Por Ir. Afonso Murad Em Artigos Atualizada em 06 JUN 2019 - 09H17

Maria e o cuidado com o planeta

Na Encíclica 'Laudato Sì' (LS), publicada pelo Papa Francisco em 2015, tratando do cuidado da nossa “Casa Comum”, o título do documento se baseia na primeira frase do 'Cântico das Criaturas', de São Francisco de Assis.

Thiago Leon
Thiago Leon
Santuário celebra ação de graças pela 3ª Semana do Meio Ambiente na Casa da Mãe.


:: Educar para o cuidado com a Casa Comum

:: Ecologia e defesa da vida

O Pontífice lança um apelo a toda a humanidade, para mudar de atitudes, a nível pessoal e coletivo: uma verdadeira conversão ecológica. E, ao final deste documento, o Papa se refere a Maria com muito carinho.

Vamos ler e meditar:


Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida deste mundo ferido com carinho e preocupação materna. Assim como chorou com o coração trespassado a morte de Jesus, assim também agora ela se compadece do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo exterminadas pelo poder humano.

Maria vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza. É a Mulher «vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça» (Ap 12, 1). Elevada ao céu, Maria é Mãe e Rainha de toda a criação. No seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza.

Maria não só conserva no seu coração toda a vida de Jesus, que «guardava» cuidadosamente (cf. Lc 2, 51), mas agora compreende também o sentido de todas as coisas. Por isso, podemos pedir-lhe que nos ajude a contemplar este mundo com um olhar de mais sabedoria (LS 241).

O Papa Francisco também nos recorda a figura de São José

E ao lado d’Ela, na sagrada família de Nazaré, destaca-se a figura de São José. Com o seu trabalho e presença generosa, cuidou e defendeu Maria e Jesus e livrou-os da violência dos injustos, levando-os para o Egito.

No Evangelho, José aparece como um homem justo, trabalhador e forte. Mas a sua figura manifesta também uma grande ternura, própria de quem é verdadeiramente forte, atento à realidade para amar e servir humildemente. Por isso, foi declarado protetor da Igreja universal.  Também Ele nos pode ensinar a cuidar, pode motivar-nos a trabalhar com generosidade e ternura para proteger este mundo que Deus nos confiou (LS 242).

Que Maria e  José nos inspirem para cuidar da água, do solo, do ar, das plantas, dos animais e dos seres humanos.

Maria, mãe da Ecologia, rogai por nós!

::Oração do Meio Ambiente

Escrito por
Ir. Afonso Murad miniatura
Ir. Afonso Murad

Professor de teologia, escritor e ambientalista. Autor de "Maria, toda de Deus e tão humana", Santuário e Paulinas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. Afonso Murad, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.