Em nossos dias podemos nos perguntar se a mariologia tem ainda algo a dizer-nos, a comunicar-nos enquanto comunidade fé. E a resposta é simples. Sim. A mariologia em nossos dias permanece atual e muito pode nos falar enquanto Igreja, corpo místico de Cristo. Refletir sobre Maria e sua união com o Filho é um caminho de formação que muito pode nos ajudar. A mariologia é como uma fonte abundante que desde os Padres até os nossos dias continua transbordando na Igreja e conduzindo ao Senhor aqueles que desta fonte se aproximam.
Como educadora da nova comunidade, Maria, além de ensinar o Filho, com Ele aprende também. E é justamente desta dupla via de ensino que a Igreja olha para Maria e n’ela encontra um modelo seguro para seguir, certa de que chegará em Jesus Cristo. Ter Maria como educadora é inicialmente, deixar-se formar por quem nos precedeu no discipulado ao Senhor. Como em Caná, ela sempre nos aponta os caminhos que conduzem ao Senhor. E ainda hoje nos repete continuamente, “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).
Por ter Maria sempre feito a vontade do Senhor, é que ela é também nossa irmã na fé. Nela, a peregrinação pela fé se estendeu durante toda a sua vida terrena. Nos Evangelhos vemos que ela custodiava no coração todos os fatos que diziam a respeito do seu Filho e neste sentido, deixou que a fé iluminasse sua vida. Nem tudo foi fácil para Maria, nem tudo ela compreendeu de maneira clara, como nós hoje compreendemos melhor algumas verdades de fé, entretanto, Maria acreditou e isso lhe bastava. Talvez o verbo acreditar para Maria possuísse o mesmo sentido que lançar-se, entregar a vida. Por isso ela nunca voltou atrás em sua abertura ao Espírito, porque na Anunciação de uma vez por todas, Maria, lança-se inteiramente no Pai.
Assim, todo o peregrinar de Maria é um constante caminho pascal. Caminho esse que é feito pela escuta e abertura ao Pai. É impossível encontrar-se verdadeiramente com Maria sem também se encontrar com Jesus Cristo. Sem Cristo não temos Maria. É n’Ele, que toda a mariologia da Igreja se fundamenta e possui sentido. É pelo Senhor, que o caminho de Maria se torna uma jornada pascal.
A devoção à Nossa Senhora da Escada no Brasil
A devoção se reflete nas várias igrejas dedicadas à Nossa Senhora da Escada espalhadas pelo Brasil, algumas de grande antiguidade. Isso evidencia que o culto existe desde os primeiros períodos da colonização, cada igreja trazendo consigo sua história singular, com verdadeiras relíquias históricas e artísticas.
As Festas Marianas: momento oportuno de encontro com o mistério de Cristo
Nossa Senhora do Rosário de Fátima
A Virgem Santíssima apareceu sobre uma pequena azinheira enquanto as crianças rezavam o terço, ao todo, foram seis aparições e Nossa Senhora fez algumas revelações, que ficaram conhecidas como "O Segredo de Fátima"
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.