Palavra do Associado

Nossa Senhora da Conceição Aparecida – “Senhora dos Novos Tempos”

Escrito por Academia Marial

28 JAN 2022 - 14H00


Aparecida Lembranças de fé
Aparecida Lembranças de fé
Obra: Leo Caetano

Título: Nossa Senhora da Conceição Aparecida – “Senhora dos Novos Tempos”

Padroeira: Distrito Federal

Festa: 12 de Outubro

Em 21 de Abril de 1960 nascia um dos projetos urbanísticos e arquitetônicos mais ousados e inovadores já feitos até então. Nascia Brasília, projetada e inspirada pelo Urbanista Lúcio Costa e o Arquiteto Oscar Niemeyer. Ainda no Brasil Colônia havia uma ideia de levar a capital do país para a região central. Uma ideia que tinha como fundamento evitar os ataques pelo mar. Mas foi somente durante o Império que o “Patriarca da Independência” como ficou conhecido José Bonifácio de Andrada e Silva, reforçou a ideia de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e é a partir daqui que surge pela primeira vez o nome “Brasília”.

'Em 1883, o sacerdote católico italiano Dom Bosco sonhou que visitava a América do Sul e, em seu relato, publicou no livro “Memórias Biográficas de São João Bosco” um relato do que viu: “Entre os graus de 15 e 20 havia uma enseada bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse, então, uma voz repetidamente: - quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza incontável”. A visão acabou sendo interpretada “como uma relação” com o local em que deveria ser construída a nova capital do Brasil. Mas ela começou a ser viabilizada somente em 1891, quando a determinação de sua área foi incluída na Primeira Constituição da República brasileira.'¹

A pedra fundamental da cidade que seria, a partir de então, o centro do poder brasileiro foi lançada em 1922, ano que marcava o centenário da Independência do Brasil (1822-1922). Com a demarcação concluída da nova Capital, em 1956, o então presidente, Juscelino Kubitschek, deu início a realização do projeto. Na mesma área predita por Dom Bosco e às margens do Paranoá, Brasília começou a ser erguida. A presença materna da Mãe de Deus venerada nestas terras como “Aparecida” se fez presente na realização deste sonho.

'Aloísio Parreiras recorda: “... desde antes da inauguração da nova capital, os bravos e destemidos pioneiros aceitaram o desafio do então presidente Juscelino Kubitschek de edificar a nova capital em mil dias no inóspito Planalto Central do nosso país. Movidos pela fé em Deus e pela devoção a Nossa Senhora Aparecida, muitos brasileiros aceitaram a missão de lançar as suas redes no meio do nada, no cerrado do Planalto Central, vislumbrando, ao mesmo tempo, uma nova, moderna, ousada e bela capital. Certamente, muitos pioneiros trouxeram em suas malas algumas estampas e imagens de Nossa Senhora Aparecida para alimentar a certeza de que, onde Maria se faz presente, tudo muda e, por isso, movidos pela visão sobrenatural da fé, eles contemplavam a certeza de que, onde havia apenas a poeira vermelha do cerrado, em anos futuros haveria uma cidade planejada que abrigaria um povo determinado, sempre disposto a colaborar na construção de um mundo novo”.'²



Como um sinal de que a boa Mãe do céu, a Senhora Aparecida, acompanhava estes bravos e destemidos pioneiros, a Catedral de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado na nova capital. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de Setembro de 1958. “Teve sua estrutura pronta em 1960, onde aparecia somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral. Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes”.³

