Por Tatiana Bettoni Em Notícias Atualizada em 16 MAI 2018 - 09H18

Há 40 anos o Brasil presenciava a quebra do maior símbolo nacional da fé


A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado em 16 de maio de 1978, sendo quebrada em mais de 200 pedaços. Na ocasião, a Imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde o fundador, professor Pietro Maria Bardi, a encaminhou à artista plástica e chefe do Departamento de Restauração, Maria Helena Chartuni. 

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional

Maria Helena mergulhou em um intenso trabalho de reconstituição. A Imagem foi restaurada e levada de volta ao Santuário Nacional de Aparecida, em um carro aberto do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto do mesmo ano, causando comoção nacional. Uma multidão esperava pela Imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional e da Rodovia Presidente Dutra. 

A restauradora Maria Helena fala com carinho do trabalho que considera um divisor de águas em sua vida

“Para mim, existe o antes e o depois do restauro da Imagem. Sinto-me muito abençoada porque nenhum trabalho me deu tanta satisfação quanto aquele. Passados 40 anos, ainda percebo o retorno da esperança que a Imagem proporcionou a mim e toda a população”, revela. 

Maria Helena agradece a Deus a graça de ter reconstruído o símbolo da devoção Mariana, mas explica que não foi fácil: “Fiquei muito assustada no início. A Imagem estava despedaçada, principalmente a parte da cabeça. Além das dificuldades técnicas, estava lidando com uma peça de arte produzida em terracota (barro cozido)”, lembra. 

Leia MaisFestividades dos 40 anos do Restauro da Imagem contam com parcerias importantes Realidades do povo brasileiro será tema das Cerimônias de Restauração na Basílica VelhaOração da RestauraçãoEm todas as entrevistas que dá aos jornalistas, Maria Helena conta que teve sua fé restaurada ao longo daqueles 33 dias de árduo trabalho, tornando-se devota. Na edição de maio de 2011 da Revista de Aparecida, um dos trechos revela esse momento de transição: 

“Foi a partir daí que me dei conta de que algo tinha acontecido com a minha fé que até então estava "congelada", apesar de eu ter sido criada numa família católica. O trabalho de restauro da imagem de Nossa Senhora mudou a minha vida, minha fé. Ela é a mensageira de Deus, aceitou sua missão com humildade, pureza e obediência. Ela deve ser nosso exemplo de mulher de Deus e por isso devemos amá-la e respeita-la sempre”. 

Ao portal A12, Maria Helena explicou que os sentimentos de amor, carinho e emoção são os mesmos de 39 anos atrás: “Nossa Senhora representa muito para mim. As pessoas sempre me perguntam como me sinto por ter feito aquele trabalho. Respondo que tenho consciência do que fiz, mas procuro não me envaidecer. Isso vai muito além da compreensão, porque Deus achou por bem que eu desse às pessoas a satisfação de ver reconstruída a Imagem da Padroeira do Brasil”, concluiu a restauradora. 

Em 2012, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado), de São Paulo. Ela continua exposta no nicho do Santuário Nacional de Aparecida, sendo sido visitada por mais de 12 milhões de devotos anualmente.

Neste vídeo, durante o Café Mariológico da Academia Marial de Aparecida em 2016, a restauradora contou sua experiência e falou sobre o livro ‘A história de dois restauros’ que conta detalhes dessa missão.


Fotos: CDM/ Santuário Nacional


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Kelly Pincinato comentou:

A cada vez que ouço sobre a restauração, é impossível,não se comover. Fico imaginando, aquela imagem frágil nas nossas mãos,despedaçadas...não sei o que faria, acho que choraria por dias. Nossa Senhora da Conceição APARECIDA, nossa mãe, nossa rainha, à ela nosso respeito. E amor.

luiz augusto ferreira ferreira comentou:

muito bom continuo devoto sempre, efaço parte da campanha dos devotos sempre e para sempre.

Honelio André Ribeiro comentou:

Belo trabalho restaurar a imagem da nossa mãe .
Mãe de todo povo brasileiro

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.