Com o período de Sé Vacante, muitos católicos têm dúvidas sobre os ritos e celebrações da Igreja durante este tempo em que é aguardada a eleição do próximo sucessor de Pedro.
Aqui no A12, produzimos conteúdos sobre a Sede Vacante, com dicas de orações para rezarmos durante a espera da escolha do novo Papa, significados de termos utilizados, liturgia do período, entre outros.
Mas, neste momento, muitos podem se perguntar: os sacramentos seguem acontecendo, mesmo sem um Papa?
De acordo com as regras da Igreja, mesmo com a Sede Vacante, ou seja, entre a morte do Papa e a eleição do novo Pontífice, a Igreja segue com sua missão nos seus legítimos pastores, os Bispos nomeados e que assumem toda orientação pastoral e missionária da Igreja.

Em entrevista ao A12, o Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., destacou que não há mudança na realização dos sacramentos durante a Sé Vacante:
“Não há dúvida que tudo continua sendo realizado na Igreja mesmo com a Sede Vacante, com a ausência do Papa, porque a missão da Igreja continua com seus legítimos pastores. Portanto, a Igreja é missionária e, desde Cristo, ela continua na sua missão. Uma vez eleito o novo Papa, a Igreja será orientada por ele, mas os sacramentos, é certo que eles vão continuar como são desde Cristo, porque estão fundados na Palavra de Deus”, salientou.
Confira alguns documentos que fundamentam os ritos da Igreja:
1. Código de Direito Canônico (1983) (Cân. 335)
“Enquanto a Sé Romana estiver vacante ou totalmente impedida, nada se inove no governo da Igreja universal; observem-se, contudo, as leis especiais feitas para essas circunstâncias.”
Isso significa que a administração ordinária da Igreja continua conforme a norma, sem prejuízo da vida sacramental.
Cân. 838 §1 e §2
Trata da competência dos bispos para regulamentar a liturgia e, portanto, a celebração dos sacramentos nas suas dioceses. O Papa regula a liturgia universalmente, mas a aplicação cotidiana continua com os bispos.

2. Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis (1996), de São João Paulo II
Este documento regula o período de vacância da Sé Apostólica e a eleição de um novo Papa:
n. 2
“Durante a vacância da Sé Apostólica, não se deve tratar de outra coisa senão do que diz respeito legitimamente à preparação da eleição do novo Pontífice (...).”
A vida pastoral da Igreja, incluindo os sacramentos, não é interrompida.
3. Catecismo da Igreja Católica
n. 1120
“O ministério ordenado, na Igreja, é conferido pelo sacramento da Ordem. (...) Os ministros válidos, que agem in persona Christi, continuam a administrar os sacramentos.”
Assim, a celebração dos sacramentos depende do ministério ordenado, não diretamente da presença do Papa.
:. Oração para o período de Sede Vacante
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.