leva a misericórdia! Oxalá o terço, como diz Nossa Senhora em Fátima, não leve a conversão apenas para a Rússia, mas para a humanidade inteira, e vocês são as grandes guerreiras da amizade social e internacional. Queridas, ide! Ide para suas famílias, perseverando no terço, porque o terço através de Maria nos leva a Jesus! Orem pelas vocações santas, sábias e sadias!", pregou o Arcebispo.

Confira a galeria de fotos!


Terço Solene reforça chamado do amor aos irmãos

Na tarde deste sábado (09), a XI Romaria Nacional do Terço das Mulheres reuniu centenas de fiéis e devotas na Basílica de Nossa Senhora Aparecida para a oração do Terço Solene.

Sob a animação do Irmão Alan Patrick Zucheratto, C.Ss.R. e a presidência do padre Mauro Vilela., C.Ss.R., diretores da TV Aparecida, a cerimônia contou com momentos de oração, reflexão e homenagens, marcando a presença de milhares de mulheres que se uniram em fé ao redor do Altar Central da Casa da Mãe.

Com o tema “Companheiras de Jesus na missão” e o lema “Fraternas na Oração, a romaria iniciada na noite da última sexta-feira (08), prosseguiu na tarde de sábado com a oração que recorda os mistérios da vida, paixão e morte de Jesus Cristo. As jornalistas Letícia Hamacher (TV Aparecida) e Ludimila Barbosa (Rádio Aparecida), bem como a apresentadora Bianca Láua (TV Aparecida) também participaram do momento oracional.

Irmão Alan acolheu calorosamente todas as participantes, destacando a importância da convivência fraterna e convidando aquelas que não puderam estar presentes este ano a se juntarem na próxima edição.

Como é bom rezarmos juntos mais uma vez. Você não pode vir este ano? Não perca no ano que vem, não perca no ano que vem! Venha para Aparecida, venha ainda este ano, é uma viagem que vale a pena, faz a vida mais bendita. Mas você aí da sua casa pode participar com a gente, viu? Você pode tirar uma foto bem bonita rezando agora e você vai no Instagram e vai marcar com a hashtag #SouMulherDoTerço, que vai aparecendo aqui ao longo da nossa programação”, incentivou o missionário redentorista.

Thiago Leon
Thiago Leon


A celebração também destacou o ano de 2024 como o “ano da oração”, instituído pelo Papa Francisco em preparação para o jubileu de 2025. Em sintonia com a Igreja, os participantes foram convidados a serem pessoas mais orantes e a levar uma mensagem de vida e esperança.

“Que todas as queridas mulheres aqui presentes e que nos acompanham pelos meios de comunicação possam levar uma mensagem de vida e esperança em seus corações, como um sinal profundo e transformador de nossa fé. Com o terço na mão, com a fé viva que vai”, ressaltou.

No início da celebração, a imagem da Mãe Aparecida, padroeira do Brasil, foi acolhida entre os presentes, seguida pelo Hino do Terço das Mulheres, interpretado pelas vozes emocionantes de Andréa Zanardi e Dalva Tenório, do grupo Cantores de Deus.

Thiago Leon
Thiago Leon

O momento de oração também incluiu uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que convida à reflexão sobre o dom da filiação divina: 

Somos todos irmãs e irmãos pelo batismo e, por isso, devemos ter o compromisso de amar as pessoas, que são filhos e filhas muito amados do Pai Eterno”, destacou o padre Mauro.

Foram rezados os Mistérios Luminosos, proporcionando aos participantes uma profunda contemplação dos episódios da vida pública de Jesus Cristo, destacando sua luz divina. 

Confira a galeria de fotos!

Missa Solene

O Santuário Nacional acolheu milhares de mulheres dos grupos de terço para a Missa Solene da 11ª Romaria do Terço das Mulheres, neste sábado (09), celebrada por Pe. Camilo Júnior, diretor de programação da TV Aparecida.

A Santa Missa também contou com a presença de diversos padres concelebrantes, entre eles os missionários redentoristas Pe. Fábio Evaristo, administrador-ecônomo e Pe. Adam Rapala, ecônomo adjunto do Santuário Nacional.

Um dos momentos mais emocionantes da Missa é a recepção a Nossa Senhora Aparecida, que com seu esplendor acolhe todas as mulheres, suas filhas perseverantes na oração.

João Pedro Oliveira/A12
João Pedro Oliveira/A12
Nossa Senhora Aparecida em andor durante Missa Solene da 11ª Romaria do Terço das Mulheres


Na homilia, Padre Camilo valorizou o ensinamento de amor de nossa mãe “terrena” em conhecer a mãe “do céu”, quando na infância plantou uma semente que brotou a fé e o amor, e nos ensinou a rezar por meio de canções que glorificam Maria, como “Maria da Minha Infância” e “Mulher Igreja”, escritas por Padre Zezinho.

Pautado pelo tema “Companheiras de Jesus na Missão”, o missionário redentorista reforçou a importância da caminhada da mulher na Igreja como forças atuantes na evangelização.

“Vocês são companheiras de Jesus na missão, vocês não assistem o que Jesus faz, não escutam apenas. Vocês caminham com ele e estão com o coração disponível para por em prática tudo, que com amor, Ele quer nos ensinar, e com pés corajosos caminham com o Cristo para levar um aperto de mão, um abraço, uma palavra que alimente a chama da fé”.

E para o lema “Fraternas na Oração”, Pe. Camilo reforçou a união entre os diversos grupos de oração nas comunidades, para que a oração se torne o instrumento de intimidade com Deus que me aproxima do meu semelhante.

