Leia MaisComo batizar seu filho no Santuário de AparecidaA Igreja Católica possui sete Sacramentos que marcam fases importantes da vida cristã. Eles são sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é concedida a vida divina. Através deles, os católicos se fortalecem e também expressam a sua fé, bem como renovam seu compromisso cristão.
O Batismo é o primeiro sacramento, que é um novo nascimento, porta de entrada à vida em comunhão com a Igreja de Cristo. Pela água, passamos a ser filhos de Deus, participantes da vida da Trindade.
Jesus deixou-se batizar no Rio Jordão por São João Batista. Ele se submeteu ao Batismo para transformar nossa humanidade participante da vida de Deus.
Os ministros ordinários do Batismo são o bispo, o presbítero e o diácono. E como você confere aqui no A12, em situações de urgência qualquer pessoa pode batizar, desde que tenha a intenção de fazer como pede a Igreja: derramar água sobre a cabeça e dizer a fórmula batismal: “Eu te batizo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Dentro das igrejas católicas existe o batistério, “lugar onde a fonte batismal jorra água ou está colocada, [de forma que] seja destinada exclusivamente para o rito do batismo” (Introdução do Rito para o Batismo, 25) e também a pia batismal (também conhecida como fonte batismal), que segundo o guia litúrgico da CNBB, “deve ser pensada em conjunto com os outros espaços, manter sempre a conexão com o espaço da celebração eucarística, mas não colocada no presbitério”.
A pia batismal na maioria das vezes tem o formato octogonal (oito lados), um detalhe que pode parecer normal, mas tem um significado muito profundo. Primeiro, a respeito dos meninos judeus que eram circuncidados no oitavo dia, como explica São Paulo Apóstolo às suas comunidades.
“Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem verdadeira circuncisão a que aparece exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é interiormente, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra” (Rm 2,28-29).
Outra explicação importante sobre a fonte é do Papa Francisco, na bula Spes non confundit, para proclamar o Jubileu da Igreja para 2025, que fala do local como parte do mistério do sacramento da iniciação cristã.

“Durante muito tempo, por exemplo, os cristãos construíram a pia batismal em forma octogonal, e ainda hoje podemos admirar muitos batistérios antigos que mantêm esta forma, como em São João de Latrão na cidade de Roma. Indica que, na fonte batismal, se inaugura o oitavo dia, isto é o da ressurreição, o dia que ultrapassa o ritmo habitual, marcado pela cadência semanal, abrindo assim o ciclo do tempo à dimensão da eternidade, à vida que dura para sempre: esta é a meta para a qual tendemos na nossa peregrinação terrena”.
E ainda existe mais uma referência para o formato octogonal da pia, que está na Primeira Epístola de Pedro, referente aos sobreviventes da Arca de Noé.
“Àqueles que outrora foram incrédulos, enquanto a paciência de Deus ia aguardando, no tempo de Noé, quando ele construía a arca, na qual poucas pessoas — oito ao todo — se salvaram através da água. Isto era figura do Batismo, que agora vos salva. Este não é uma purificação do que está sujo no corpo, mas é o compromisso que uma boa consciência assume com Deus pela ressurreição de Jesus Cristo” (1Pe 3, 20-21)
A rica simbologia serve para ilustrar que, pelo batismo, renascemos para Cristo, somos resgatados e adotados como filhos de Deus e inseridos no corpo místico de Jesus Cristo, que é a Igreja. E que o Senhor Deus nos ajude a honrar esse dia em que renascemos para Deus.
Na Casa da Mãe, confira as Capelas do Batismo e da Ressurreição
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.