Artigos

Há 40 anos, “Basílica Nova” acolhia a Imagem de Nossa Senhora Aparecida

A transladação ocorreu no dia 3 de outubro de 1982

Escrito por Tatiana Bettoni

03 OUT 2014 - 15H31 (Atualizada em 03 OUT 2022 - 10H39)

CDM - Santuário Nacional

Leia MaisVocê conhece o arquiteto que projetou o maior Santuário Mariano do Mundo?Primeiro Santuário Mariano do Brasil é administrado pelos RedentoristasDesde que foi retirada das águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, a Imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi instalada em diferentes lugares.

À medida que ganhava cada vez mais devotos, a santa de Aparecida era transferida de capela em capela, até que assentou em seu altar permanente no Santuário Nacional de Aparecida, chamado carinhosamente na época de Basílica Nova.

O ano era 1982, dia 3 de outubro, momento em que o país parou para ver o novo lar da Padroeira do Brasil. Um folheto explicativo, que mostrava detalhes de todos os passos da Mãe Aparecida ao longo dos anos, foi distribuído para a população, para que todos pudessem compreender, se envolver e render graças conjuntas a Nossa Senhora.

O processo de transladação foi realizado em um carro do Corpo de Bombeiros acompanhado por milhares de devotos que participaram da missa festiva de entronização. O momento marcou o início definitivo das atividades religiosas na Basílica Nova e, a partir de então, a Matriz Basílica (Basílica Histórica) tornou-se importante ponto de visitação histórico-religioso.

A nova Casa da Mãe Aparecida tinha muito a crescer, mas já oferecia mais conforto ao crescente número de devotos. Há 40 anos, a Matriz Basílica recebia pouco mais de 3 milhões de peregrinos anualmente. No Santuário Nacional, esse número chegou a quase 12 milhões de devotos em 2019.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional


Há 39 anos Basílica de Aparecida era definida como Santuário Nacional

Um ano após a transladação da Imagem e o início das atividades religiosas na Basílica Nova, em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.

"O local ganha esse título por ser preparado e específico para a peregrinação, na busca dos sinais da experiência de fé, porque ali acolhe muitas pessoas para celebrações eucarísticas, para o atendimento sacramental, para o aconselhamento, sendo um local de afluxo de peregrinos e de romarias." - trecho da matéria "Qual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?", leia a matéria completa aqui.

O Santuário Nacional de Aparecida é o maior Santuário Mariano do mundo  e a segunda maior Igreja Católica do mundo, tendo como responsável pelo seu projeto o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Netto.

Confira os registros da transladação da Imagem


18 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...