Por Tatiana Bettoni e Rosane Pereira Em Artigos Atualizada em 18 JUL 2017 - 09H17

1717: três pescadores, uma rede e um milagre!

Outubro é o mês que os católicos  no Brasil dedicam a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A festa litúrgica do  dia 12 foi instituída em 1953 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e tornou-se  feriado nacional em 1980, por ocasião da visita de São João Paulo II naquele  ano. Antes disso, a Igreja celebrava sua Padroeira em 7 de setembro. A mudança aproximou  as comemorações ao momento estimado em que a Imagem foi retirada das águas do  Rio Paraíba do Sul – 17 a 30 de outubro de 1717.
 
A peça que representa a Virgem  Maria foi encontrada por três pescadores.  João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia  foram encarregados de conseguir peixe para o banquete que a Vila de Santo  Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida e Portugal, o  Conde de Assumar, que à época também era o Governador da Província de São Paulo  e Minas Gerais.
Após tentativas frustradas de pesca, os humildes servos de Deus ‘pescaram’ o corpo da santa e, em seguida, sua cabeça. A data do ocorrido é baseada no relato do “Diário da Jornada do Conde de Assumar”, que passou treze dias na comunidade. O período é confirmado no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (I Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá - 1757) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma (1748-1749).
 

A Imagem possuía quarenta centímetros de altura, esculpida em terracota, uma argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado.
 
O estilo da obra é seiscentista, ou seja, foi produzida a partir de 1600 d.C. (século XVII). Isto foi atestado por diversos especialistas em obras sacras, entre eles doutor Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer.
Encontrar as duas partes já seria, por si só, um milagre. Mas ao lançar as redes no Porto Itaguaçu, após viajar seis quilômetros, os pescadores apanharam uma enorme quantidade de peixes.





“(...) e continuando a pescaria, não tendo até então tomado peixe algum, dali por diante foi tão copiosa a pescaria em poucos lanços, que receoso, e os companheiros de naufragarem pelo muito peixe que tinham nas canoas, se retiraram as suas vivendas, admirados deste sucesso”.
 
Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá - (1757)
 
Foi quando teve início a devoção pela santa “Aparecida” nas águas. Devotos da comunidade passaram a reunir-se para rezar na casa de Felipe Pedroso, que produziu um oratório para a Senhora Aparecida.
 
31 anos depois, o jesuíta Padre Francisco da Silveira escreveu a crônica da Santa Missão realizada em Aparecida em 1748:

“Aquela imagem foi moldada em argila; sua cor é escura, mas famosa pelos muitos milagres realizados. Muitos afluem de lugares afastados, pedindo ajuda para suas próprias necessidades”.
Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma - (1748-1749)
 
 
Passaram 297 anos e os milagres da Virgem negra de Aparecida se multiplicaram pelo Brasil e o mundo. Seus milhares de devotos preparam-se agora para o jubileu dos 300 anos!

 

 

Referências:

:. Brustoloni, Julio. História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: imagem, o santuário e as romarias (p. 43-48). 10ª edição ver. e ampl. – Aparecida,SP: Editora Santuário, 1998.

:. CDM - Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida.

:. Portal Paulinas – Textos de Maria www.paulinas.org.br

16 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Luiz Carlos comentou:

Eu Gostaria de saber mais detalhes sobre os 3 pescadores. Porem foram eles que encontraram a Imagem . Queria saber se não estão em processo de canonização pois deveriam estar e onde encontra o tumulo onde foram sepultados.Deveria na Basílica terem os restos mortal dos tres pescadores que com a graça de Deus trouxeram a mãe para o povo. Apenas opinião.obrigado

ronaldo lopes teixeira comentou:

Adoramos a visita ao SANTUÁRIO DA VIRGEM MARIA conhecendo mais sua história no Brasil. Visitamos no final de semana 29 e 30 de abril de 2017 véspera dos 300 anos. Fiquem com Deus! Ronaldo e Marta - Araraquara/SP.

respondeu:

Agradecemos a sua visita. Voltem sempre!

