Na tarde desta sexta-feira, 9 de maio, em Roma, ainda manhã no Brasil, os oito cardeais brasileiros que foram ao Vaticano por conta do Conclave, que finalizado ontem, escolheu o Papa Leão XIV, participaram de uma coletiva de imprensa no Colégio Pio Brasileiro, na capital italiana. Em conversa com os jornalistas, os cardeais destacaram os principais pontos vividos nestes últimos dias, antes, durante e após o Conclave.
Atenderam aos jornalistas o cardeal Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da Conferência Episcopal dos Bispos no Brasil, cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus (AM), cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), Cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) e Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF).
Dom Jaime Spengler abriu a coletiva saudando os jornalistas presentes e enfatizando que os dias no Vaticano foram de fé e fraternidade:
“Nesses dias, eu creio que nós que participamos das reuniões preparatórias para o Conclave, do Conclave propriamente dito, pudemos viver uma experiência intensa de fraternidade, colocaria em destaque esse aspecto. A diversidade de membros do Colégio entre os que já são eméritos e os demais que exercem ainda o ministério nas suas Igrejas particulares ou dicastérios aqui em Roma, trazem a marca da internacionalidade da Igreja, uma diversidade que enriquece, diversidade de línguas, de proveniências, de tradições talvez religiosas, eclesiologias características, e poder ouvir esses homens contando um pouco das suas situações, de suas realidades, mas, também, as expectativas em vista do bem de toda a Igreja é uma experiência única. E isso em um espírito de fraternidade, mas também uma experiência marcada pele fé”, detalhou.
Dom Jaime ainda reforçou em sua fala que, em meio a experiência de fé e fraternidade, foram dias de muitas e intensas orações.
Ainda na coletiva, entre os pontos mais citados pela experiência vivida durante o Conclave, os cardeais destacaram que o Conclave é uma celebração, precedida de reflexão, partilha, considerações sobre o estado da Igreja e as situações do mundo e, com isso, os cardeais traçam ‘um pouco’ do perfil do futuro Papa, e não necessariamente de forma direta. A condução do Espírito Santo para a escolha do novo Papa também foi um ponto citado durante a coletiva, além da grande responsabilidade na eleição.
Os cardeais também foram questionados pela escolha do nome do Papa Leão XIV e sobre o perfil do pontificado do novo sucessor de Pedro.
Confira a entrevista coletiva completa:
:. Relembre quem são cada um dos cardeais brasileiros no Conclave
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.