Por Academia Marial Em Artigos Atualizada em 25 FEV 2021 - 11H35

Nossa Senhora da Seringueira do Acre


Leo Caetano
Leo Caetano


Título: Nossa Senhora da Seringueira do Acre
Padroeira: Acre
Festa: 27 de janeiro - Independência da Terceira República do Acre e 17 de novembro - Assinatura do Tratado de Petrópolis Brasil

Rio Branco é um município brasileiro, capital do estado do Acre, na Região Norte do país e principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do estado. Sendo a capital mais ocidental do Brasil, a 3030 quilômetros de distância de Brasília, capital federal, Rio Branco localiza-se às margens do Rio Acre.¹ É nesta capital que se encontra a Catedral de Nossa Senhora de Nazaré - Diocese de Rio Branco.

A Pedra fundamental da Catedral Nossa Senhora de Nazaré foi lançada em 25 de julho de 1948, por Dom Júlio Mattioli, primeiro Bispo do Acre. No entanto, suas instalações principais só ficaram prontas, de modo a receber as cerimônias, no ano de 1958. Com o projeto arquitetônico de autores italianos e sob orientação do mestre de obras João Luiz da Silva, a Catedral, construída em estilo romano-basilical, possui em seu interior três naves separadas com 36 vitrais coloridos na parte superior e 11 na inferior com cenas da Via Crusis; a abóbada em arco, sustentada por 26 colunas, é pintada em carmesim e branco. Na nave principal, encontram-se quatro altares e a cátedra do Bispo. No alto, sobre a mesa de celebração, a imagem de Cristo Crucificado. A parte exterior é formada por frontões, cruz e adro. No interior da Catedral encontra-se o mausoléu que guarda os restos mortais de Dom Giocondo Maria Grotti e Dom Júlio Mattioli.²

Nesta Catedral suntuosa se encontra um quadro popularmente chamado de Nossa Senhora da Seringueira, ou simplesmente Nossa Senhora do Acre.

O quadro estava com a Fundação Garibaldi Brasil, após ser retirado do Parque Capitão Ciríaco e foi pedido pela paróquia da Igreja. A pintura mostra Nossa Senhora com o menino Jesus no braço e um ramo de seringueira na outra mão.³

De acordo com a versão mais aceita entre os religiosos e historiadores, Coronel João Rola, o Major Brandão e o Coronel Hipólito Braga diziam que, conforme afirmavam os antigos, a histórica imagem da Nossa Senhora da Seringueira do Acre fora pintada por um índio boliviano que alegava ter visto Nossa Senhora segurando na mão um ramo de seringueira. O índio boliviano desconhecido só deixou suas inicias L.P.

Na história de como o quadro saiu das mãos dos bolivianos e foi se tornar uma das protetoras dos acreanos, ainda existe muitas divergências e mistérios. O fato é que o quadro teria sido usado pelos bolivianos durante a Revolução Acreana, para fazer uma falsa procissão e enganar os brasileiros. A tela, iria esconder quem ia atirar contra os brasileiros, Plácido de Castro, porém, não acreditou na súbita religiosidade dos inimigos bolivianos e pedindo perdão à Mãe de Jesus abriu fogo, atingindo a tela.

Até hoje pode se verificar essas marcas de bala, olhando a pintura. Urge salientar que não foram encontrados, até agora, documentos que comprovem nenhuma das versões de sua origem. As histórias não estão escritas em papéis, mas permeiam a memória e o imaginário de um povo devoto. O histórico, feito com base em pesquisa e ajuda do historiador Marcos Vinícius, explica que o quadro desapareceu e passou anos no Rio de Janeiro. Em 1954, de volta ao Acre, vários atos foram realizados com catraias perto da Gameleira. Até 2003, a imagem ficou guardada no Instituto Imaculada Conceição e depois foi levado para o Parque Capitão Ciriáco.4

A Virgem foi proclamada Padroeira da Terceira República do Acre. Atualmente é considera a Co-Padroeira do Estado. A virgem é celebrada duas vezes ao ano. No dia 27 de Janeiro, nas comemorações pela Independência da Terceira República do Acre e no dia 17 de novembro, nas comemorações pela Assinatura do Tratado de Petrópolis Brasil.

Após o seu restauro, "a imagem foi finalmente entronizada na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada na capital do Acre, Rio Branco no dia 01 de maio de 2016, em ofício presidido pelo bispo Dom Joaquín Pertíñez, que explicou para a assembleia a origem da tela e de sua entronização, para que sua presença e proteção, que esteve com acreanos ao longo de sua história, continue a acompanhar os filhos de tantos seringueiros que aqui trabalharam e como grande expressão de sua fé, transmitiram a seus descendentes a devoção a Nossa Senhora, exortou Dom Joaquín.5

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

_____________________________________________________________________________________________________________

Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: Rio Branco. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Branco> . Acesso em: 02/02/2021.

2. CONTEÚDO aberto. In: IBGE: instituto brasileiro de geografia e estatística: Catedral Nossa Senhora de Nazaré: Rio branco, AC. Disponível em:<https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=437784&view=detalhes> . Acesso em: 02/02/2021.

3. CONTEÚDO aberto. In: G1: Catedral do Acre recebe quadro de Nossa Senhora da Seringueira. Disponível em: <http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/04/catedral-do-acre-recebe-quadro-de-nossa-senhora-da-seringueira.html>. Acesso em: 02/02/2021.

4. CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: Nossa Senhora da Seringueira do Acre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Seringueira_do_Acre>. Acesso em: 02/02/2021.

5. CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: Nossa Senhora da Seringueira do Acre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Seringueira_do_Acre>. Acesso em: 02/02/2021.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.