Luiz Carlos comentou:

Eu gostaria de saber se os tres pescadores serão santos , pois são eles agraciados por Deus a nos trazer a imagem de nossa Mãe

Luis Carlos Cardoso comentou:

O nosso país é feliz, porque tem como padroeira Nsa. Sra. Conceição Aparecida, nossa Mãe e nossa Rainha. Parabéns pelos 300 anos de aparição....

kosmo Andrade comentou:

Ola, me chamo Kosmo,sou de Pentecoste do estado do Ceará, sou Professor das redes Municipal e Estadual, e sou dono de uma Quadrilha Junina, fundada em 16 de maio de 1999, e 2017 iremos homenagear os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, entao escrevo pra voces pedindo uma ajuda, pois terei que ter muito material pra eu pesquisar para fazer o casamento matuto em cima do tema e também a homenagem também explorando o tema, temos voces me ajudarem.

respondeu:

Prezado Kosmo Andrade, nesta página www.a12.com/aparecida você encontrará toda a história de Nossa Senhora Aparecida e poderá lhe ajudar em seu trabalho de pesquisa. Desde já agradecemos seu contato.

Carlito comentou:

Acabei de chegar em minha casa em Cuiabá,MT, vindo da casa da "Mãe Aparecida" Onde passei uma semana de momentos felizes! Que lugar maravilhoso é a Casa da Mãe! O Santuário! Lugar de muita paz! Bênçãos! Alegrias e felicidades! Só tenho a agradecer as benças que Nossa Senhora Aparecida tem derramado sobre mim e minha família! Obrigado Nossa senhora! Obrigado Jesus Cristo! Amém.

jose antonio diniz comentou:

É incalculável a energia positiva do Santuário.

luiz carlos comentou:

Muitas graças recebidas da Mãe Aparecida.

Que maravilha de documentário! comentou:

Salve Mãe Rainha do Brasil Nossa Senhora Aparecida!

HELEN RABELO comentou:

MARIA MÃE AMIGA, PROTETORA E ACONSELHARORA OS NOSSOS CORAÇÕES E MENTE SE ABREM AUTOMATICAMENTE EM MOMENTO DE FÉ E ORAÇÕES ,COMO SE ELA ESTIVESSE NOS TRANSMITINDO POR PENSAMENTO ATRAVÉS DO NOSSO ANJO DA GUARDA TUDO AQUILO QUE ESTAMOS NECESSITANDO: A PROCURA DE UMA CURA OU UM BOM CONSELHO ESPIRITUAL. MÃE PROTETORA DE TODOS OS POVOS DA FLORA E FAUNA. SIMPLESMENTE MINHA MÃE.

Silvane Batista Rodrigues Fernandes comentou:

Basta crer mãe, cumpri minha promessa de te visitar este ano, e se Deus quiser provarei mais uma vez da paz, que sinto ao passar na sua frente, meu coração te louva, obrigada Mãe por todos os milagres já realizados em minha vida.

Leda Aparecia Parti comentou:

E em 2017 estará lá, na casa da Mãezinha Aparecida, para celebrar o jubileu dos 300 anos! Estarei lá, se assim o Senhor Jesus me permitir, para louvar e agradecer a Ela, todas as graças e bençãos recebidas!

MARCILENE FERREIRA DE OLIVEIRA comentou:

GOSTEI MUITO, DE LER TUDO ISSO..JÁ ALCANCEI MUITAS GRAÇAS DE NOSSA MÁEZINHA DO CÉU...AGRADEÇO DE CORAÇÃO...OBRIGADA...

MARCOS ROBERTO comentou:

AMO muito todo esse relato!!! NOssa Senhora Aparecida nos proteja hoje e sempre. amem

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni e Rosane Pereira, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.