O nome “ostensório” vem do Latim ostendere, no sentido de mostrar ou expor, e este objeto se destina exatamente a apresentar a Eucaristia de forma digna para a adoração.
É Cristo vivo e presente, que podemos ver e amar, com Quem podemos conversar, que nos ouve e acolhe. Como a hóstia é redonda, o ostensório, no seu centro, possui um apoio próprio neste formato, protegido por um vidro transparente. Na circunferência há adornos em formato de raios, lembrando o sol, que representa a luz de Cristo.
Este corpo principal é sustentado por uma haste, por onde o ostensório pode ser carregado, somente nas mãos do sacerdote ou de um diácono. Ao contrário do que é muito comum atualmente, os fiéis NÃO devem tocar no ostensório, seja quando transportado, seja quando no altar: isto é uma forma de superstição, pois a fé em Cristo não depende de tocar, mas sim de crer Nele, Deus encarnado.
A hemorroísa (a mulher que sofria de fluxos menstruais graves), por exemplo, não ficou curada porque tocou nas vestes de Jesus, mas sim porque acreditou no Seu ser e poder divino. Há vários documentos da Igreja que esclarecem as posturas corretas nas ações litúrgicas, que infelizmente são pouco divulgados e conhecidos, por exemplo a Instrução Geral para o Missal Romano.

A hóstia colocada num ostensório é a hóstia consagrada, ou seja, verdadeiramente o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Cristo; nada existe de mais valioso neste mundo.
Portanto, é absolutamente necessário que qualquer objeto que guarde ou receba a Eucaristia tenha a maior dignidade possível (ainda mais dignos, e não simples “objetos”, são os nossos corpos – e almas – e por isso só se pode comungar em estado de graça).
Assim, tudo na celebração Eucarística, na Missa, deve ser, na medida do possível, da mais alta qualidade, decoro e dignidade. Por isso a patena e o cálice, que contêm as espécies consagradas, devem ser preferencialmente de ouro, bem como o interior do sacrário, onde ficam depositadas as hóstias da Sagrada Reserva, ou seja, das hóstias consagradas não consumidas na Missa.
Leia MaisO que são os milagres eucarísticos?O que é a Transubstanciação da Santa Eucaristia?O ostensório é, portanto, um dos mais importantes dos objetos litúrgicos, merecendo, assim, todo o respeito e cuidado. A adoração eucarística é uma das atividades espirituais mais ricas para a Igreja, e bem poderia ser muito mais incentivada.
Estar na presença direta de Deus não é uma banalidade, e muito proveito traz à oração e à fé dos batizados.
:: Hoje, quinta-feira, dia eucarístico por excelência, você também pode acompanhar as missas com a Bênção do Santíssimo ou observar o movimento e fazer seu momento de adoração na Capela do Santíssimo, pelo YouTube do Santuário ao Vivo.
Papa: "temos de aprender a perceber o que realmente importa"
Papa Leão XIV reflete no Angelus deste domingo que o Reino de Deus é um chamado para todos.
Padre Tiago Síbula destaca missão da Pascom na Igreja
Presença de Paolo Ruffini compõe programação do 9º Encontro Nacional da Pascom. Confira também as palavras do Padre Tiago Síbula para este encontro!
Evangelho: “a fé cristã começa quando encontramos Alguém”
Confira a reflexão do Evangelho deste domingo com o missionário redentorista, Pe. Guilherme Viana, C.Ss.R. Entenda por que a fé desperta a alegria verdadeira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.