No segundo domingo de maio, dia 14 neste ano de 2023, um dia após Nossa Senhora de Fátima, comemoramos o Dia das Mães. Essa data é uma data que surgiu e que se tornou hoje mais comercial. Porém, o dia das mães deve ser todo dia, mas já que existe um dia dedicado a elas, aproveite esse dia para ligar para sua mãe, mandar mensagens, visitá-la, levá-la para um almoço/jantar, viajar com ela ou presenteá-la. Um tempo de reforçar os laços familiares. Aproveite esse dia ainda para agradecer a Deus a presença de sua mãe em sua vida, se possível, antes de almoçar, vá a missa com sua mãe. Esse com certeza é o melhor presente que você pode dar a ela.
O Dia das Mães é celebrado em um mês muito especial, pois o mês de maio é o mês mariano, em que celebramos festas dedicadas a Nossa Senhora. Agradeçamos a Mãe do céu, por nos ter presenteado com a mãe da terra. Maio é o mês das rosas, ofertemos a Nossa Senhora e as nossas mães, durante esse mês, muitas rosas.
Uma forma simbólica de oferecer rosas a Nossa Senhora e as nossas mães durante esse mês é rezando o terço. Ao longo do mês de maio, somos convidados a rezar o terço e colocar como intenção principal as nossas mães. A igreja recomenda que ao longo do ano rezemos o terço em dois meses específicos, maio por ser o mês Mariano, e outubro, por ser o Mês do Rosário. É claro que podemos e devemos rezar nos outros meses também, mas em especial nesses dois meses.
Nesse domingo dedicado às mães, antes de dar um presente a sua mãe, faça-se presente na vida dela. O presente pode ser dado a qualquer dia ao longo do ano, como já dissemos. Temos que colocar em prática o quinto mandamento da lei de Deus, que é honrar pai e mãe. Temos que cuidar de nossos pais até a velhice, ou mesmo que estejam perdendo a lucidez. Não podemos “jogar” nossos pais num asilo quando ficarem velhos e esquecê-los lá, temos que cuidar deles e agradecer por tê-los conosco até o último dia de suas vidas.
As mães têm um grau de importância muito grande em nossa vida, pois elas acolheram o grande dom que é a vida e sempre cuidaram de nós e sempre que precisar, as mães estarão dispostas a acolher e a cuidar dos filhos. Mesmo que o filho já tenha saído de casa para se casar ou morar sozinho e não tenha dado certo, a mãe é aquela que abre as portas para acolher o filho de volta.
A mãe é aquela que sempre defende o filho, mesmo que ele tenha o pior dos defeitos, e para a mãe, o filho será sempre uma criança. Por isso, filhos, sejam gratos às suas mães e a acolham-nas mesmo na velhice, do mesmo modo que elas fariam com você. Se acontecer da sua mãe ficar sozinha e com idade avançada, a acolha em sua casa, ao invés de colocá-la numa casa de repouso. A vida passa muito rápido, por isso, cuide de sua mãe aqui na terra enquanto é tempo.
Deus concedeu a graça de muitas mulheres serem mães duas vezes, ou seja, mães e avós. Ensinemos aos filhos a respeitarem as avós, pois elas exercem muitas vezes um duplo papel, são mães e avós. Normalmente, quem fica com os netos enquanto os filhos trabalham são as avós. Que Deus dê vida longa as mães poderem contribuir nessa missão. Que nesse Dia das Mães, os netos também possam estar com as avós e agradecer a presença delas em suas vidas.
Algumas mães partem cedo para a vida eterna, por isso, temos que aproveitar cada minuto enquanto elas estão ao nosso lado, dizer que amamos a nossa mãe enquanto estamos aqui com elas. É muito ruim o sentimento de arrependimento, de que poderia ter feito mais pela pessoa e não conseguiu fazer. Lembremos que para entrar na vida eterna a única pergunta que Deus nos fará é se fomos capazes de amar o nosso próximo e esse próximo engloba a nossa mãe.
Neste Dia das Mães, pelas mães e avós falecidas, recomendamos procurar o escritório de sua paróquia e marcar a Santa Missa em sufrágio de sua alma!
