No dia 12 de outubro, Nossa Senhora foi festejada em todo Brasil. Durante os últimos 20 séculos, Maria tem recebido muitos títulos, todos dados carinhosamente pelo povo, à medida que ela intercede diante do Trono Celeste por aqueles que a invocam. Quando os pescadores encontraram sua imagem no Rio Paraíba, há 300 anos, logo notaram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. No entanto, os devotos passaram a invocá-la como Nossa Senhora Aparecida, pelo fato de ter aparecido no rio.
Honrar a Maria não significa colocá-la no lugar de seu Filho. Em sã consciência, ninguém pode desmerecê-la, pois, entre todas as mulheres foi escolhida para ser a mãe do Salvador. Durante nove meses o carregou em seu ventre. Cristo é sangue do seu sangue, é carne de sua carne. Foi o arcanjo Gabriel quem disse: "Ave cheia de graça, o Senhor é contigo". Ao final da saudação angélica, e feitos os questionamentos a que tinha direito, Maria assumiu a responsabilidade: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra".
Ciente do seu papel da visita à prima Isabel, Maria mesmo profetizara: "Doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo"(Lc 1, 48-49). Ninguém pode proclamar-se servo do Senhor se não se espelhar em Maria. Como mãe, foi mestra do Salvador, mas esvaziou-se dessa condição para ser sua discípula: "Meu pai, minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática", disse Jesus. Maria concebeu e deu a luz à Palavra encarnada .
Aos pés da cruz, o povo dera-lhe o título de Nossa Senhora das Dores. Com o filho sem vida nos braços, foi invocada como Nossa Senhora da Piedade. "Fazei tudo o que Ele lhes disser", recomendou a mãe zelosa aos empregados do noivo que ficará sem vinho na festa de casamento, em Caná da Galileia. Por interseção de Maria, os convivas se deliciaram com o melhor vinho, até então não degustado. Os pedidos feitos à mãe, comprovadamente são atendidos pelo Filho.
"Jamais se ouviu dizer que fosse por vós desamparado quem tenha recorrido à vossa proteção e implorado o vosso valimento", conclamou São Bernardo. Por isso, milhares de pessoas acorrerem à sua presença, em Aparecida (SP) ou em Divinópolis (MG), para rezar e cantar as suas virtudes, por questão de justiça. Aquela que disse sim ao todo Poderoso, e aceitou fazer parte do projeto da salvação, merece todo respeito e carinho dos cristão. Ave Maria!
Augusto Ambrosio Fidelis
Associado da Academia Marial
Fonte: Jornal Agora
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.