Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.
A vida de Madalena Kabe mudou drasticamente após aquela madrugada de 13 de Janeiro de 1866 quando por providência divina a Santíssima Virgem Maria designou-se aparecer a jovem na época com 31 anos de idade.
A madrugada transcorria tranquila e serena, os ponteiros do relógio na parede marcavam as duas da manhã. Em seu leito Madalena convivia com mais uma madrugada das muitas em sua existência, de dores ocasionadas por suas inúmeras enfermidades e mal podia falar em decorrência de sua fraqueza. Os ponteiros do relógio seguem seu curso normal, Madalena parece tê-lo como companhia que te faz lembrar que o tempo passa e com ele a vida que não poderia ser desfrutada por causa da doença. Não só o relógio lhes fazia companhia em suas horas de dores, agonia e solidão, um amigo íntimo da família lhes fazia companhia naquela madrugada. O amigo de longas datas se detém admirado diante do olhar da jovem moribunda que contemplava em silêncio o quadro da Virgem Maria, Nossa Senhora das Dores, que na parede ao lado do relógio parecia serem testemunhas fiéis do que os olhos humanos não contemplavam quando a jovem permanecia só em seu leito. O relógio agora marcava pouco mais de quatro da manhã quando o silêncio sepulcral da madrugada foi interrompido com as palavras de Madalena dirigida ao amigo: “"Olha para aquele brilho! Olhe para aquela beleza". O amigo sem nada ver no local onde Madalena indicava ver algo chegou a pensar que a jovem estava a delirar por conta da enfermidade.
Madalena era naquele momento privilegiada pelos céus ao contemplar diante de seus olhos o “esplendor de uma dama vestida de branco, com uma tiara de ouro no cabelo, perto da cama”.¹ Madalena teve naquele momento a certeza de que tinha sido agraciada e contemplava a Virgem Maria junto a seu leito. Em tom suave e doce a sempre Virgem Maria moveu seus lábios e pronunciou as seguintes palavras: “Minha filha, agora você está curada!”. Após estas palavras desapareceu suavemente das vista da jovem que não mais padecia de suas enfermidades. Levantando-se rapidamente sentiu-se completamente curada.
Após oito meses do acontecimento, muitos já acorriam a aldeia de Philippsdorf junto da imagem da Virgem Maria ali venerada na igreja local. Uma mãe da aldeia de Kathenhof fez trazer de Philippsdorf um tecido de linho que havia estado aos pés da imagem da Virgem ali venerada. O tecido serviu para envolver tristemente as pernas do amado filho que seria amputado nos próximos dias. Relatos afirmam que a criança sentiu uma forte queimação nas pernas após ter sido tocada pelo tecido de linho. Depois de três dias realizando o mesmo ritual a criança estava completamente curada. Anos após a sua cura a criança agora já adulta ingressou na Congregação do Verbo Divino tornando-se padre missionário na Holanda.
No mesmo ano da aparição a Madalena e da cura da criança, o Capelão Padre Francis Storch registrou em seu diário onze curas milagrosas e algumas graças recebidas sendo todas atribuídas a Nossa Senhora venerada em Philippsdorf. Diante dos registros no diário do Capelão, o Bispo de Litomen, Dom Augustin Pavel Wahala, iniciou uma comissão para examinar as curas e milagres. Após longo período de investigação, Dom Augustin reconheceu o caráter milagroso dos registros.
Para assegurar a credibilidade da aparição e dos milagres, entre os anos de 1870 e 1885, foi construída uma igreja neo-românica em honra da Virgem Maria de Philippsdorf. Um ano antes da conclusão da igreja em 1884 foi lançada a pedra fundamental da construção do Convento dos Redentoristas que a partir de então assumiram a responsabilidade da igreja e o cuidado com os peregrinos que acorriam em grande número para venerar ali a Mãe de Deus. Com a conclusão da construção da igreja em 1885, o Papa Leão XIII, consagrou oficialmente a Igreja dedicando-a a Maria "Auxílio dos Cristãos” e dando-lhe o título de basílica menor tornando-se um local de importante peregrinação mariana.
Em 10 de Dezembro de 1905, Madalena Kabe faleceu em Gerorgswalde. Um funeral solene foi realizado em sua honra. Além de reconhecer a aparição, a igreja se fez grata por sua atitude de vender todos os seus bens para ajudar nas despesas da construção do Santuário.
Oração em homenagem a Nossa Senhora das Dores
Ó Nossa Senhora das Dores! Ó dores da maior bondade que estão guarnecidas no brilho do sol que é Cristo, luminosidade irradiada em todas as direções e dores em torno das quais giram todas as partes do mundo.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Maria, Mãe e consolo dos sacerdotes
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.