Após celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo, chegamos ao 14º Domingo do Tempo Comum e, a Palavra de Deus no Evangelho de Lucas 10,1-12.17-20 nos recorda: “Somos enviados em missão”.
"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.” Lucas 10, 2
Esta súplica de Jesus aos discípulos revela o compromisso de todo batizado com a oração e o anúncio. A nossa vida cristã deve ser vivida também para os outros, com um coração aberto, devemos interceder pelo mundo contribuindo para que a Palavra de Deus alcance a todos.
O saudoso Papa Francisco, em um Angelus de 2019, afirmou que devemos sempre rezar a Deus Pai para que envie mais operários para a trabalhar na evangelização. Além disso, destacou que a nossa oração deve ter uma dimensão universal, ou seja, tirar-nos do comodismo e nos inserir no dinamismo do amor.
Se for vivida desta forma, “a missão da Igreja será caraterizada pela alegria.”, afirmou Francisco. Assim termina o Evangelho que nos comunica que a verdadeira alegria do missionário não é a de ter “poder” sobre o mal, mas o fato de ter seu nome escrito no céu. Ou seja, a alegria de ser discípulo.
“O missionário não se gloria do que realiza, mas do amor com que foi alcançado.” Dom Anuar Battisti Arcebispo Emérito de Maringá (PR)
A missão nasce da gratidão de quem foi encontrado por Cristo. Ser discípulo é, antes de tudo, um dom, e viver esse dom é fonte de alegria verdadeira.
Segundo Dom Anuar Battisti, ao citar o salmo deste domingo em artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a missão é um hino de louvor à fidelidade de Deus:
“O salmo responsorial (Sl 65) nos convida a proclamar com alegria: “Aclamai a Deus, terra inteira!”. O salmista recorda as maravilhas que Deus realizou e convida o povo a anunciar seus feitos com júbilo. Quem experimenta a ação libertadora de Deus não pode guardar silêncio.”
::. Leia + Aprenda a rezar com os Salmos de forma simples
Na escola do Evangelho e guiados por Nossa Senhora Aparecida, aprendamos a rezar como filhos e a servir como irmãos. Que a nossa oração, feita com generosidade, continue a clamar: “Senhor, envia operários para a tua messe!”
Confira a Reflexão da Semana com o Pe.Thiago Costa, C.Ss.R.:
Conheça reflexões, comentários e conteúdos especiais sobre a Liturgia no portal A12. Uma oportunidade para viver melhor cada celebração!
Fonte: Vatican News | CNBB
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.