Por Polyana Gonzaga Em Artigos

Por que Nossa Senhora Aparecida é Padroeira do Brasil?

Nossa Senhora Aparecida Foto: THiago leon

Porque o Papa Pio XI, em 16 de Julho de 1930, assinou o Decreto constituindo Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira do Brasil. Ele legitimou um fato já consagrado pelo povo.

Logo após a realização do Congresso Mariano de 1929, por empenho do então arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Leme, e do reitor do Santuário na época, padre Antão Jorge Hechenblaickner, os bispos presentes no Congresso pediram e obtiveram do Papa Pio X, a graça de Nossa Senhora Aparecida ser declarada Padroeira do Brasil.

O decreto foi assinado pelo papa no dia 16 de julho daquele ano e a proclamação oficial se deu no Rio de Janeiro, então Capital Federal, no dia 31 de maio de 1931, perante uma multidão de fiéis, do Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, do Corpo Diplomático, de 25 bispos, do Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masela, de autoridades civis e militares.

Arquivo CDM/Santuário Nacional

 Proclamação oficial no Rio de Janeiro.

Dom Leme conseguiu de Dom Duarte e do Cabido Metropolitano da Sé de São Paulo a licença, que a principio lhe foi negada, para levar à capital da República a Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

O Missionário Redentorista, padre Júlio Brustoloni descreve em seu livro ‘História de Nossa Senhora Aparecida: A Imagem, o Santuário e as Romarias’ que naquele ano, a Imagem foi conduzida, saindo de Aparecida no dia 30 de maio para o Rio de Janeiro.

“A Imagem deixou seu nicho e foi conduzida pelo povo de Aparecida até a Estação local. Preces, lágrimas e emoção acompanhavam essa peregrinação histórica”, descreve padre Júlio no livro.

A publicação ainda relata que cerca de um milhão de pessoas foram prestar suas homenagens à Padroeira naquele dia 31. De manhã, o ponto alto foi a Missa Campal celebrada diante da Igreja de São Francisco de Paula, onde a multidão cantou e rezou participando da eucaristia.

Mais tarde, uma procissão conduziu a Imagem para a Praça da Esplanada do Castelo. Junto do altar da Padroeira, encontrava-se o então presidente da república, Getúlio Vargas, Ministros de Estado, autoridades civis, militares e eclesiásticas. O Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masella também esperava pela Virgem de Aparecida junto ao povo.

Notícias de jornais da época relatam que a imensa multidão repetiu com entusiasmo as palavras da consagração da nação e do povo a Nossa Senhora, proferidas por Dom Leme.


Era o Brasil que se consagrava à sua Senhora e Mãe:“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso! Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente. Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria! Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, O Brasil, em vós confia! Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama, Salve Rainha!”

Após os atos de consagração e prece, Dom Duarte levou a Imagem para o carro-capela, estacionado na Estação Dom Pedro II com destino à Aparecida.

Na época, o Superior Vice-Provincial, padre José Francisco Wand escreveu no livro de ponto da paróquia que é absolutamente certo que o dia 31 de maio de 1931 seria sempre um dos mais memoráveis na história eclesiástica da Terra de Santa Cruz.

“Este dia significa para Aparecida o desenvolvimento grandioso das romarias”, afirmava a mensagem.

Ainda nos dias de hoje, o Santuário Nacional de Aparecida, local onde se encontra a Imagem da Padroeira do Brasil, aos cuidados dos Missionários Redentoristas acolhe centenas de romarias vindas de todas as partes do país.

 

Foto: CDM- Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional

Com informações: Catecismo Mariano

 

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
luiz pereira de souza comentou:

Abençoado foi a graça que alcancei ainda adolescente, quando minha Mãe fez a promessa em virtude de uma
infecção na minha perna e, fui curado ,cheguei em Aparecida com sede de fé e, agradeço a virgem Maria e continuo minhas visitas a sua casa até hoje,e assim será até a ultima hora.

respondeu:

Amém! Que a Mãe Aparecida possa o abençoar ainda mais!

Maria comentou:

Estudando a Bíblia, vejo o quanto temos desagradado a Deus. Na Bíblia é escrito no velho testamento 2 passagens sobre, vamos dizer "imagem". Quando o povo no deserto, alguns foram picados por cobra e Moisés em vida pediu a Deus solução, Deus o orientou fazer uma serpente para que com fé olhando para ela não morriam, curavam, portanto foi só para este fim não permaneceu a estátua, para quem já leu o povo murmurava muito, fraquejavam na fé, mesmo com tantos sinais de cuidado que Deus dava.

Maria comentou:

Continuando comentário a baixo. Depois Deus pediu que fosse feito a Arca, contendo anjos. Está Arca foi feita em sinal de Aliança entre Deus e o povo, Deus assim pediu e tudo era feito, material, forma sobre a instrução de Deus. Ela despareceu quando o povo começou a venerá-la. Quem carregava a Arca não era quem quisesse e sim os levitas. E é tão claro que Deus enviando seu filho, não vemos na história de sua passagem qualquer veneração a santo que não fosse obediência ao próprio Deus...

NILZA ROSA DA SILVA comentou:

AGRADEÇO TODOS OS DIAS O MILAGRE QUE NOSSA MÃE APARECIDA ME FEZ.

maria vitoria mendes comentou:

linda a nós padroera do brasil

PERLA TAPULLIMA comentou:

ter a mae apareciada como padroeira de nosso pais isso e muito gratificante para quem ama e deseja ser amado para quem vive e deseja a vida para os irmaos.Mae Aparecida Rogai Por nos!

WILSON MARAVELLI comentou:

AMO MINHA MAE NOSSA SENHORA NO MEU CORAÇAO SOU MUITO DEVOTA DE NOSSA SENHORA TENHO MUITA FÉ AMÉM fiz onte dia 17/09/2014 57 anos craçaa DEUS E nossa senhora

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.