Catequese

Vocabulário Mariano - Fonte

Vocabulário Mariano

Escrito por Academia Marial

13 OUT 2022 - 15H00 (Atualizada em 25 OUT 2022 - 16H16)

Podemos considerar como fonte o conjunto de objetos, escritos, imagens, conteúdos linguísticos e orais que embasam uma visão, informação, conhecimento ou ciência. Eles são os registros materiais ou imateriais fundamentais para os quais é necessário sempre retornar a fim de chegarmos ao cerne de alguma questão.

No caso da Mariologia, bem como de toda a fé cristã, a Bíblia é a principal fonte da qual procedem todas as informações primordiais que inspiram e orientam o Povo de Deus a viver sua fé e espiritualidade de maneira plena, seguindo os desígnios do Pai. Por meio das Sagradas Escrituras podemos vislumbrar quem foi Maria de Nazaré dentro de seu contexto sócio-histórico e compreender de forma profunda o lugar da Mãe de Deus na História da Salvação.

Leia MaisMagnificat - O Magistério do Papa FranciscoNos primeiros séculos do Cristianismo, os chamados Pais da Igreja estabeleceram os alicerces teológicos para a compreensão e meditação do Mistério da Encarnação de Deus. Por meio dos escritos dos três primeiros séculos da fé cristã, que veio a se chamar Patrística, os Pais da Igreja combateram doutrinas heréticas de seu tempo e desde então amparam até os dias atuais o discernimento sobre nossa doutrina, como por exemplo o princípio dogmático da Theotókos, afirmação de Maria como Mãe da natureza humana e divina de Jesus Cristo.

Da mesma forma, os representantes clericais na pessoa dos bispos e do Papa correspondem à autoridade de Cristo na Igreja e a auxiliam a ler e interpretar as Escrituras. Eles orientam olhares e perspectivas vindas da Tradição, isto é, daquilo que a Igreja traz enquanto entidade viva e no movimento do Espírito Santo em seus desafios e questões sempre reatualizadas. Estando, pois, à serviço do seguimento da mensagem de Cristo, o Magistério, que são os escritos do clero inspirados por Deus, tem a função de conduzir e mesmo educar sobre os ensinamentos de Cristo ao seu povo, que por sua vez tem a missão de fazê-los perdurar pelos séculos por meio da própria vivência espiritual.

Concluímos então que a Bíblia Sagrada, a Patrística, o Magistério da Igreja e sua Tradição são as principais fontes da Mariologia. Além delas existem também as fontes complementares e suplementares que acrescentam ainda mais ao conhecimento mariológico, como por exemplo: os dicionários e enciclopédias de mariologia, as obras artísticas, a literatura as mais diversas publicações de espiritualidade e devoção marianas.

A Biblioteca da Academia Marial de Aparecida tem um rico acervo de livros sobre as fontes da fé cristã e da Mariologia; inúmeras edições de Bíblias e estudos bíblicos, uma secção de Patrística composta por uma coleção especial dos escritos dos Pais da Igreja, documentos diversos do Magistério da Igreja, além de publicações sobre fé, piedade popular e espiritualidade.

Visite-nos no 11º andar da Torre Brasília no Santuário Nacional de Aparecida. 

Apresentação de Jesus
Artigos

Festa da Apresentação do Senhor

“O Rei da glória é o Senhor onipotente” (Sl 23/24) No próximo dia 2 de fevereiro de 2023, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Essa celebração acontece 40 dias após o Natal. Esse acontecimento é narrado no capítulo 2 do Evangelho de Lucas.

Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Catequese

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.