Palavra do Associado

Nossa Senhora de Nazaré, sob o olhar da Sagrada Família

Escrito por Academia Marial

16 ABR 2021 - 16H09 (Atualizada em 08 OUT 2022 - 15H49)

Leonardo C. Almeida
Leonardo C. Almeida

Título: Nossa Senhora de Nazaré – Sob o olhar da Sagrada Família
Festa Religiosa: Amapá
Festa: Segundo Domingo de outubro

O Estado do Amapá está situado a Nordeste da Região Norte do Brasil, no Platô das Guianas. A origem de seu nome é incerta. Muitos afirmam que seu nome tem origem na língua Tupi que significa “o lugar da chuva”. Outros afirmam que sua origem é Aruaque referindo-se ao amapazeiro, arvore típica da região que produz um fruto parecido a maça porém na cor roxa, muito saboroso e utilizado na medicina para a produção de fortificantes e também para o tratamento de doenças respiratórias. O Amapá é o único Estado do Brasil que não tem a Virgem Maria por Padroeira. Mas, esta afirmação de um Estado sem Maria Santíssima por Padroeira, parece não ter muito sentido quando nos deparamos com a devoção dos Amapaense à Nossa Senhora de Nazaré e sua celebre festa do Círio realizada na Capital Macapá desde 1934.

O Padroeiro Oficial do Estado do Amapá e da Capital Macapá é São José e esta escolha foi acatada pelo Governo através de um projeto de Lei Ordinária nº 0082/01-AL atendendo a um pedido dos fiéis devotos do Santo Pai Adotivo de Jesus Cristo. Esta relação dos Amapaenses para com São José “vem desde os primórdios da civilização da fronteira Norte do Brasil, mais exatamente no ano de 1738, quando os portugueses tiveram assegurados o domínio sobre as terras situadas entre os rios Amazonas e Oiapoque e voltaram a se estabelecer na região, posicionando em Macapá um destacamento militar. Posteriormente, após assumir o governo do Estado do Maranhão e Grão Pará, em 24 de setembro de 1751, mais exatamente em dezembro daquele ano, o governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado organizou uma expedição sob o comando do sargento-mor João Batista do Livramento, constituída de soldados, e, principalmente, de colonos da Ilha dos Açôres, que passaram a conviver com os habitantes locais, quando o então povoado passou a progredir rapidamente. No ano seguinte, em meio a uma epidemia de cólera, Mendonça Furtado veio pessoalmente a Macapá trazendo o único remédio existente para combater a doença, que foi controlada. No início de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado novamente aportou em Macapá com uma grande comitiva, com a missão de demarcar as fronteiras da Colônia com as terras pertencentes à Espanha, em cumprimento ao Tratado de Madri, assinado em 1750. Impressionado com o crescimento do povoado, um dia após a sua chegada (2 de fevereiro), ele o elevou à categoria de Vila, denominando-a de Vila de São José de Macapá”. ¹

Sendo São José o Padroeiro Oficial do Estado e da Capital e tendo a Festa do Círio de Nazaré como a “maior festa mariana” do Estado, podemos afirmar que os Amapaenses por especial proteção divino estão “sob o olhar da Sagrada Família”. "O Papa Francisco nos recorda que Jesus, Maria e José crescem juntos no amor recíproco e na confiança em Deus"². Assim os Amapaenses também vão crescendo no amor a Deus a partir da Devoção a São José e a Virgem de Nazaré.

“O Círio de Nazaré em Macapá é a maior festa religiosa do Estado e acontece já há 87 anos, sempre no segundo domingo de outubro. O primeiro Círio foi realizado no dia 4 de novembro de 1934. Com um percurso de quatro quilômetros, a procissão sai do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Rita, pelas ruas de Macapá, até a Igreja São José. A manifestação católica faz parte do calendário histórico e cultural do Amapá”. ³

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: Diário – Muita festa e religiosidade marcam o Dia do Padroeiro do Amapá - Disponível em: <  https://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/cidades/muita-festa-e-religiosidade-marcam-o-dia-do-padroeiro-do-amapa/ >. Acesso em: 14 abr 2021.

2. CONTEÚDO aberto. In: FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA PAPA FRANCISCO ANGELUS - Disponível em: <https://www.mpap.mp.br/noticias/gerais/mp-ap-recebe-imagem-peregrina-de-nossa-senhora-de-nazare-3#:~:text=O%20primeiro%20C%C3%ADrio%20foi%20realizado,hist%C3%B3rico%20e%20cultural%20do%20Amap%C3%A >. Acesso em: 16 abr 2021.

3. CONTEÚDO aberto. In: Ministério Público do Estado do Amapá – MP-AP recebe imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré - Disponível em: < https://www.mpap.mp.br/noticias/gerais/mp-ap-recebe-imagem-peregrina-de-nossa-senhora-de-nazare-3#:~:text=O%20primeiro%20C%C3%ADrio%20foi%20realizado,hist%C3%B3rico%20e%20cultural%20do%20Amap%C3%A1. >. Acesso em: 14 abr 2021.

Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Maria mãe de Deus
Artigos

Maria, Mãe de Deus, Rainha e modelo de construção da paz e da fraternidade

Comemoramos no dia 01 de janeiro a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Ao mesmo tempo celebramos o Dia Mundial da Paz. Dois conteúdos cristãos que estão intimamente entrelaçados em seu sentido maior. A Mãe do Senhor é também o modelo de construtora da paz e da fraternidade, sendo a primeira discípula-missionária do seu Filho, o Príncipe da Paz (Is 9,6). No transcurso dos séculos, consolidou-se esta devoção á Mãe do Salvador como Rainha da Paz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.