Dúvidas Religiosas

Saiba o que fazer com seu ramo abençoado

O Domingo de Ramos é uma das celebrações da Igreja que podem deixar alguns de nós com dúvidas. Entenda o significado e a utilidade do seu ramo abençoado na celebração.

Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

09 ABR 2022 - 07H00

Reprodução/ PLOCKHORST

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, esta que tem seu ápice no Tríduo Pascal, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Redentor Jesus Cristo.

A celebração de Ramos nos traz à memória a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, centro de todo o poder religioso, econômico e social do povo judeu. Ao entrar na cidade, Jesus é recebido como um rei e saudado com pessoas que lançavam ramos para que ele passasse, e o aclamavam com 'hosanas', como nos aponta o evangelho de São João 12, 12-13. Assim, a Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa fazendo memória a este local, e que logo se tornaria o centro da condenação numa morte de Cruz.

Leia MaisQual o significado do Domingo de Ramos?Dentro do rito da celebração do Domingo de Ramos, temos o momento em que os ramos são abençoados, e uma dúvida surge para muitos fiéis: 

O que devo fazer com os ramos abençoados, após a celebração?

A Igreja utiliza os ramos abençoados para a fabricação das cinzas que serão distribuídas no próximo ano, na celebração da Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma.

Na tradição popular, os antigos levavam seus ramos para casa para também fabricarem cinzas e utilizarem para abençoar as plantações, a terra e até mesmo em períodos de grandes chuvas, pedindo a benção e a proteção de Deus.

Assim, nada impede ou obriga os fiéis que o façam, pois esta tradição é também uma forma de estar em comunhão com a Igreja e em oração.

Thiago Leon
Thiago Leon

O mais importante é que este sacramental (o ramo abençoado em si), ajude aos fiéis a vivenciar de forma profunda o mistério que cerca a celebração do Domingo de Ramos, que é o início da Paixão de nosso Senhor, nos indicando sempre o seguimento de Jesus Cristo.

Somos hoje os seus discípulos e missionários, chamados a proclamar a Salvação que Ele veio nos trazer.

Leia MaisComo viver o Domingo de Ramos em casa?Que o Bom Deus e Maria Santíssima, a Mãe das Dores, nos auxiliem nesta caminhada de seguimento de Jesus, e que nós possamos, nesta Semana Santa, entrarmos na dinâmica de celebrarmos com fé, amor e devoção os passos do nosso Santíssimo Redentor.

Escrito por
Pe. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R. é da Província de Campo Grande. Natural de Apucarana – Pr. Licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.