O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, esta que tem seu ápice no Tríduo Pascal, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Redentor Jesus Cristo.
:: Você sabe o que significa fazer memória da Paixão, Morte e Ressurreição na Missa? Aprenda aqui!
A celebração de Ramos nos traz à memória a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, centro de todo o poder religioso, econômico e social do povo judeu. Ao entrar na cidade, Jesus é recebido como um rei e saudado com pessoas que lançavam ramos para que ele passasse, e o aclamavam com 'hosanas', como nos aponta o evangelho de São João 12, 12-13. Assim, a Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa fazendo memória a este local, e que logo se tornaria o centro da condenação numa morte de Cruz.

Dentro do rito da celebração do Domingo de Ramos, temos o momento em que os ramos são abençoados, e uma dúvida surge para muitos fiéis:
O que devo fazer com os ramos abençoados, após a celebração?
O ideal é colocar o ramo em um local de destaque, de preferência no local onde são realizadas as orações em sua casa. Há quem coloque na porta de casa como forma de proteger o lar. Quando os ramos secam, devem ser levados para a sua igreja, que utiliza dos ramos abençoados para a fabricação das cinzas que serão distribuídas no próximo ano, na celebração da Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma.
Na tradição popular, os antigos levavam seus ramos para casa para também fabricarem cinzas e utilizarem para abençoar as plantações, a terra e até mesmo em períodos de grandes chuvas, pedindo a benção e a proteção de Deus.
Assim, nada impede ou obriga os fiéis que o façam, pois esta tradição é também uma forma de estar em comunhão com a Igreja e em oração.

O mais importante é que este sacramental (o ramo abençoado em si), ajude aos fiéis a vivenciar de forma profunda o mistério que cerca a celebração do Domingo de Ramos, que é o início da Paixão de nosso Senhor, nos indicando sempre o seguimento de Jesus Cristo.
Somos hoje os seus discípulos e missionários, chamados a proclamar a Salvação que Ele veio nos trazer.
Que o Bom Deus e Maria Santíssima, a Mãe das Dores, nos auxiliem nesta caminhada de seguimento de Jesus, e que nós possamos, nesta Semana Santa, entrarmos na dinâmica de celebrarmos com fé, amor e devoção os passos do nosso Santíssimo Redentor.
:: Compartilhe com um amigo que agora vai saber o que fazer com os ramos este ano!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.