Título: Nossa Senhora da Conceição Aparecida – “Senhora dos Novos Tempos”
Padroeira: Distrito Federal
Festa: 12 de Outubro
Em 21 de Abril de 1960 nascia um dos projetos urbanísticos e arquitetônicos mais ousados e inovadores já feitos até então. Nascia Brasília, projetada e inspirada pelo Urbanista Lúcio Costa e o Arquiteto Oscar Niemeyer. Ainda no Brasil Colônia havia uma ideia de levar a capital do país para a região central. Uma ideia que tinha como fundamento evitar os ataques pelo mar. Mas foi somente durante o Império que o “Patriarca da Independência” como ficou conhecido José Bonifácio de Andrada e Silva, reforçou a ideia de levar a sede das decisões brasileiras para o interior do território e é a partir daqui que surge pela primeira vez o nome “Brasília”.
'Em 1883, o sacerdote católico italiano Dom Bosco sonhou que visitava a América do Sul e, em seu relato, publicou no livro “Memórias Biográficas de São João Bosco” um relato do que viu: “Entre os graus de 15 e 20 havia uma enseada bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse, então, uma voz repetidamente: - quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza incontável”. A visão acabou sendo interpretada “como uma relação” com o local em que deveria ser construída a nova capital do Brasil. Mas ela começou a ser viabilizada somente em 1891, quando a determinação de sua área foi incluída na Primeira Constituição da República brasileira.'¹
A pedra fundamental da cidade que seria, a partir de então, o centro do poder brasileiro foi lançada em 1922, ano que marcava o centenário da Independência do Brasil (1822-1922). Com a demarcação concluída da nova Capital, em 1956, o então presidente, Juscelino Kubitschek, deu início a realização do projeto. Na mesma área predita por Dom Bosco e às margens do Paranoá, Brasília começou a ser erguida. A presença materna da Mãe de Deus venerada nestas terras como “Aparecida” se fez presente na realização deste sonho.
'Aloísio Parreiras recorda: “... desde antes da inauguração da nova capital, os bravos e destemidos pioneiros aceitaram o desafio do então presidente Juscelino Kubitschek de edificar a nova capital em mil dias no inóspito Planalto Central do nosso país. Movidos pela fé em Deus e pela devoção a Nossa Senhora Aparecida, muitos brasileiros aceitaram a missão de lançar as suas redes no meio do nada, no cerrado do Planalto Central, vislumbrando, ao mesmo tempo, uma nova, moderna, ousada e bela capital. Certamente, muitos pioneiros trouxeram em suas malas algumas estampas e imagens de Nossa Senhora Aparecida para alimentar a certeza de que, onde Maria se faz presente, tudo muda e, por isso, movidos pela visão sobrenatural da fé, eles contemplavam a certeza de que, onde havia apenas a poeira vermelha do cerrado, em anos futuros haveria uma cidade planejada que abrigaria um povo determinado, sempre disposto a colaborar na construção de um mundo novo”.'²
Como um sinal de que a boa Mãe do céu, a Senhora Aparecida, acompanhava estes bravos e destemidos pioneiros, a Catedral de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado na nova capital. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de Setembro de 1958. “Teve sua estrutura pronta em 1960, onde aparecia somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral. Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes”.³
Para fortalecer a fé dos candangos, Nossa Senhora Aparecida foi escolhida para ser a Padroeira de Brasília. No dia 3 de maio de 1957, foi celebrada a primeira Missa em Brasília e uma réplica fiel da imagem de Nossa Senhora Aparecida “ali” chegou pelas mãos do Cardeal Dom Carmelo Mota, de São Paulo, após ter visitado todas as capitais brasileiras, evidenciando a certeza de que os candangos não estavam sozinhos, pois Nossa Senhora Aparecida e milhares de brasileiros estavam com eles fortalecendo o cansaço, revigorando as forças e impulsionando a esperança. Esse gesto de unidade era a garantia de que os candangos eram, na construção de Brasília, a representação de todos os brasileiros, os desbravadores que não se limitavam a sonhar. Ao contrário, eles eram os brasileiros que iriam enfrentar os desafios, o frio, os incômodos e a ausência de conforto para que a terra prometida fosse uma mãe acolhedora.4
Em 1970, a Catedral dedicada à Padroeira do Brasil foi inaugurada na Esplanada dos Ministérios. Desde então, a celebre Catedral, resplandece no centro das decisões políticas do país. Nesta bendita Catedral a presença de Deus e da Senhora Aparecida nos aponta para novos caminhos e novos tempos.
Vinícius Aparecido de Lima Oliveira
Associado da Academia Marial de Aparecida
Bibliografia:
1. CONTEÚDO aberto. In: Governo do Distrito Federal – É tempo de ação. Disponível em: < https://www.df.gov.br/historia/ >. Acesso em: 21 nov 2021.
2. CONTEÚDO aberto. In: Arquidiocese de Brasília – Há sessenta anos sob o Manto da Mãe Aparecida. Disponível em: <https://arqbrasilia.com.br/ha-sessenta-anos-sob-o-manto-da-mae-aparecida>
3. CONTEÚDO aberto. In: Catedral de Brasília – História da Catedral. Disponível em:
4. CONTEÚDO aberto. In: Arquidiocese de Brasília – Há sessenta anos sob o Manto da Mãe Aparecida. Disponível em:<https://arqbrasilia.com.br/ha-sessenta-anos-sob-o-manto-da-mae-aparecida/>.. Acesso em: 21 nov 2021.
Salve Rainha, a realeza da Virgem Maria
A doutrina da Realeza de Maria pertence à mais antiga Tradição da Igreja, um legado que foi sendo enriquecido, ao longo dos séculos, pelos pontífices.
Maria, Mãe e consolo dos sacerdotes
A Mãe eucarística ama nos padres o Filho Sacerdote que se configuraram a Ele pelo Sacramento da Ordem, como Cristo Cabeça, na oblação pela salvação de todos.
Beata Nhá Chica, a Santinha de Baependi
O grande ensinamento da Beata se resume nesta humilde frase deixada por ela: "...é porque eu rezo com fé", mostrando que grandes coisas podem ser conseguidas através da oração, da confiança e na proximidade com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.