Estamos passo a passo ganhando o conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja e vimos até aqui as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Nesta semana seguiremos com a formação acerca dos dogmas relacionados aos Sacramentos.
Anteriormente vimos:
O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo, a Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento, a Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo, a Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação, a Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo, Cristo está presente no Sacramento do Altar pela Transubstanciação e A Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo.
Vamos, desta vez, buscar compreender o dogma: a Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo.
O Catecismo da Igreja Católica define da seguinte forma:
“A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.” (CIC, 1536)

Por isso, a pessoa ordenada é chamada a servir o povo de Deus por meio de seu ministério e Jesus, ao instituir o sacerdócio, concedeu aos apóstolos e seus sucessores a permissão de celebrar os sacramentos, como: a Eucaristia.
“A ordenação também é chamada consecratio — consagração —, porque é um pôr à parte e uma investidura feita pelo próprio Cristo para a sua Igreja. A imposição das mãos do bispo, com a oração consecratória, constituem o sinal visível desta consagração.” (CIC, 1538)
Nesse contexto, não podemos esquecer que a Ordem foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo na última ceia, ou seja, na quinta-feira santa, antes de sua morte, quando Jesus pede “Isto é meu corpo, dado por vós: fazei isto em memória de mim”. (Lucas 22, 19)
O Sacramento da Ordem é, portanto, essencial para a continuidade da missão de Cristo na Terra, pois garante a unidade e a fidelidade da Igreja à sua missão evangelizadora.
Desse modo, a Ordem é um sacramento que, por meio da imposição das mãos e da oração, confere um caráter indelével, tornando a pessoa apta a exercer funções ministeriais na Igreja, conforme a vocação recebida de Cristo.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.