Palavra do Associado

Nossa Senhora do Carmo – Mãe dos Pobres e Sofredores

Escrito por Academia Marial

30 ABR 2021 - 16H26 (Atualizada em 30 ABR 2021 - 17H02)


Leo Caetano
Leo Caetano


Título: Nossa Senhora do Carmo

Padroeira: Pernambuco

Festa: 16 de julho

A história do Brasil parece um imenso andor de Nossa Senhora, carregado pelo povo humilde, através dos tempos. O povo não aparece, nem carrega placa de nome no peito. Faz questão é de ficar escondido, atrás do nome de Maria e atrás dos enfeites e das flores, que caem pelo lado do andor até o chão. O que aparece e deve aparecer é o nome e a imagem de Nossa Senhora, aclamada e invocada por milhares de vozes que, lá de baixo, choram e gritam, sem parar, Ave Maria! (MESTERS, C., Maria, a Mãe de Jesus. Petrópolis: Vozes, 1977, p.14).

O Estado do Pernambuco foi uma das primeiras áreas do Brasil a serem ocupadas pelos Portugueses. Foi em 1535, que ao tornar-se Donatário da Capitania, Duarte Coelho, vai fundar a Vila de Olinda e espalhar os primeiros engenhos pela região. Durante o período colonial, Pernambuco vai se tornar o maior produtor de açúcar e responsável por boa parte da exportação brasileira do produto. Colonos europeus são atraídos por esta riqueza e constroem ali um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial. É em 1580 que chega ao Brasil os primeiros frades Carmelitas. A história da futura Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo na Capital Pernambucana teve início em meados 1665.

Em 1584, houve a criação do primeiro convento dos carmelitas das Américas, o Convento de Santo Antônio do Carmo, assim tornando Olinda o berço do Carmelo brasileiro, possibilitando a dinamização dos frades missionários ao interior do Nordeste, como também anos depois ao Norte, e por conseguinte a todo o litoral brasileiro. Em 1685, os frades carmelitas já estavam construindo um convento no Recife, entretanto em 1690 aderiram a Reforma Turonense, que influenciou diretamente na sua estrutura arquitetônica. Outros acontecimentos históricos marcaram mudanças significativas no convento. A estrutura externa e interna da basílica, como também cada capela-mor: a de Nossa Senhora do Carmo, Capela do Santíssimo Sacramento e Capela de São José, arremetem a características artísticas do Barroco Rococó.¹

O Palácio da Boa Vista construído pelo Holandês Mauricio de Nassau, ex-governador da cidade, foi incorporado ao complexo logo após ser doado para a Ordem em 1687. No ano de 1920, o Vaticano concedeu ao templo o título de Basílica Menor e em 1938 o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou o conjunto arquitetônico.

Um fato curioso é que as ordens terceiras do Carmo no Brasil seguiam a “veneração” do Escapulário da Virgem do Carmo, dos Passos da Paixão de Cristo, com exaltação a Nosso Senhor dos Passos; e simpatizavam com a temática da reforma descalça teresiana, com a Devoção à Santa Teresa D’Ávila. No Brasil, todas as ordens terceiras do Carmo tomaram como devoção principal Nossa Senhora do Carmo. A devoção mariana também seguiu as leis tridentinas, em que, hierarquicamente, as igrejas deveriam colocar em primeiro lugar Jesus Cristo e, posteriormente, Nossa Senhora. Todavia, atribuíram a Santa Teresa D’Ávila um papel secundário e de destaque dentro do templo. Na maioria das igrejas, a imagem da Santa pode ser contemplada em pontos estratégicos da nave. ²

Não cabe dúvida alguma, que a festa de Nossa Senhora do Carmo é uma das festas mais populares de todo o mundo e, em especial, aqui na América Latina, onde é a devoção mariana com mais templos e altares dedicados a ela, o que mostra que não só é padroeira da Ordem Carmelita, mais também do todo o povo de Deus, que peregrina neste belo continente. Na Argentina, por exemplo, é padroeira do exército e do serviço penitenciário federal argentino; na Bolívia, é padroeira das Forças Armadas da nação; no Chile, é patrona do país e General de armas; na Costa Rica, é patrona do mar; na Colômbia, é padroeira e rainha dos transportistas, das Forças Armadas, da Polícia Nacional, do Corpo de Fuzileiros Navais, da Força Aérea e também é patrona do Corpo de Bombeiros; no México, é padroeira dos marinheiros e pescadores; na Nicarágua, ela é proclamada como Rainha do Mar e dos rios e também protetora dos pescadores. No Panamá, é padroeira dos pescadores; no Peru, junto com o Senhor dos Milagres está como patrona de Lima e é a devoção mariana que tem mais títulos e condecorações do governo; na Venezuela, é patrona dos marinheiros, pescadores, transportistas e da polícia nacional. No Uruguai, também é padroeira dos pescadores, e assim como outras muitas cidades no mundo inteiro que a tem como padroeira e protetora. ³

No dia 25 de novembro de 1908, o papa Pio X proclamou, a pedido do povo, a Nossa Senhora do Carmo como Padroeira do Recife. Já em 1918, o papa Bento XV concedeu a coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo, evento que ocorreu no dia 21 de setembro de 1919. O papa Bento XV também elevou a Igreja do Carmo a categoria de Basílica Menor, no dia 16 de julho de 1922. A Basílica do Carmo do Recife é um marco artístico, cultural e religioso, com um contexto histórico de grande importância tanto para o Recife, como também para Pernambuco. 4

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida

Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: Basílica do Carmo, Recife – A Basílica de Nossa Senhora do Carmo no Recife. Disponível em:
. Acesso em: 8 abr 2021.
2. GONZALEZ, Alessandra. Nossa Senhora do Brasil: as principais igrejas e representações de Maria. São Paulo: Pólen, 2017.
3. CONTEÚDO aberto. In: Provincia Carmelitana de Santo Elias – Senhora do Carmo, Mãe dos Pobres e Sofredores. Disponível em: . Acesso em: 8 abr 2021.
4. CONTEÚDO aberto. In: Basílica do Carmo, Recife – A Basílica de Nossa Senhora do Carmo no Recife. Disponível em: . Acesso em: 8 abr 2021.

Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Maria mãe de Deus
Artigos

Maria, Mãe de Deus, Rainha e modelo de construção da paz e da fraternidade

Comemoramos no dia 01 de janeiro a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Ao mesmo tempo celebramos o Dia Mundial da Paz. Dois conteúdos cristãos que estão intimamente entrelaçados em seu sentido maior. A Mãe do Senhor é também o modelo de construtora da paz e da fraternidade, sendo a primeira discípula-missionária do seu Filho, o Príncipe da Paz (Is 9,6). No transcurso dos séculos, consolidou-se esta devoção á Mãe do Salvador como Rainha da Paz.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.