Catequese

Vocabulário Mariano - Mariofania

Vocabulário Mariano

Escrito por Academia Marial

27 OUT 2022 - 15H34 (Atualizada em 31 OUT 2022 - 10H00)

Denomina-se Mariofania a manifestação religiosa relacionada à Virgem Maria, Mãe de Cristo. Em grande parte, essas manifestações tornam-se conhecidas por meio de visões e aparições, eventualmente por intermédio de fenômenos materiais. Podem ser entendidas, portanto, como experiências espirituais da presença da Virgem Maria.

Dentro da História da Salvação, Deus se manifesta a seu povo desde o Antigo Testamento, sendo a Encarnação do Verbo em Cristo Jesus seu ponto de maior plenitude. Por isso, é importante que as mariofanias sejam compreendidas necessariamente como fenômenos cristocêntricos, não revelando novidade alguma que não seja aquilo que já foi anunciado no Evangelho e no próprio Magistério da Santa Igreja. São atualizações de fé e devoção sobre o maior Mistério já revelado.

As aparições e manifestações de Maria não fazem parte dos quatro dogmas que fundamentam a Mariologia. Tratam-se de fenômenos de fé e devoção.

Por fim, a Igreja Católica estabelece quatro principais critérios de análise sobre as mariofanias, a saber, o conteúdo da mensagem em coerência e concordância com o Evangelho e o Magistério da Igreja; a biografia do(a) vidente dentro de seu contexto histórico-cultural; os aspectos psicológicos do(a) vidente; e os aspectos positivos de conversão e possíveis milagres no lugar em que a mariofania aconteceu.


Visite a Biblioteca da Academia Marial de Aparecida, a maior biblioteca especializada em Mariologia do Brasil!

Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Maria mãe de Deus
Artigos

Maria, Mãe de Deus, Rainha e modelo de construção da paz e da fraternidade

Comemoramos no dia 01 de janeiro a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Ao mesmo tempo celebramos o Dia Mundial da Paz. Dois conteúdos cristãos que estão intimamente entrelaçados em seu sentido maior. A Mãe do Senhor é também o modelo de construtora da paz e da fraternidade, sendo a primeira discípula-missionária do seu Filho, o Príncipe da Paz (Is 9,6). No transcurso dos séculos, consolidou-se esta devoção á Mãe do Salvador como Rainha da Paz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.