Ao falar destes dois apóstolos de Cristo, vale a pena ressaltar que Jesus chamou a ambos com o mesmo amor. Confiou a eles uma mesma missão. Dirigiu ao coração de ambos as mesmas palavras e dedicou a eles o mesmo carinho e atenção. A questão é como cada um acolheu a proposta de Jesus e como responderam a este chamado.
Leia MaisOs amigos íntimos de Jesus
De fato, o nome Judas, citado para estes dois apóstolos, acaba criando certa confusão. Mas olhando com atenção para os Evangelhos, vamos perceber com clareza a diferença entre ambos.
Na lista dos apóstolos, o nome de Judas Iscariotes aparece por último. Isso mostra a má fama daquele que acabou traindo Jesus. Em João 12,5, o evangelista vai mencionar quando Judas Iscariotes reclamou com Jesus do desperdício do dinheiro do perfume que Maria usou para ungir os pés de Jesus. “Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres”? Mas já no versículo seguinte, João vai falar da índole deste apóstolo: “Disse isso, não porque tivesse cuidado para com os pobres, mas porque era ladrão” (Jo 12,6).
Judas Tadeu vai aparecer no Evangelho de João 14, 22 questionando a Jesus: “Senhor, porque te manifestarás a nós e não ao mundo?”. Judas era filho de Alfeu e de Maria de Cléofas, e irmão do apóstolo Tiago, chamado o menor. Importante também ressaltar que, no Novo Testamento, há uma carta que traz como autoria Judas, chamado o irmão do Senhor. Esta carta é pequena, ocupa apenas duas páginas, e se encontra antes do livro do Apocalipse.
Judas Iscariotes, no momento da última ceia, assume ser o traidor de Cristo (Jo 13,27), e entrega Jesus por trinta moedas de prata. Depois se arrepende, joga as moedas no chão do templo, mas acaba não acreditando na misericórdia e se enforca (Mt 27,5).
Então compreendemos que Judas Tadeu e Judas Iscariotes, ambos foram discípulos de Cristo, porém um respondeu com fidelidade ao chamado do Mestre, outro traiu Jesus, preferindo a proposta dos homens ao Reino que Jesus ofereceu para todos que perseverassem até o fim.
Judas Iscariotes traiu o amor de Jesus, mas Judas Tadeu teve a coragem de entregar a vida por amor a Cristo e pela causa do Evangelho, e sua fidelidade foi o caminho para sua santidade.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...