Artigos

Maria: Mãe das vocações

Escrito por Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira

05 AGO 2015 - 16H37 (Atualizada em 23 ABR 2021 - 14H58)

TonyFreelancer/Shutterstock

Tradicionalmente, a Igreja no Brasil tem, no mês de agosto, um tempo forte para refletir sobre o tema das vocações no entanto, rezar e se conscientizar sobre essa realidade deve ser em qualquer tempo, afinal: somos chamados por Deus para desempenharmos no mundo uma missão. E é isso o que quer dizer vocação: chamamento!

Não podemos nos esquecer que todo chamado implica também uma resposta. É essa a dinâmica: Deus chama e cabe à pessoa chamada uma resposta. Desde o começo da história da salvação, Deus agiu assim com a humanidade, chamou-a e deu a ela uma missão. Em muitos momentos, a resposta da pessoa chamada foi dada depois de muito relutar, como no caso de Moisés, do profeta Jeremias, de Pedro, de Paulo. Diante do chamado de Deus, a pessoa chamada enxerga-se pequena, sente medo, tem vontade de fugir. Deus, porém, em seu amor, insiste e persiste!

Ele não se cansa de chamar a todos nós e nos indicar uma estrada, dar-nos uma missão! Cabe-nos ter a coragem de responder o nosso sim, com a certeza de que Ele não nos abandona e nos capacita.

Podemos olhar para a Virgem Maria e tomá-la como modelo de resposta ao chamado de Deus. Chamemo-la de “Mãe das Vocações”. Ela assim o é porque é mãe de Jesus Cristo, aquele que é o vocacionado do Pai e o caminho, a verdade e a vida (cf. Jo 14,6) para todo aquele que quer buscar fazer de sua vida uma resposta de amor ao chamado de Deus.

TonyFreelancer/Shutterstock
TonyFreelancer/Shutterstock


Em Maria, encontramos um modelo porque ela escutou o chamado e deu o seu sim
. Ela é incentivo porque permaneceu fiel ao sim até o fim, mesmo nos momentos de maior dificuldade, como aos pés da cruz (cf. Jo 19,24). Ela é companhia segura porque acompanha os chamados, como acompanhou os apóstolos e a Igreja nascente. Ela é sinal perene de que ao responder com confiança e com coragem ao chamado que Deus nos faz, nós nos tornamos plenamente felizes porque em sua vida o ‘Todo-poderoso realiza maravilhas' (Lc 1,49).

Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude a vencermos os nossos medos e, assim como ela, respondermos sim à vocação que Deus tem para nós.

Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira – Arquidiocese de Aparecida
Associado da Academia Marial

 

Apresentação de Jesus
Artigos

Festa da Apresentação do Senhor

“O Rei da glória é o Senhor onipotente” (Sl 23/24) No próximo dia 2 de fevereiro de 2023, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Essa celebração acontece 40 dias após o Natal. Esse acontecimento é narrado no capítulo 2 do Evangelho de Lucas.

Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Renan Rangel dos Santos Pereira, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.