Saiba o que fazer com seu ramo abençoado
O Domingo de Ramos é uma das celebrações da Igreja que podem deixar alguns de nós com dúvidas. Entenda o significado e a utilidade do seu ramo abençoado na celebração.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, esta que tem seu ápice no Tríduo Pascal, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Redentor Jesus Cristo.
A celebração de Ramos nos traz à memória a entrada triunfante de Jesus na cidade de Jerusalém, centro de todo o poder religioso, econômico e social do povo judeu. Ao entrar na cidade, Jesus é recebido como um rei e saudado com pessoas que lançavam ramos para que ele passasse, e o aclamavam com 'hosanas', como nos aponta o evangelho de São João 12, 12-13. Assim, a Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa fazendo memória a este local, e que logo se tornaria o centro da condenação numa morte de Cruz.
Leia MaisQual o significado do Domingo de Ramos?Dentro do rito da celebração do Domingo de Ramos, temos o momento em que os ramos são abençoados, e uma dúvida surge para muitos fiéis:
O que devo fazer com os ramos abençoados, após a celebração?
A Igreja utiliza os ramos abençoados para a fabricação das cinzas que serão distribuídas no próximo ano, na celebração da Quarta-feira de Cinzas, abertura da Quaresma.
Na tradição popular, os antigos levavam seus ramos para casa para também fabricarem cinzas e utilizarem para abençoar as plantações, a terra e até mesmo em períodos de grandes chuvas, pedindo a benção e a proteção de Deus.
Assim, nada impede ou obriga os fiéis que o façam, pois esta tradição é também uma forma de estar em comunhão com a Igreja e em oração.

O mais importante é que este sacramental (o ramo abençoado em si), ajude aos fiéis a vivenciar de forma profunda o mistério que cerca a celebração do Domingo de Ramos, que é o início da Paixão de nosso Senhor, nos indicando sempre o seguimento de Jesus Cristo.
Somos hoje os seus discípulos e missionários, chamados a proclamar a Salvação que Ele veio nos trazer.
Leia MaisComo viver o Domingo de Ramos em casa?Que o Bom Deus e Maria Santíssima, a Mãe das Dores, nos auxiliem nesta caminhada de seguimento de Jesus, e que nós possamos, nesta Semana Santa, entrarmos na dinâmica de celebrarmos com fé, amor e devoção os passos do nosso Santíssimo Redentor.

Conheça Pe. Marlon Múcio e seu testemunho diante de condição genética rara
Padre Márlon Múcio, membro da Missão Sede Santos de Taubaté (SP), é exemplo de fé e alegria mesmo sendo portador de uma doença degenerativa. Saiba mais!

Lana Del Rey recebe bênção de padre no Cristo Redentor
Lana Del Rey está no Brasil para apresentações em festivais musicais e aproveitou para visitar o Cristo Redentor.

Santuários em prece a Maria pelo Sínodo
No último Regina Coeli deste mês de maio, o Papa Francisco pediu que rezemos a Nossa Senhora, em especial para que Ela nos acompanhe no caminho sinodal que está sendo preparado e trilhado pela Igreja.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.