Nossa Senhora Menina (Academia Marial)
Academia Marial
Artigos

História e Culto à Nossa Senhora Menina

Escrito por Academia Marial

24 AGO 2021 - 14H18 (Atualizada em 24 AGO 2021 - 16H42)

Existem poucas informações sobre a infância de Maria, uma vez que grande parte do que conhecemos hoje são oriundos dos evangelhos apócrifos, em especial o Evangelho de Tiago, e da própria Tradição da Igreja Cristã. Entretanto, existe também uma forte devoção à imagem de Nossa Senhora Menina, culto associado à profecia da mulher que se tornaria a Mãe do Salvador e à natividade de Nossa Senhora, comemorada no dia 8 de setembro.

Além de recorrentes imagens de Nossa Senhora ainda criança acompanhada de seus pais, Santa Ana e São Joaquim, é possível encontrar também imagens da pequena Maria de Nazaré ainda na primeira infância, representada como um bebê, usando vestes que podem variar entre azul, branco e rosa.

Academia Marial
Academia Marial


Segundo o texto publicado no site de Pe. Luizinho, CCN, há indícios da devoção à Nossa Senhora Menina a partir dos textos pertencentes não só aos apócrifos, mas também uma derivação em versos atribuída à São Tiago Menor e um escrito posterior atribuído à São Jerônimo.

Com relação à imagem, o autor conta que no convento das Irmãs Capuchinhas de Santa Maria dos Anjos

“já se venerava a imagem de Nossa Senhora Menina, despertando extraordinário fervor e singular devoção entre o povo que, em massa, acorria a solicitar da Virgem Menina assinaladas graças. Milão, Itália, tornou-se, assim, o centro dessa piedosa devoção. Durante vinte anos, realizaram-se ali as mais suntuosas festas da Natividade da Virgem, precedidas, sempre, por freqüentadíssimas novenas, mesmo depois de haver o Rei suprimido a vida do convento de Santa Maria dos Anjos. Desde 1739, esse mosteiro das capuchinhas possuía a imagem de Nossa Senhora Menina ofertada aquela comunidade pelo Bispo da Cidade de Como. Essa imagem, como ainda é a que veneramos na Igreja Católica Apostólica Brasileira, já era cópia da escultura realizada pela freira Franciscana de nome Isabel Chiara Fornari, em 1735.”

A partir de 1814 o culto solene à Nossa Senhora Menina teria sido recuperado e, após diversas mudanças de local, a imagem permaneceu por fim no mosteiro de Santo Apolinário, em Milão.

No Brasil, há o registro de uma imagem no Externato Nossa Senhora Menina, na cidade de São Paulo, instituição administrada pela Associação Cultural Nossa Senhora Menina, do Instituto das Irmãs de Caridade das Santas Bartolomea Capitanio e Vincenza Gerosa. Há também na cidade de Nova Veneza, Santa Catarina, uma imagem no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, proveniente da doação de uma graça alcançada pela senhora Ida Fenali Milanez após um parto de risco, cuja festa é celebrada com o título de Nossa Senhora “Bambina” (Menina).

Oração

Dulcíssima Menina Maria, que destinada a ser Mãe de Deus, passastes a ser também nossa augusta soberana e Mãe amadíssima, pelas graças prodigiosas que realizastes no meio de nós, ouvi, piedosa, as nossas humildes súplicas. Nas necessidades que de todos os lados nos oprimem, e especialmente nesta presente tribulação, nós nos confiamos de todo a Vós.

Ó Santa Menina, em virtude dos privilégios concedidos unicamente a Vós e pelos méritos que adquiristes, mostrai-Vos ainda hoje piedosa para conosco. Mostrai que a fonte dos tesouros espirituais e dos contínuos bens que dispensais é inesgotável, porque limitado é também o poder que exerceis junto do Coração paternal de Deus. Pela imensa profusão de graças com que o Altíssimo Vos enriqueceu, desde o primeiro momento da vossa Conceição Imaculada, dignai-Vos conceder-nos, ó Celestial Menina, a nossa petição, e louvaremos eternamente a bondade do vosso Imaculado Coração. Amém.

Fontes:
https://blog.cancaonova.com/padreluizinho/2008/09/08/a-devocao-e-o-culto-a-nossa-senhora-menina/
https://tnsul.com/2017/geral/caravaggio-celebra-nossa-senhora-bambina/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.