Espiritualidade

Viver como ressuscitados

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

08 ABR 2023 - 11H51 (Atualizada em 10 ABR 2023 - 09H16)

Romolo Tavani/Shutterstock

“Páscoa” significa passagem. Cristo passa da morte para a vida, passa deste mundo para o Pai, e lá está sempre vivo para interceder por nós. A Quaresma, com seus ritos de oração, penitência e caridade, nos fez morrer ao pecado, alcançando-nos o perdão. Em união com toda a Igreja no Brasil, abrimos nosso coração aos pobres e famintos, para viver a fraternidade dando-lhes de comer. Sentimos a beleza da generosidade, a alegria de fazer os outros felizes.

Agora vem a Páscoa, a maior festa cristã, e vamos celebrá-la durante 50 dias até Pentecostes. Ela nos convoca a viver e anunciar a presença do Ressuscitado entre nós. Ao Se mostrar vivo no meio dos Apóstolos, Sua primeira palavra foi “Paz”. É este o dom que Ele traz à sua Igreja, fruto de sua Paixão e Morte na Cruz: a paz, a reconciliação, o perdão. Páscoa é libertação do mal, do pecado e, portanto, traz vida nova. Cristo ressuscitou, e nos faz ressuscitar com Ele.

Deus em Cristo nos libertou! Já passamos da morte para a vida! Isto é Páscoa. “O nosso coração está em Deus!” Buscamos as coisas do alto mais que as da terra.

Páscoa é estar disponível para o outro, para aquele que precisa de nós, não só com palavras, mas com gestos, atos de ajuda espiritual ou material ao mais necessitados. Ajudar para que essas pessoas possam viver mais felizes é mostrar a bondade de Deus, mostrar que Cristo vive em nós com Seu amor. Amar é um dom, amar é efetivar a Boa Nova em nós e na vida do outro.

Rachata Sinthopachakul/Shutterstock
Rachata Sinthopachakul/Shutterstock

A espiritualidade pascal é feita de atos, de ações concretas em favor da vida. Esses atos são o nosso testemunho de que Jesus está vivo em nosso mundo, em nossa Igreja. Ações que comprovam nossa fé no poder do Ressuscitado, ações que geram vida e esperança em nossos irmãos, ações que defendem a vida, ações que se colocam a serviço da vida onde quer que ela se encontre e precise de cuidados e compaixão.

Leia MaisSantuário celebra as Dores de Nossa Senhora em preparação para a PáscoaPáscoa : Você está pronto para ela?

Por meio de suas atitudes e iniciativas, a Igreja continua a escrever a História da Salvação com os cristãos de hoje. Na defesa da vida e da criação, no respeito reverente a todas as formas de vida no planeta, proclamamos que o Senhor vive para sempre no meio de nós. Nosso destino é a Vida e não a morte. Somos todos peregrinos da esperança, pois sabemos em Quem confiamos.

Desejamos “Feliz Páscoa” a quem já não confia na vida, por estar triste, sozinho, doente. O Senhor Ressuscitado dá a todos forças para lutar, para resistir, para ter confiança, para olhar o futuro com esperança. A Páscoa é a festa da esperança e da alegria, porque Jesus, ressurgindo dos mortos, caminha conosco, está ao nosso lado hoje e para sempre.

Escrito por
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...