Para fortalecer a fé dos candangos, Nossa Senhora Aparecida foi escolhida para ser a Padroeira de Brasília. No dia 3 de maio de 1957, foi celebrada a primeira Missa em Brasília e uma réplica fiel da imagem de Nossa Senhora Aparecida “ali” chegou pelas mãos do Cardeal Dom Carmelo Mota, de São Paulo, após ter visitado todas as capitais brasileiras, evidenciando a certeza de que os candangos não estavam sozinhos, pois Nossa Senhora Aparecida e milhares de brasileiros estavam com eles fortalecendo o cansaço, revigorando as forças e impulsionando a esperança. Esse gesto de unidade era a garantia de que os candangos eram, na construção de Brasília, a representação de todos os brasileiros, os desbravadores que não se limitavam a sonhar. Ao contrário, eles eram os brasileiros que iriam enfrentar os desafios, o frio, os incômodos e a ausência de conforto para que a terra prometida fosse uma mãe acolhedora.4

Em 1970, a Catedral dedicada à Padroeira do Brasil foi inaugurada na Esplanada dos Ministérios. Desde então, a celebre Catedral, resplandece no centro das decisões políticas do país. Nesta bendita Catedral a presença de Deus e da Senhora Aparecida nos aponta para novos caminhos e novos tempos.

Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida


Bibliografia:

1. CONTEÚDO aberto. In: Governo do Distrito Federal – É tempo de ação. Disponível em: < https://www.df.gov.br/historia/ >. Acesso em: 21 nov 2021.

2. CONTEÚDO aberto. In: Arquidiocese de Brasília – Há sessenta anos sob o Manto da Mãe Aparecida. Disponível em: <https://arqbrasilia.com.br/ha-sessenta-anos-sob-o-manto-da-mae-aparecida>. Acesso em: 21 nov 2021.

3. CONTEÚDO aberto. In: Catedral de Brasília – História da Catedral. Disponível em: . Acesso em:<https://catedral.org.br/historia>. Acesso em: 21 nov 2021.

4. CONTEÚDO aberto. In: Arquidiocese de Brasília – Há sessenta anos sob o Manto da Mãe Aparecida. Disponível em:<https://arqbrasilia.com.br/ha-sessenta-anos-sob-o-manto-da-mae-aparecida/>.. Acesso em: 21 nov 2021.

Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos

Em meados de 1681 o conde Philipp de Dietrichstein Siegmund fundou ao Norte da Boémia a pequena aldeia de Philippsdorf. Um lugar místico que atrai ao longo dos anos inúmeros fiéis que peregrinam em busca de Maria Santíssima invocada neste local como Auxílio dos Cristãos. Esta aldeia é o berço da fé e da devoção à Mãe de Deus entre os povos Thecos. No longínquo ano de 1835 nascia em Philippsdorf a vidente Madalena Kade. De família humilde, Madalena, ficou órfã muito cedo e por conta de uma série de doenças muito graves vivia sob os cuidados do irmão Joseph. O irmão Joseph além dos muitos cuidados com a irmã, trabalhava arduamente para sustentar a esposa Cecília e os seus cinco filhos.

Nossa Senhora de Knock (1)
Artigos

Mariofanias - Nossa Senhora de Knock

Aprovação: Em 1936 pelo Arcebispo de Tuam. A comissão investigativa do Dr. Gilmartin retorna um veredicto positivo. No condado de County Mayo, Irlanda, situa-se o Santuário Nacional de Knock. Este não foi somente lugar de uma das aparições da Virgem Maria. Videntes afirmam terem visto além da Mãe de Deus; seu castíssimo esposo São José; o Evangelista João e o próprio Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

Maria mãe de Deus
Artigos

Maria, Mãe de Deus, Rainha e modelo de construção da paz e da fraternidade

Comemoramos no dia 01 de janeiro a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Ao mesmo tempo celebramos o Dia Mundial da Paz. Dois conteúdos cristãos que estão intimamente entrelaçados em seu sentido maior. A Mãe do Senhor é também o modelo de construtora da paz e da fraternidade, sendo a primeira discípula-missionária do seu Filho, o Príncipe da Paz (Is 9,6). No transcurso dos séculos, consolidou-se esta devoção á Mãe do Salvador como Rainha da Paz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia Marial, em Palavra do Associado

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.