Denomina-se Mariofania a manifestação religiosa relacionada à Virgem Maria, Mãe de Cristo. Em grande parte, essas manifestações tornam-se conhecidas por meio de visões e aparições, eventualmente por intermédio de fenômenos materiais. Podem ser entendidas, portanto, como experiências espirituais da presença da Virgem Maria.
Dentro da História da Salvação, Deus se manifesta a seu povo desde o Antigo Testamento, sendo a Encarnação do Verbo em Cristo Jesus seu ponto de maior plenitude. Por isso, é importante que as mariofanias sejam compreendidas necessariamente como fenômenos cristocêntricos, não revelando novidade alguma que não seja aquilo que já foi anunciado no Evangelho e no próprio Magistério da Santa Igreja. São atualizações de fé e devoção sobre o maior Mistério já revelado.
As aparições e manifestações de Maria não fazem parte dos quatro dogmas que fundamentam a Mariologia. Tratam-se de fenômenos de fé e devoção.
Por fim, a Igreja Católica estabelece quatro principais critérios de análise sobre as mariofanias, a saber, o conteúdo da mensagem em coerência e concordância com o Evangelho e o Magistério da Igreja; a biografia do(a) vidente dentro de seu contexto histórico-cultural; os aspectos psicológicos do(a) vidente; e os aspectos positivos de conversão e possíveis milagres no lugar em que a mariofania aconteceu.
Visite a Biblioteca da Academia Marial de Aparecida, a maior biblioteca especializada em Mariologia do Brasil!
Imaculada Conceição de Maria (08 de Dezembro)
Maria foi escolhida por Deus para trazer a causa da salvação humana, para que ela fosse a nova Eva, para que por sua condição de perfeição pudesse transbordar a graça divina e trazer por força do Espírito Santo, Jesus Cristo o Filho de Deus, o Bem-amado, que nos cumulou com sua graça, para sermos verdadeiros Filhos de Deus.
Sexta Alegria de Maria Santíssima - Encontro de Maria com Jesus Ressucitado
Silenciosa, Maria medita nos dias que se seguem a crucificação, as consequências de seu “Sim” no dia da Anunciação. Diferente dos seguidores de seu Filho, Maria de Nazaré, segue acreditando nas palavras de Jesus com grande serenidade e movida por um espírito sobrenatural. Diante da provação, a Mãe de Deus, conservou íntegra a virtude de sua fé inabalável. Aquela que contemplou “desde a planta dos pés até o alto da cabeça” (Is 1, 6) o corpo de seu amado Jesus continua a caminhar na obscuridade da fé na certeza de que Deus vai cumprir o que prometeu.
Dia do Teólogo - profeta da humanidade
O teólogo é um profeta da humanidade: sua vocação nasce do desejo de um coração que suspira por Deus assim como a corça suspira pelas águas
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.