Palavra do Associado

Nazaré, Senhora e Mãe dos Rondonienses

Escrito por Academia Marial

19 MAR 2021 - 14H48 (Atualizada em 19 MAR 2021 - 16H12)

Título: Nossa Senhora de Nazaré – “Senhora e Mãe dos Rondonienses”

Padroeira: Rondônia
Festa: Segundo Domingo de Setembro




A não dependência direta do rio mas, sim da rodovia BR-364 para sua sobrevivência, faz de Rondônia um Estado atípico na Amazônia e, se levado em conta sua formação, oriundo de dois outros Estados (partes do Amazonas e do Mato Grosso) e, além disso, ser a única Unidade da Federação fruto de um tratado internacional, o de Petrópolis – que permitiu ao Brasil ficar com as terras do Acre em troca da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, somando-se ao fato de ter sido antes Território Federal, faz com que Rondônia seja em realidade um Estado atípico em relação ao próprio país. Porta de entrada da Amazônia brasileira pela BR-364, a formação do povo rondoniense é outro diferencial: o Estado foi sendo constituído em ciclos econômicos, primeiro o da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, quando naturais de dezenas de países vieram trabalhar na obra e muitos deles, depois dela pronta, ficaram por essas terras, mesmo período em que aconteceu a primeira corrida pelo “ouro negro”, a borracha e vieram as primeiras levas de nordestinos para os seringais; depois o novo ciclo da borracha, na década de 40 quando a Amazônia abasteceu desse produto às tropas Aliadas na II Guerra Mundial e milhares de nordestinos, os “soldados da borracha” foram chegando; em seguida os ciclos de garimpagem de diamante, cassiterita e ouro para, finalmente, entre as décadas de 60 à metade da de 80 ter ocorrido a maior corrida de famílias de todos Estados brasileiros em busca do novo Eldorado às férteis terras de Rondônia. ¹

Rondônia ao longo de sua história desenvolveu-se economicamente, buscando no trabalho árduo do seu cotidiano sua sustentabilidade. Mas neste Estado brasileiro também encontramos um povo movido pela Fé e pela Devoção em Nossa Senhora de Nazaré, proclamada a Padroeira Oficial do Estado.

“A devoção por Nossa Senhora de Nazaré faz parte da vida de muitos católicos, sendo celebrada todos os anos em vários estados, como Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rondônia. ²”

Segundo o site Gente de Opinião, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou por unanimidade o projeto de lei que instituiu o Dia da Padroeira do Estado de Rondônia, Maria de Nazaré, que passou a ser comemorado todos os anos no segundo domingo do mês de setembro. O projeto é de autoria do deputado Adelino Follador, que disse atuar nesta proposta como porta voz de todas as comunidades católicas do Estado de Rondônia. Ao justificar a propositura, Follador disse que Maria de Nazaré é por tradição a Padroeira da Amazônia, e por isso o gesto da comunidade rondoniense e do Parlamento é uma medida relevante para todo aquele que tem fé, um retrato da cultura e da admiração do povo de Rondônia e da Amazônia a Nossa Senhora de Nazaré, Mãe do Senhor Jesus, e a reverência e devoção à sua imagem como Mãe da Igreja, as festas e comemorações em sua homenagem são ponto alto das manifestações religiosas do povo rondoniense, a exemplo das manifestações tradicionais no Estado do Pará. O deputado citou a carta que recebeu do padre Alceu Weber, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Porto Velho (Jardim Eldorado), em que descreve a aventura de fé do povo paraense que trouxe para Rondônia, como quem reza o terço, carregado de todo o simbolismo da via crúcis, o Círio de Nazaré para Porto Velho, citado no livro Desbravadores, do professor e ex-padre Vitor Hugo. De acordo com a carta do religioso, "Em 1934, pelo decreto governamental nº 180, Nossa Senhora de Nazaré foi declarada Padroeira de Rondônia - já era Rainha da Amazônia -, e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho que organizava o Círio de Nazaré, manteve até 1981 um Altar dedicado à Nossa Senhora de Nazaré. De 1982 a 1990 toda essa estrutura devocional foi transferida para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Por fim, em 1991 foi construída a primeira Capela de Nossa Senhora de Nazaré, vinculada à Paróquia Nossa Senhora das Graças.” ³

Nossa Senhora de Nazaré foi então proclamada padroeira de Rondônia por Aluízio Pinheiro Ferreira, ex-diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e primeiro governador do Território Federal do Guaporé, com o apoio da colônia paraense radicada em Porto Velho. 4

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: DIOF – Diário Oficial do Estado de Rondônia – Rondônia – Um estado atípico - Disponível em: < http://www.rondonia.ro.gov.br/diof/sobre/historia/>. Acesso em: 21 fev 2021.

2. CONTEÚDO aberto. In: G1 Rondônia – Governo sanciona lei que cria o dia da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré em Rondônia - Disponível em: < https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/09/05/governo-sanciona-lei-que-cria-o-dia-da-padroeira-nossa-senhora-de-nazare-em-rondonia.ghtml>. Acesso em: 21 fev 2021.

3. CONTEÚDO aberto. In: Gente de Opinião – Aprovada criação do dia de Maria de Nazaré, padroeira de Rondônia - Disponível em: <https://www.gentedeopiniao.com.br/opiniao/rondonia/aprovada-criacao-do-dia-de-maria-de-nazare-padroeira-de-rondonia>. Acesso em: 21 fev 2021.

4. CONTEÚDO aberto. In: G1 Rondônia – Governo sanciona lei que cria o dia da Padroeira Nossa Senhora de Nazaré em Rondônia - Disponível em: < https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2019/09/05/governo-sanciona-lei-que-cria-o-dia-da-padroeira-nossa-senhora-de-nazare-em-rondonia.ghtml>. Acesso em: 21 fev 2021.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...