Por Rita de Sá Freire Em Artigos Atualizada em 23 SET 2019 - 10H08

A INTERCESSÃO DE MARIA NA HISTÓRIA DA IGREJA (Parte III)


shutterstock
shutterstock

MARIA SEGUNDO AUTORES DA IGREJA CATÓLICA

Quanto ao papel da Virgem Maria no Plano da Salvação, podemos destacar os ensinamentos de nossos Santos: 

a) São Padre Pio 

Quando lhe perguntavam qual era o papel de Nossa Senhora no plano divino da salvação, o Padre Pio respondia, dizendo que “todas as graças dadas por Deus passam pela sua Bem-Aventurada Mãe.” Foi com este fundamento que celebrava a Missa da Imaculada Conceição quase todos os dias, na última década da sua vida terrena. Foi citado como tendo dito de Nossa Senhora que Ela “acompanha-me ao altar e fica ao meu lado enquanto celebro a Santa Missa.”

b) São Maximiliano Kolbe

Toda a graça de Deus chega até nós através da intercessão de Maria. Este é o “descendente “ na ordem da graça. Há um correspondente “ascendente” da ordem, Maria é nosso meio para ir a Deus: “ Não tenha dúvida de que sua vontade é totalmente unida à vontade de Deus. Trata-se, então, de unir nossa vontade à sua. E assim, estaremos unidos a Deus através Dela.”

c) Santo Tomás de Aquino

O Senhor não habita da mesma maneira com a Bem-aventurada Virgem e com os Anjos. Deus está com Maria, como seu Filho; com os Anjos, Deus habita como Senhor.

d) Santo Agostinho

“O fato de ser Mãe de Cristo traz à Maria lugar único no mistério da redenção, já que por meio dela é que veio ao mundo o Salvador. Essa cooperação na obra da Salvação faz de Maria, espiritualmente, a Mãe de todos os homens.”

e) São Luis Maria Grignon de Monfort

“Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo e é também por Ela que deve reinar no mundo.

f) Bem Aventurado João Paulo II

Da Carta encíclica Redemptoris Mater sobre a Bem- Aventurada Virgem Maria na vida da Igreja que está a caminho:

A MÃE DO REDENTOR tem um lugar bem preciso no plano da salvação, porque, “ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido duma mulher, nascido sob a Lei, a fim de resgatar os que estavam sujeitos à Lei e para que nós recebêssemos a adoção de filhos. E porque vós sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá! Pai!”" (Gál 4, 4-6).”

g) Papa Bento XVI

A busca pela intercessão de Maria é “natural”: É devido aos abundantes dons de graça que nós a honramos, e é com base na íntima ligação com seu Filho Divino que nós, de maneira natural, buscamos sua intercessão por nossas necessidades e as do mundo todo.

h) Santo Alberto Magno

“Maria companheira na paixão tornou-se cooperadora na redenção”.

MARIA, A ONIPOTÊNCIA SUPLICANTELeia MaisA INTERCESSÃO DE MARIA NA HISTÓRIA DA IGREJA (Parte II) A INTERCESSÃO DE MARIA NA HISTÓRIA DA IGREJA (Parte I)

Em meu livro “Mensagem de Nossa Senhora de Fátima: O Plano Divino de Paz e Salvação” destaco a importância de Maria para a humanidade. Como Deus quer salvar o mundo e santificar as almas, Ele vale-se de Maria como instrumento de intercessão: Ela que é a Onipotência Suplicante, o templo da Santíssima Trindade. Podemos observar quantos pecadores por Ela se arrependem e se convertem, quantos santos devem a Ela a sua santidade e quantas graças tem dispensado aos que n’Ela confiam.

Podemos dizer que as aparições de Fátima são o anúncio do amor misericordioso e infinito de Deus pelos homens, manifestado através do amor bondoso e maternal de Nossa Senhora.

A Virgem Maria, como Mãe zelosa e carinhosa, quer proteger seus filhos. Por essa razão, desceu do Céu para alertá-los sobre os riscos de continuarem no caminho do pecado e interceder por nós junto a Deus.

Por isso, recorramos a Maria em todas as nossas necessidades, Ela que é a onipotência suplicante, cuja função é nos levar a Jesus e engrandecê-Lo.

Maria, a Filha predileta do Pai, a Mãe de Jesus e a Esposa do Espírito Santo! Templo da Santíssima Trindade!

Rita de Sá Freire
Associada da Academia Marial de Aparecida
______________________________________

Fontes Consultadas:
- Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430. A Virgem Maria: cem textos marianos com comentários. Tradução Nair de Assis Oliveira – São Paulo: Paulus, 4 edição 2007.
- Bíblia Sagrada – Edição Pastoral  – Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus – 1990.
- Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre A Igreja- Vaticano- Concílio Vaticano II – 21 de novembro 1964.
- Carta encíclica Redemptoris Mater do Sumo Pontífice João Paulo II sobre à Bem Aventurada Virgem Maria na vida da Igreja que está a caminho – Roma, 25 de Março de 1987
- Catecismo da Igreja Católica Compêndio – Edição Típica Vaticana- Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2000.
- SÁ FREIRE, Rita de Cássia Pinho França de – Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos Títulos, orações e devoções –– Ed. Petrus, São Paulo, 2010.
- SÁ FREIRE, Rita de – Mensagem de Nossa Senhora de Fátima: O plano Divino e Paz e Salvação – Ed. Petrus, São Paulo, 2011. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rita de Sá Freire, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.