A - ABNEGADA
Maria ao atender ao chamado de Deus, através do anjo São Gabriel, coloca o Plano do Criador como primordial em sua vida e, com isso, se abstém de seus próprios desejos, para dar prioridade ao Plano Salvífico do Pai. Assim Maria renuncia aos seus projetos de vida, em função de um plano maior, que vem de Deus.
Maria foi escolhida por todo o sempre, por Deus, e atendeu O Seu chamado, no momento oportuno na história da salvação; foi iluminada, bem como foi encorajada pelo anjo Gabriel, que lhe diz: “Não temas, Maria, pois encontraste Graça diante de Deus”. (Lc 1, 30)
A abnegação de Maria inicia-se com o anúncio do Anjo Gabriel que continua: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó; e seu reino não terá fim” (Lc 1, 31-33).
A indagação de Maria é de imediato: “Como se fará isso, pois não conheço homem? E o anjo lhe responde: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a tua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado filho de Deus” (Lc 1, 34–35).
Maria não titubeou, tampouco gerou dúvidas sobre o anúncio, bem como respondeu, assim, ao anjo: tenho medo, retorno depois, vou pensar melhor sobre o assunto, não estou preparada para enfrentar tal situação e desafio, não quero e, assim por diante. Pelo contrário, Maria responde prontamente: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Com isso Maria abnega a tudo em sua vida, principalmente a da geração no plano humano, para fazer valer, prioritariamente, o Plano de Deus em sua vida.
Assim, Maria atendendo ao chamado de Deus, se entregou plenamente, renunciando a tudo, para trazer ao mundo, Jesus, o filho de Deus.
Em Maria há uma rendição completa, pois ela não se importou com o que tudo poderia acontecer em sua vida, inclusive com o desprezo que poderia sofrer, pela sociedade da época. Ela com sua atitude demonstra que está preocupada em servir a Deus para que o Plano do Pai se realize nela. Quando nos rendemos a Deus podemos ter a certeza de que Ele cuida de todos os detalhes. Foi assim que ocorreu com Maria, apesar de todas as intempéries encontradas para gerar e dar à luz ao filho do Altíssimo, que com certeza, não foram poucas.
Mas uma certeza temos de Maria: Ela guardava tudo em seu coração, como se tornou uma praxe em sua vida, relacionada com Jesus.
B - TESTEMUNHO DE ORAÇÃO
Maria foi e é modelo de oração pelo seu recolhimento espiritual, diálogo com Deus, não só através de Jesus em seu ventre e, também, pelo seu testemunho de vida. Maria jamais separou a vida da oração. Vida é um dom de Deus e Maria fez de sua vida uma oração.
Em Mateus 6, 6, temos “Quando orardes, entra em teu quarto, fecha a porta e ora ao seu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”. Maria, certamente, por inúmeras vezes, praticou a oração no silêncio de seu coração.
Na primeira Epístola da São Paulo aos Tessalonicenses (5, 17-18), temos: ”Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”. Maria, apesar de sua juventude, estava em constante contato com o Senhor Deus, na e pela oração, sempre no temor a Deus e, portanto, confiante na vinda do Altíssimo, que era uma expectativa e esperança da época, para proporcionar à humanidade uma nova dimensão do Plano Salvífico do Criador.
Maria fazia da oração uma comunicação espontânea com Deus, interiorizando cada momento de sua vida, num perfeito diálogo com Deus, pois Maria tinha plena consciência de que sem oração é impossível assumir e vivenciar o compromisso com o Plano de Deus em sua vida.
Maria orava não só com palavras, mas, principalmente, pelas suas atitudes. Eis alguns testemunhos de oração de Maria:
“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). ORAÇÃO DE OFERENDA AO SENHOR
b) - Jesus foi um filho obediente, atencioso, carinhoso; é evidente, pois não poderia ser diferente; trouxe muita alegria e satisfação aos seus pais, pelas suas palavras e conduta. Apenas em um único momento deixou sua mãe e seu pai preocupados; quando do retorno da festa da Páscoa, Jesus, estava ausente na caravana, permanecendo em Jerusalém sem que seus pais o percebessem. Após três dias o acharam no templo sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Quando do encontro, Maria disse-lhe: “Meu filho, que nos fizeste? Eis que teu pai e eu andávamos a tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes, Ele: Por que me procuráveis? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? (Lc 2, 41-52). - Mãe dedicada e preocupada com seu filho, Jesus. ORAÇÃO DA OFERENDA DA PROTEÇÃO DO MENINO JESUS.
C – MISSIONÁRIA
Maria, com sua vida, nos mostra de forma autêntica que cada um de nós temos uma missão neste mundo e que devemos desempenhar com sabedoria, justiça, solidariedade e obediência ao chamado do Pai que nos criou. Maria assim o fez. Então, a missionaridade de Maria se manifesta de várias formas, aspectos e atitudes. Vejamos alguns:
Esses relatos são alguns testemunhos da verdadeira missionaridade de Maria. Que sigamos o seu exemplo.
Lola e Decio Botura Filho
Paróquia de São Sebastião e do Sagrado Coração de Jesus
Equipe de Nossa Senhora de Fátima - N° 2
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Maria, Mãe e consolo dos sacerdotes
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos.
Beata Nhá Chica, a Santinha de Baependi
O grande ensinamento da Beata se resume nesta humilde frase deixada por ela: "...é porque eu rezo com fé", mostrando que grandes coisas podem ser conseguidas através da oração, da confiança e na proximidade com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.