No próximo domingo (23), a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Missões e realiza a Coleta Missionária durante as Celebrações Eucarísticas, tanto no sábado (22) quanto no domingo (23). Esta data diz respeito a todos os batizados, afinal, pelo batismo, todos nós somos missionários. Leia MaisA alegria e o ardor de ser missionárioSantuário Nacional celebra abertura do Mês MissionárioMês missionário: chamados a testemunhar Cristo
Então, se a Missão da Igreja diz respeito a todos os batizados, a Coleta Missionária é um gesto concreto que deve sensibilizar a todos nós que, admitidos a esse sacramento, nos tornamos continuadores da missão de Jesus Cristo.
Para ajudar a compreender mais sobre esta coleta, reunimos aqui alguns pontos importantes:
É realizada pela Igreja em todo o mundo
A Coleta Missionária é umas das três coletas realizadas tradicionalmente pela Igreja em todo o mundo. Além desta, existem o Óbolo de São Pedro e a Coleta para os Lugares Santos. Essas coletas representam a unidade da Igreja e reforçam que a sua missão que é de responsabilidade de todos os batizados.
Beneficia centenas de projetos
As coletas são direcionadas para o Fundo Mundial de Solidariedade que tem como organismo responsável, as Pontifícias Obras Missionárias (POM). Essa arrecadação beneficia centenas de projetos em todo o mundo.
Os "projetos missionários" assistem áreas diversas, tais como: promoção humana, catequese e evangelização; formação dos futuros sacerdotes e religiosos(as); manutenção de missionários e igrejas em terras de missão; meios de comunicação social e de transportes; apoio e ajuda a centros de educação e saúde, casas de pessoas com deficiência; construções de capelas, igrejas, seminários e hospitais; casas para idosos, orfanatos, creches, centros de reeducação social e dependentes químicos e subsídios de urgências em situações de desastres e calamidades públicas.
| Em 2021, o Fundo distribuiu aos projetos missionários um total de R$ 418 milhões. |
Baixe aqui o livrinho com a mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões!
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.