Com o período de Sé Vacante, muitos católicos têm dúvidas sobre os ritos e celebrações da Igreja durante este tempo em que é aguardada a eleição do próximo sucessor de Pedro.
Aqui no A12, produzimos conteúdos sobre a Sede Vacante, com dicas de orações para rezarmos durante a espera da escolha do novo Papa, significados de termos utilizados, liturgia do período, entre outros.
Mas, neste momento, muitos podem se perguntar: os sacramentos seguem acontecendo, mesmo sem um Papa?
De acordo com as regras da Igreja, mesmo com a Sede Vacante, ou seja, entre a morte do Papa e a eleição do novo Pontífice, a Igreja segue com sua missão nos seus legítimos pastores, os Bispos nomeados e que assumem toda orientação pastoral e missionária da Igreja.

Em entrevista ao A12, o Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., destacou que não há mudança na realização dos sacramentos durante a Sé Vacante:
“Não há dúvida que tudo continua sendo realizado na Igreja mesmo com a Sede Vacante, com a ausência do Papa, porque a missão da Igreja continua com seus legítimos pastores. Portanto, a Igreja é missionária e, desde Cristo, ela continua na sua missão. Uma vez eleito o novo Papa, a Igreja será orientada por ele, mas os sacramentos, é certo que eles vão continuar como são desde Cristo, porque estão fundados na Palavra de Deus”, salientou.
Confira alguns documentos que fundamentam os ritos da Igreja:
1. Código de Direito Canônico (1983) (Cân. 335)
“Enquanto a Sé Romana estiver vacante ou totalmente impedida, nada se inove no governo da Igreja universal; observem-se, contudo, as leis especiais feitas para essas circunstâncias.”
Isso significa que a administração ordinária da Igreja continua conforme a norma, sem prejuízo da vida sacramental.
Cân. 838 §1 e §2
Trata da competência dos bispos para regulamentar a liturgia e, portanto, a celebração dos sacramentos nas suas dioceses. O Papa regula a liturgia universalmente, mas a aplicação cotidiana continua com os bispos.

2. Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis (1996), de São João Paulo II
Este documento regula o período de vacância da Sé Apostólica e a eleição de um novo Papa:
n. 2
“Durante a vacância da Sé Apostólica, não se deve tratar de outra coisa senão do que diz respeito legitimamente à preparação da eleição do novo Pontífice (...).”
A vida pastoral da Igreja, incluindo os sacramentos, não é interrompida.
3. Catecismo da Igreja Católica
n. 1120
“O ministério ordenado, na Igreja, é conferido pelo sacramento da Ordem. (...) Os ministros válidos, que agem in persona Christi, continuam a administrar os sacramentos.”
Assim, a celebração dos sacramentos depende do ministério ordenado, não diretamente da presença do Papa.
:. Oração para o período de Sede Vacante
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.