Muitas pessoas contribuíram para a idealização do que hoje é o Santuário de Aparecida. Entre eles, destaca-se o responsável pelo projeto da segunda maior igreja católica do mundo, o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Netto.
Leia MaisQual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?Benedito nasceu em Bebedouro (SP), em 27 de maio de 1906. Sua ligação com o Santuário de Aparecida começou em 1946, quando o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, então arcebispo de São Paulo, convidou o profissional para desenvolver os estudos da nova igreja.

Calixto foi escolhido por sua grande experiência em arte sacra e liturgia, tendo projetado mais de 200 igrejas em todo o território brasileiro.
Para o desafio de projetar uma igreja que fosse grande o suficiente para acolher o número expressivo de devotos, Benedito Calixto Netto realizou viagens aos Estados Unidos, Europa, México e outros países da América do Sul para estudos sobre arquitetura e liturgia nos ambientes sacros.
A planta da nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi concluída em 1949. Na ocasião, o arquiteto recebeu a importante missão de ir a Roma apresentar o projeto à Comissão Romana de Arte Sacra, onde obteve aprovação. A partir disso, em dezembro de 1954, Calixto assinou o contrato para administração e fiscalização das obras no Morro das Pitas, local escolhido para a construção da nova casa da Senhora aparecida nas águas.

A Basílica de Aparecida segue o estilo neorromânico (estilo de arco redondo).
“A basílica é única. A arquitetura do Benedito Calixto, que vem lá dos anos 40 do século passado, é uma arquitetura católica românica, revestida de tijolinho, o barro cozido, pesando não só na questão técnica de temperatura e acústica, mas pensando também que o tijolinho casa-se na imagem de Nossa Senhora Aparecida, que também é de barro cozido, e que nós também fomos feitos do barro”, disse, em 2016, o artista sacro Claudio Pastro, em uma entrevista ao A12, meses antes de falecer.
Por 18 anos, Benedito Calixto Netto dirigiu as obras da Basílica, vindo semanalmente de São Paulo a Aparecida, para acompanhar com entusiasmo a construção do maior Santuário mariano do mundo.
Durante o seu trabalho, foram levantadas a nave da frente, a cúpula, duas galerias da frente da basílica, a capela das velas, o salão dos romeiros e o começo da nave posterior. Benedito Calixto de Jesus Netto faleceu no dia 21 de julho de 1972, deixando esposa e cinco filhos.
A Basílica de Aparecida tem 25 mil m², comporta 30 mil fiéis por missa e, a cada ano, vem desenvolvendo obras de construção e evangelização, para melhor acolher e possibilitar uma experiência de fé mais profunda a cada um dos milhares devotos que visitam a Casa da Mãe.
É com esse intuito que a Jornada Bíblica, iniciada em 2019, tem o objetivo de transformar o Santuário de Aparecida na maior Bíblia a céu aberto do mundo, aliando beleza e formação a todos os devotos que assumem o compromisso de realizar mais esse sonho, unindo-se à Família dos Devotos.
:: Conheça o circuito de visitação que conta mais histórias sobre o Santuário Nacional
Fonte: CDM Santuário de Aparecida
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Inauguração do Presépio no Santuário marca início do Advento
Inauguração e bênção do Presépio no Santuário convidam os fiéis a acolherem Jesus, o Deus da vida, e a levarem adiante o amor e a paz. Saiba mais!
Cuidado com a Criação inspira Presépio de Natal em Aparecida
Neste sábado (29), às 18h, o Santuário Nacional de Aparecida se transforma em um espaço de luz com a Inauguração e Bênção do Presépio ‘Cuidar da Criação’.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.