
Você conhece o arquiteto que projetou o maior Santuário Mariano do Mundo?
Benedito Calixto recebeu o desafio de projetar uma igreja grande e acolhedora, para receber os milhares de devotos da Mãe Aparecida
Muitas pessoas contribuíram para a idealização do que hoje é o Santuário de Aparecida. Entre eles, destaca-se o responsável pelo projeto da segunda maior igreja católica do mundo, o arquiteto Benedito Calixto de Jesus Netto.
Leia MaisQual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?Benedito nasceu em Bebedouro (SP), em 27 de maio de 1906, filho de João Pedro de Jesus Neto e Fantina de Jesus Netto. Era neto do célebre pintor Benedito Calixto de Jesus, pelo lado materno.
Sua ligação com o Santuário de Aparecida teve início em 1946, quando o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, então arcebispo de São Paulo, convidou o profissional para desenvolver os estudos da nova igreja.

Calixto foi escolhido por sua grande experiência em arte sacra e liturgia, tendo projetado mais de 200 igrejas em todo o território brasileiro.
Para o desafio de projetar uma igreja que fosse grande o suficiente para acolher o número expressivo de devotos, Benedito Calixto realizou viagens aos Estados Unidos, Europa, México e outros países da América do Sul para estudos sobre arquitetura e liturgia nos ambientes sacros.
A planta da nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi concluída em 1949. Na ocasião, o arquiteto recebeu a importante missão de ir a Roma para apresentar o projeto à Comissão Romana de Arte Sacra, onde obteve aprovação. A partir disso, em dezembro de 1954, Calixto assinou o contrato para administração e fiscalização das obras no Morro das Pitas, local escolhido para a construção da nova casa da Senhora aparecida nas águas.

Arquiteto Calixto e o monsenhor Constantini, presidente da Comissão pontifícia de Arte Sacra, em Roma, no dia 30 de junho de 1949.
A Basílica de Aparecida segue o estilo neorromânico (estilo de arco redondo). “A basílica é única. A arquitetura do Benedito Calixto, que vem lá dos anos 40 do século passado, é uma arquitetura católica românica, revestida de tijolinho, que é o barro cozido, pesando não só na questão técnica de temperatura e acústica, mas pensando também que o tijolinho casa-se na imagem de Nossa Senhora Aparecida, que também é de barro cozido, e que nós também fomos feito do barro”, disse, em 2016, o artista sacro Claudio Pastro, em uma entrevista ao A12, meses antes de falecer.
Por 18 anos, Benedito Calixto dirigiu as obras da Basílica, vindo semanalmente de São Paulo a Aparecida, para acompanhar com entusiasmo a construção do maior Santuário mariano do mundo.
Durante o seu trabalho, foram levantadas a nave da frente, a cúpula, duas galerias da frente da basílica, a capela das velas, o salão dos romeiros e o começo da nave posterior. Benedito Calixto de Jesus Netto faleceu no dia 21 de julho de 1972, deixando esposa e cinco filhos.
A Basílica de Aparecida tem 25 mil m², comporta 30 mil fiéis por missa e, a cada ano, vem desenvolvendo obras de construção e evangelização, para melhor acolher e possibilitar uma experiência de fé mais profunda a cada um dos milhares devotos que visitam a Casa da Mãe.
É com esse intuito que a Jornada Bíblica, iniciada em 2019, tem o objetivo de transformar o Santuário de Aparecida na maior Bíblia a céu aberto do mundo, aliando beleza e formação a todos os devotos que assumem o compromisso de realizar mais esse sonho, unindo-se à Família dos Devotos.
Em 2016, o artista Cláudio Pastro falou sobre as obras sacras do Santuário
Fonte: CDM Santuário de Aparecida

Santuário Nacional celebra a Solenidade da Santíssima Trindade
A Igreja Católica celebra a Solenidade da Santíssima Trindade neste domingo. Solenidade em refletimos e celebramos o mistério de nossa fé católica.

Devoção mariana é celebrada em Santa Missa na Casa da Mãe Aparecida
67ª Romaria Nacional da Legião de Maria aconteceu, neste sábado (03), no Santuário Nacional, na Santa Missa do 12h.

Santa Missa no Santuário reflete a Mariologia do Papa Francisco
Queremos aprender mais sobre nossa Mãe, inspirados pelo Papa Francisco, escutar o chamado divino como seguidores de Jesus e produzir frutos na Igreja, na sociedade e no mundo.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.