A oração nunca será Deus e eu, mas com Deus percebemos a força do “nós”. Na missa muitas vezes rezamos sem perceber a frase ‘O amor de cristo nos uniu’. É por isso que rezamos, para que cada vez mais esse amor provoque em nossa vida a comunhão, e nos ensine a tratar o outro como irmão e alimentar a chama da esperança”.

João Pedro Oliveira/A12
João Pedro Oliveira/A12
Pe. Camilo Júnior, C.Ss.R. em homilia da Missa Solene do 11ª Romaria do Terço das Mulheres


Diante do Salmo 50, em que entoa “eu quero o amor e não o sacrifício”, Padre Camilo afirma que o pedido de Deus para nós é que não tenhamos medo de amar.

“Se o amor verdadeiramente nos habita, então eu sou capaz de olhar para todas as pessoas e dizer: todos merecem o amor de Deus, todos merecem ser amados para descobrir o valor que a vida tem. O mundo que escolhe a quem amar é um mundo que não reza de verdade, é um mundo que apenas tem palavras bonitas na boca, um discurso que até emociona, mas não é um amor que atrai, não é um amor que convence, não é um amor que dá esperança, não é um amor que revela Deus para o outro. O amor tem que ser a essência da nossa oração”.

E por fim, pediu a todas as mulheres do grupo dos terços e a todos que acompanham a missa pelo Santuário Nacional ou Rede Aparecida de Comunicação, que o que deve pautar hoje a vida de fé das comunidades cristãs é a verdade do amor em tudo que fizermos, pois a falta de amor gera desunião e morte, principalmente às mulheres.

“Porque muitas pessoas ainda não sabem o poder do amor é o que continua sacrificando as pessoas. […] Quantas mulheres são sacrificadas porque muitos homens ainda não conheceram a verdade do amor? […] Se o mundo, mulher, acha que você é fraca, a oração vai mostrar para o mundo que aquilo o mundo julga fraco é a força de Deus. Aquilo que o mundo julga ignorante é a sabedoria de Deus, aquilo que o mundo julga não ser capaz de transformar é aquilo que Deus escolheu para revelar a força e a grandeza do seu amor”.

Missa de Abertura

A Santa Missa Solene de Abertura nesta sexta-feira (08), na Basílica Histórica às 18h, foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), concelebrada pelo Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional e animada pelo Ir. Alan Zuccherato, C.Ss.R.

Dom Orlando iniciou sua homilia com a afirmação de que o tema e o lema deste ano são uma inspiração do Espírito Santo e oferecem uma profunda compreensão da oração do terço.

“Essa fraternidade não é só entre nós, que já é linda, é a amizade social. As mulheres têm força para uma amizade social e vocês estão dizendo isso “Fraternas na oração.” Quer dizer, com a força da oração, nós vamos ser uma grande família […] para que o mundo inteiro seja uma família.”

Gustavo Cabral/ A12
Gustavo Cabral/ A12


O arcebispo explicou que as nossas orações chegam até os confins da Terra, como deseja Nossa Senhora de Fátima e, por meio do terço, podemos nos tornar árvores perfumadas que exalam o perfume de Cristo. Ao mesmo tempo:

Se a gente reza o terço e não escuta Jesus e não escuta o clamor dos irmãos, o terço ainda está incompleto… Em primeiro lugar, é preciso escutar, porque Jesus está dando um mandamento ‘Amai-vos como eu vos amei e amai a Deus em primeiro lugar’. E o terço nos ajuda a viver esse mandamento, rezando o terço a nossa filiação divina só pode crescer, nossa fraternidade aumenta e a nossa alegria também.”

Dom Orlando afirmou que precisamos amar a Deus com consciência, com o coração voltado para as Sagradas Escrituras.

“Terço não é reza de papagaio, Ave Maria, Pai-Nosso, Ave Maria e Pai-Nosso. É uma oração de quem ama Deus e que, portanto, vem do fundo do coração. Amar a Deus com o coração, com profundidade e com consciência.”

O arcebispo falou também que ao unir forças e empenho, com decisão, Deus será glorificado em primeiro lugar e o amor ao próximo se tornará fruto desse amor a Deus. Dom Orlando concluiu recordando o Dia Internacional da Mulher com o pedido de que todas, seus dons, seus talentos e seus direitos sejam respeitados.

Novena de São José

Entre os dias 06 e 18 de março, às 19h, com exceção dos sábados e domingos, ocorre a Novena em preparação para a Festa de São José, na Basílica Histórica. Nesta sexta-feira (08), o momento de oração e louvor a São José contou com a presença das Mulheres do Terço.

Procissão Luminosa

Após a Novena em louvor a São José, as Mulheres do Terço seguiram na Procissão Luminosa, que saiu da Basílica História, passou pela Passarela da Fé e o Monumento de Nossa Senhora de Fátima, até chegar ao Santuário Nacional. 

Jucelene Vaz Machado participa do Grupo do Terço, na Paróquia São Francisco de Assis, em Goiânia (GO) e falou ao A12 o motivo de estar na Casa da Mãe:

“Estou aqui novamente para agradecer a Nossa Senhora Aparecida pela cura do câncer que tive. Eu estava tratando de câncer e 4 vezes que o câncer voltou... Eu vim há 4 anos e aí pedi a Nossa Senhora... Desde então nunca mais estive doente. E hoje, eu vim aqui para agradecer a Nossa senhora, pela intercessão na minha cura.

add_circle_outline Veja aqui a programação completa da 11ª Romaria Nacional do Terço das Mulheres

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...