Maria Mãe de Jesus (Reprodução/ RAI)
Reprodução/ RAI
Artigos

Mês mariano - quem está próximo de Maria, nunca estará longe de Cristo.

Escrito por Academia Marial

28 ABR 2022 - 16H00 (Atualizada em 28 ABR 2022 - 16H38)

1° - Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus, e de todos: nossa portanto. Nós somos, Cristo centricamente, trinitários e Marianamente cristocêntricos e eclesiais. Por quê? Porque, Maria foi escolhida pelo Pai para torna-se a mãe do verbo feito homem, por obra do Espirito Santo. Por isso, nosso caminho para a casa do Pai é Cristo, porém, Marianamente trilhado e pleumaticamente iluminado.

2° - Somos, também, Marianamente eclesiais. Por quê? Ela sendo mãe de cristo-cabeça da Igreja é também mãe da Igreja: Título que Paulo VI lhe concedeu para nossa grande alegria. De fato, além de mãe de Cristo, acompanhou-o em sua evangelização, em quanto, pode. Esteve ao lado dele no caminho da cruz e junto a ela. (Jo 19,25-27) Também na Vinda do Espirito Santo esteve presente. Maria é eclesial.

3° - Somos Marianos. A Deus atribuímos. Culto-latrêutico. Absoluto. À Maria: o de hiperdulia, inferior ao atribuído a Deus e superior ao devotado, aos santos e santas. Ela é especial para nós. Até Lutero reconheceu a grandeza de sua missão.

4° - Os Santuários Marianos o demonstram: são verdadeiras cátedras evangelizadoras e autênticas maternidades de novos cristãos. Basta analisar um pouco: Guadalupe, Lourdes, Fátima, Salette e Aparecida. Preciso, dizer mais?

5° - Por isso maio é também o mês das mães, pois ela é mãe mais importante e sublime. Nossas mães, são especiais para todos os seus filhos. Há uma vinculação, entre estes e suas mães, superior a todos os outros relacionamentos. Falando das mães, em seu retrato de mãe, afirma Dom Ramon Angel Jara: “uma simples mulher existe que, pela imensidão do seu amor, tem um pouco de Deus; e pela constância de sua dedicação tem muito de anjo; que sendo moça, que pensa como anciã e, sendo idosa, age com as forças todas da juventude; quando inculta, melhor que qualquer sábio, desvenda os segredos da vida, e, quando sábia, assume a simplicidade das crianças; pobre , sabe enriquece-se com a felicidade dos que ama, e, rica, empobrecer-se para que seu coração não sangre ferido pelos ingratos”. CF, Exaltação as mães, organizada por Aparício Fernandes. Livraria Freitas Bastos S.A. Rio.

+ Dom Carmo João Rhoden – SCJ
Bispo Emérito de Taubaté –SP
Presidente da Pró Saúde.
shutterstock_virgem_lourdes
Artigos

As mariofanias no mistério de Cristo e da Igreja

O termo -fania, em português, deriva do grego -pháneia, que no latim se tornou -phania, cujo significado é “manifestação”. A palavra não é estranha ao vocabulário cristão porque, na Igreja, celebra-se a festa da Epifania do Senhor, ou seja, da manifestação do seu senhorio neste mundo. No caso, falar de mario-fania significa tratar, naturalmente, das manifestações de Maria que, ao longo dos séculos, foram numerosas e, algumas, atraem multidões até hoje.

Our_Lady_of_Fátima_and_the_Children_-_Igreja_de_São_Domingos_-_Lisbon
Artigos

Mariofanias - Visões e Aparições marianas: Deus continua falando ao nosso tempo através de Maria?

Ao longo desses últimos séculos temos lido e ouvido falar de um grande número de manifestações de Maria Santíssima, a Mãe de Jesus. Por um particular e grave motivo, Ela tem nos honrado com aparições neste “Vale de Lágrimas”. Alguma coisa acontece na Terra e no Céu para que a Mãe de Deus nos visite com assiduidade como neste, e nos últimos anos desses penosos séculos que se foram.

Virgem Maria
Artigos

Maria, nossa verdadeira irmã

Paulo VI, ao referir-se a Maria como nossa verdadeira irmã, nos lembra que ela participa plenamente de nossa humanidade, ou seja, é um ser humano com todas as implicações do nosso modo de existir e viver, com nossa corporeidade e nossos contextos históricos. Ela é nossa irmã em tudo, exceto no que tange ao pecado, pois pela graça de Deus ela é imaculada e santa desde o primeiro instante de sua concepção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.