Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Lezajsk

Escrito por Academia Marial

29 OUT 2022 - 07H00

exercitoimaculada.com.br
Nossa Senhora de Lezajsk
Lezajesk, Polônia (1578)

Título: Nossa Senhora de Lezajsk
Festa: 8 de setembro
Aparições: 2 aparições (1578)
Videntes: Thomas Michalek (Lenhador)
Investigado: 1631 / 1635 - Henryk Firlej, Bispo de Przemysl
Aprovação: 1631 / 1635 - Henryk Firlej, Bispo de Przemysl

Ao sudeste da Polônia encontra-se a bela e calma Cidade Real Livre de Lezajsk, que ficou famosa por sua basílica e por seu mosteiro bernardino construído pelo arquiteto Antonio Pellacini. Em Lezajsk, ergue-se um dos monumentos históricos nacionais oficiais da Polônia, o Pomnik historri. Atravessada pelo riacho florestal “Jagoda”, a cidade torna-se acolhedora e lugar de descanso e repouso aos viajantes.

A bela cidade de Lezajsk foi também o palco de uma das aparições da Virgem Maria no século XVI. A aparição desencadeou-se em resposta à crise religiosa que avançava para o seu auge na Europa. Inúmeras regiões haviam abandonado a fé católica e até mesmo países que se destacaram na história do Cristianismo como Áustria e Polônia sofrem esta crise religiosa.

Os fenômenos das aparições da Virgem Maria em Lezajesk tiveram início em 1560, quando Rycht afirmou ter visto Nossa Senhora na floresta quando adentrou a mesma para colher alguns troncos de árvore para consertar seu moinho. Ao retornar da floresta, Rycht, narrou o que aconteceu e de como tinha tido uma visão da Virgem Imaculada. Por conta da descrença do povo e da crise religiosa ninguém deu crédito às suas palavras.

Anos se passaram e, em 1578, na mesma cidade de Lezajsk, o lenhador Thomas Michalek saiu para o seu trabalho como na floresta de costume. Thomas era grande devoto da Mãe de Deus e aproveitava o silêncio do lugar para rezar seu rosário. Contemplava a natureza, obra das mãos do Criador, e louvava a Deus por tão grande amor para com o povo de sua cidade. Naquela manhã, caminhando por entre os arvoredos percebeu uma luz de brilho intenso e ao aproximar-se pode contemplar dentro da luz a Virgem Imaculada. Diante da Bela Senhora, Thomas se deteve impactado por sua beleza e doçura. E da mesma senhora ouviu: “Thomas, eu escolhi este lugar. Aqui meu Filho será amado e respeitado e quem invocar minha intercessão receberá minha bênção".

Jonas Reis
Jonas Reis
Arte inspirada na imagem de Nossa Senhora de Lezajsk


Diante do medo e da insegurança, Thomas não levou adiante o pedido da Virgem Maria e uma segunda aparição desencadeou-se. Aparecendo novamente a ele, a Santa Mãe de Deus pediu que o silêncio fosse quebrado e que ele fosse às autoridades locais e transmitisse seu desejo de construir uma igreja naquele local.

Porém, diante das palavras de Thomas ninguém acreditou nele.Leia MaisVocabulário Mariano - Mariofania

Após inúmeras tentativas, conseguiu que os vereadores colocassem no local das aparições, durante a Semana Santa, uma imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Thomas continuou a insistir na construção da igreja sem nada em concreto conseguir. A história vai mudar após a conversão de um protestante.

O protestante Kasper Gluchowski foi acometido de uma paralisia e milagrosamente foi curado após uma visita ao local das aparições. Diante da cura inesperada converteu-se ao Catolicismo. Em 1598, mandou construir ali em agradecimento à Virgem uma capela de madeira e nela colocou um quadro da Santa Mãe de Deus com o menino Jesus no colo.

“Os milagres no local das aparições, começaram a atrair muitos devotos. A fama aumentou a tal ponto, que os padres diocesanos não mais conseguiam dar conta das necessidades espirituais dos numerosos peregrinos que iam ali. Pediram ao bispo da região que trouxesse uma ordem religiosa para atender os fiéis. Assim, o bispo Maciej Pstrokonski, no ano de 1608, concedeu aos padres bernardinos a posse da capela e do quadro milagroso. Logo depois, iniciou-se a construção de uma igreja e de um convento”.

Após inúmeros milagres atribuídos à Virgem Maria no local das aparições, o Bispo de Przemys, Henryk Firlej, instaurou um inquérito para a investigação dos fatos.

Em 2 de Julho de 1724, o mesmo bispo confirmou a origem das aparições.

O Papa Bento XIV, autorizou a coroação da imagem contida no quadro e abençoou pessoalmente a coroa que deveria ornar a fronte da Mãe de Deus. A cerimônia de coroação foi solene e no mesmo dia foi proclamada Rainha do país.

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida.

Fonte: https://www.exercitoimaculada.com.br/apari%C3%A7%C3%B5es-de-nossa-senhora/n-s-de-lezajsk

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...