São João Paulo II ensinou que: “A maternidade de Maria não é apenas individual. Tem um valor coletivo que se exprime no título de Mãe da Igreja. No Calvário, de fato, Ela uniu-se ao sacrifício do Filho que tinha em vista a formação da Igreja; o seu coração materno compartilhou profundamente a vontade de Cristo de “trazer à unidade os filhos de Deus que andavam dispersos” (Jo 11, 52). Tendo sofrido pela Igreja, Maria mereceu tornar-se a mãe de todos os discípulos de seu Filho, a mãe da sua unidade. Por isto o Concilio afirma que “a Igreja católica, guiada pelo Espírito Santo, honra-a como Mãe amantíssima, dedicando-lhe afeto de piedade filial” (LG 53).
A Igreja reconhece nela a Mãe que vela pelo seu desenvolvimento e que não cessa de interceder junto do Filho para obter aos cristãos disposições mais profundas de fé, de esperança e de amor. Maria procura favorecer o mais possível a unidade dos cristãos, porque toda a mãe se esforça por assegurar o acordo entre os seus filhos. Não há coração ecuménico maior, nem mais ardente, que o de Maria. É a esta Mãe perfeita que a Igreja recorre em todas as suas dificuldades; a Ela confia os seus projetos, porque rezando-lhe e amando-a sabe corresponder ao desejo manifestado pelo Salvador na cruz, e tem a certeza que não é desiludida nas suas invocações”¹.
“Tal a Mãe do Céu, tal a Mãe da terra. As mães que se espelham em Nossa Senhora, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, são sempre protegidas pela graça divina!”
Tenhamos pelas nossas mães o mesmo amor que temos a Nossa Senhora, pois Maria é a mãe de Deus e nossa. Já que o Dia das Mães está em um mês tão especial, com tantas festas Marianas, peçamos a proteção da Virgem Maria por todas as mães. Que as mulheres e mães dos dias de hoje sofram menos violência e sejam mais respeitadas por seus filhos e maridos. As mães devem ser amadas e respeitadas e, ao invés de levantar as mãos para elas, devemos antes de tudo oferecer carinho e amor para elas.
As mães e as mulheres de maneira geral não devem ser feitas de escravas ou empregadas, ou seja, deixar para elas todos os serviços da casa, compras no supermercado, feira e outras coisas. O serviço de casa deve ser dividido por igual, onde os filhos e esposo devem ajudar as mães. Que os filhos reconheçam o esforço dessas mães e sejam reconhecidas nesse dia.
Portanto, valorize a sua mãe, esteja junto dela, faça com que esta data seja uma data alegre e feliz, e que ela se orgulhe de ter você como filho e você tenha orgulho de tê-la como mãe. Antes de comprar presente, faça-se presente na vida dela, essa é melhor forma de gesto de carinho que podemos oferecer às nossas mães.
Que Deus abençoe todas as mães e famílias do Brasil inteiro, para que sempre possam estar unidas pelo amor, se amando e se respeitando a cada dia. Amém.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
Referências
¹ https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/audiences/1983/documents/hf_jp-ii_aud_19830511.html, último acesso em 20 de abril de 2023.
Imaculada Conceição de Maria (08 de Dezembro)
Maria foi escolhida por Deus para trazer a causa da salvação humana, para que ela fosse a nova Eva, para que por sua condição de perfeição pudesse transbordar a graça divina e trazer por força do Espírito Santo, Jesus Cristo o Filho de Deus, o Bem-amado, que nos cumulou com sua graça, para sermos verdadeiros Filhos de Deus.
Sexta Alegria de Maria Santíssima - Encontro de Maria com Jesus Ressucitado
Silenciosa, Maria medita nos dias que se seguem a crucificação, as consequências de seu “Sim” no dia da Anunciação. Diferente dos seguidores de seu Filho, Maria de Nazaré, segue acreditando nas palavras de Jesus com grande serenidade e movida por um espírito sobrenatural. Diante da provação, a Mãe de Deus, conservou íntegra a virtude de sua fé inabalável. Aquela que contemplou “desde a planta dos pés até o alto da cabeça” (Is 1, 6) o corpo de seu amado Jesus continua a caminhar na obscuridade da fé na certeza de que Deus vai cumprir o que prometeu.
Dia do Teólogo - profeta da humanidade
O teólogo é um profeta da humanidade: sua vocação nasce do desejo de um coração que suspira por Deus assim como a corça suspira pelas águas
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.