O Feng Shui é uma prática ou um método chinês usado para a adivinhação ou para decifrar a presença escondida de energias positivas e negativas que teriam uma influência sobre as pessoas. Trata-se de uma pseudociência que procura harmonizar os indivíduos com seu ambiente, levando em consideração tais energias escondidas. Historicamente, foi usado para orientar a construção de edifícios e outras formas de arquitetura, acreditando que essas formas possuem forças invisíveis que podem influenciar as pessoas.
Leia MaisAnsiedade tem cura?Pode o católico fazer ioga?Por mais que o Feng Shui seja uma prática antiga, originada na antiga cultura chinesa, ganhou mais atenção e popularidade no século XX por causa do Movimento Nova Era (New Age). Diante dessa popularidade, a própria Igreja Católica teve que se posicionar diante da prática desse método e de outras práticas populares na Nova Era.
Para isso, o Pontifício Conselho Cultural e Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso escreveu um documento no ano de 2003 chamado “Jesus Cristo Portador da Água Viva: Uma reflexão cristã sobre a Nova Era", no qual fala sobre o Feng Shui, entre muitas outras práticas comuns à Nova Era.

Uma das críticas principais do documento sobre o Feng Shui é, precisamente, o fato de ele não levar em consideração a existência real e objetiva do bem e do mal. “Crer na existência do mal”, diz o documento, citando a Nova Era, “só pode criar negatividade e temor. A resposta à negatividade é o amor. Porém não do tipo que tem que traduzir-se em ações, é mais uma questão de atitudes da mente. O amor é energia, uma vibração de alta frequência”.
Como católicos, é imprescindível que acreditemos e levemos em consideração a existência do mal como algo real e fruto do pecado. Se o mal não existisse, teríamos que dizer que Cristo morreu e ressuscitou em vão, e não existiria Sua vitória sobre a morte. Pretender que o “mal” somente seja uma espécie de falta de boas energias e vibrações dentro do nosso ser, sem nenhuma referência ao pecado, não pode ser conciliável com o catolicismo.
O documento também afirma que o Feng Shui e outras práticas da Nova Era entendem que “o segredo da felicidade e da saúde consiste em sintonizar com a grande cadeia do ser, de encontrar o próprio lugar nela”. Os mestres do Feng Shui, assim, afirmam oferecer as ferramentas para encontrar essa harmonia absoluta com tudo o que rodeia a pessoa. Infelizmente, essa visão elimina uma visão cristã de um Deus pessoal, que tem uma relação conosco, Seus filhos, e que o segredo da felicidade não pode ser achado fora dessa relação.
Portanto, irmãos e irmãs em Cristo, por mais que possam existir alguns elementos verdadeiros e bons em práticas como o Feng Shui (mas para identificá-los é preciso muito bom critério), existem outros elementos que estão em absoluto contraste com a nossa fé e, por isso, devem ser evitadas e não adotadas pelos católicos.
:: Católico pode acender incenso para rezar?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...