Leia MaisNova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia GeralDom Jaime Spengler: “Trabalho da nova Presidência será de continuidade”A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aconteceu entre os dias 19 e 28 de abril, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), e foi marcada por ser eletiva.
O episcopado brasileiro, entre outras votações, elegeu a nova Presidência que guiará a CNBB no próximo quadriênio, entre 2023-2027.
Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), foi eleito presidente, Dom João Justino, arcebispo de Goiânia, o primeiro vice-presidente, Dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns (PE), o segundo vice-presidente, e Dom Ricardo Hoepers, o novo secretário-geral da Conferência.
Após a cerimônia de encerramento da Assembleia e posse dos eleitos, a nova Presidência fez o primeiro pronunciamento oficial aos jornalistas. Ainda na Sala de Coletivas, que foi montada no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, Dom Jaime Spengler conversou com exclusividade com o A12 e falou sobre o sentimento de assumir a cadeira de presidente da Conferência.
“O meu sentimento eu diria que é marcado pelo temor e tremor, mas ao mesmo tempo acolhemos a indicação da Assembleia para esse serviço com simplicidade e humildade”, disse Dom Jaime.
.:: Quem é Dom Jaime Spengler, novo presidente da CNBB
O arcebispo de Porto Alegre, que até a 60ª Assembleia Geral era o primeiro vice-presidente da CNBB, destacou o caráter de comunhão da nova Presidência.
“Não somos nós, simplesmente como pessoas - presidente, os dois vice-presidentes e o secretário - que desenvolvem o trabalho que a Assembleia nos outorgou, somos todos nós juntos”, falou.
E complementou:
“É claro que a Presidência tem um papel específico, mas é em espírito de comunhão que nós podemos avançar”, finalizou Dom Jaime.
.:: Assista os bastidores da 60ª Assembleia Geral:
.:: Confira como foi a cobertura da 60ª Assembleia Geral da CNBB!
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.