Palavra do Associado

Nossa Senhora das Neves – Santa Maria Maior

Escrito por Academia Marial

09 JUL 2021 - 15H47

O estado da Paraíba localizado no Nordeste do Brasil foi alvo de grandes disputas por diferentes povos por conta de sua localização estratégica. O estado é muito conhecido por situar a Ponta do Seixas, considerado o ponto mais oriental do Brasil e da América. Com a chegada dos Portugueses a região foi estabelecida como pertencente a Capitania de Itamaracá. Houve grandes dificuldades de implementação de ocupação portuguesa por conta dos índios e de exploradores franceses que extraiam o pau brasil do litoral paraibano. Mesmo em meio as dificuldades, em 1585, fundaram-se o primeiro centro urbano da Paraíba, chamada de cidade da Paraíba, hoje atual capital do estado, João Pessoa. A região se consolidou como um dos principais centros econômicos nordestinos do Brasil Colônia com a instalação dos engenhos de açúcar. Com este cenário de cana de açúcar uma invasão holandesa ocupou a região. Havia por parte dos países baixos um grande interesse na região exatamente por conta de sua localização estratégica. Em, 1654, a Paraíba volta para o domínio dos portugueses, e somente em 1799 se tornou capitania federal e província do Império do Brasil em 1882. Em 1889, tornou-se um estado da federação brasileira.

Com a fundação do primeiro centro urbano em 1585 foi construída a principal Igreja católica do Estado dedicada à Nossa Senhora das Neves.

“O templo passou por quatro grandes reformas e, em 1881, foi reconstruído, ganhando a forma em estilo eclético que tem atualmente. A sagração ocorreu em 1894, já com titulo de Catedral. Em 1914, o santuário foi elevado ao titulo de Arquidiocese e Sede Metropolitana. Foi durante o episcopado de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, em 1997, que a Catedral passou por uma grande reforma. O presbitério recebeu o novo piso, os retábulos foram dourados e policromados, o santuário ganhou uma nova iluminação e o trono episcopal voltou a seu lugar. Na ocasião, a Catedral foi intitulada de Basílica”. ¹

“Ao longo da história, o olhar terno de Maria esteve sobre seus filhos, sem distinção. Um fato curioso que a tradição da igreja nos lembra é o da neve de um verão do século IV. Narra a tradição que um casal de certa idade, porém de muitas posses e sem ter herdeiros, vivia em oração, pedindo a Nossa Senhora uma orientação quanto ao destino de seus bens. Era noite de 4 para 5 de agosto, quando o senhor João teve um sonho revelador em que Nossa Senhora lhe aparecia e indicava o topo de um monte que no dia seguinte estaria coberto de neve: seria o local da construção de uma igreja a Ela dedicada. Na manhã de 5 de agosto, a notícia de um estranho fenômeno abala toda a cidade de Roma: o Monte Esquilino estava coberto de neve. Vendo no fenômeno a confirmação do seu sonho, o casal decide visitar o Papa Libério, que com todo o clero de Roma vai ao local. O feliz casal iniciou a construção e a basílica passou a ser chamada “Santa Maria Maior” por ser a mais importante basílica mariana. A basílica de Santa Maria Maior é uma das basílicas papais, que possuem trono e altar papais, além de uma porta santa para o jubileu romano. Como curiosidade no interior da basílica, em uma das capelas laterais, está, segundo a tradição, o berço do Menino Jesus. A cada 5 de agosto uma celebração solene lembra o milagre das neves, com uma chuva de pétalas de rosas brancas”. ²

“A Basílica de Santa Maria Maior de Roma, a mais antiga igreja do Ocidente consagrada à Virgem Maria, onde se deram tantos acontecimentos relacionados com a história da Igreja, especialmente relaciona-se com a definição dogmática da Maternidade divina de Maria, proclamada pelo Concílio de Éfeso. O povo da cidade de Éfeso celebrou com grande entusiasmo a declaração dogmática dessa verdade, na qual, aliás, acreditava desde sempre. Essa alegria estendeu-se por toda a Igreja, e foi então que se construiu em Roma a grandiosa Basílica. Esse júbilo chega-nos hoje através desta festa em que louvamos Maria como Mãe de Deus. O templo foi construído sob essa invocação no século IV, sobre outro já existente, pouco tempo depois de encerrado o Concílio”. ³

Nossa Senhora das Neves foi proclamada a Padroeira da Paraíba e por ser a padroeira da capital, o dia 5 de agosto é considerado feriado estadual no estado desde de 2015, de acordo com a Lei Estadual 3.489/1967. A data coincide com o mesmo dia da Fundação do Estado da Paraíba, com uma comemoração dupla. Todos os anos acontece a tradicional Festa de Nossa Senhora das Neves, com celebrações especiais, procissões, shows, barraquinhas, abertura de parques, o que atrai muitos turistas à capital João Pessoa.

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

___________________________________________________________________________________

Bibliografia:

1. GONZALEZ, Alexandra. Nossas senhoras do brasil – as principais igrejas e representações de Maria. São Paulo: Pólen, 2017.
2. CONTEÚDO aberto. In: Arquidiocese de São Paulo – Nossa Senhora das Neves. Disponível em: < http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-das-neves >. Acesso em: 15 jun 2021.
3. CONTEÚDO aberto. In: Academia Marial de Aparecida – Santa Maria Maior também é invocada como Nossa Senhora das Neves. Disponível em: < https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=santa-maria-maior-tambem-e-invocada-como-nossa-senhora-das-neves >. Acesso em: 15 jun 2021.

Apresentação de Jesus
Artigos

Festa da Apresentação do Senhor

“O Rei da glória é o Senhor onipotente” (Sl 23/24) No próximo dia 2 de fevereiro de 2023, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor. Essa celebração acontece 40 dias após o Natal. Esse acontecimento é narrado no capítulo 2 do Evangelho de Lucas.

Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.