Notícias

O sentimento de Dom Jaime Spengler após assumir a Presidência da CNBB

O arcebispo de Porto Alegre (RS) foi eleito novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil durante a 60ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro

Escrito por Guilherme Gomes

02 MAI 2023 - 15H51 (Atualizada em 02 MAI 2023 - 17H17)

Divulgação/ CNBB

Leia MaisNova Presidência da CNBB toma posse no encerramento da 60ª Assembleia GeralDom Jaime Spengler: “Trabalho da nova Presidência será de continuidade”A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aconteceu entre os dias 19 e 28 de abril, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), e foi marcada por ser eletiva.

O episcopado brasileiro, entre outras votações, elegeu a nova Presidência que guiará a CNBB no próximo quadriênio, entre 2023-2027.

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), foi eleito presidente, Dom João Justino, arcebispo de Goiânia, o primeiro vice-presidente, Dom Paulo Jackson, bispo de Garanhuns (PE), o segundo vice-presidente, e Dom Ricardo Hoepers, o novo secretário-geral da Conferência.

Após a cerimônia de encerramento da Assembleia e posse dos eleitos, a nova Presidência fez o primeiro pronunciamento oficial aos jornalistas. Ainda na Sala de Coletivas, que foi montada no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, Dom Jaime Spengler conversou com exclusividade com o A12 e falou sobre o sentimento de assumir a cadeira de presidente da Conferência.

O meu sentimento eu diria que é marcado pelo temor e tremor, mas ao mesmo tempo acolhemos a indicação da Assembleia para esse serviço com simplicidade e humildade”, disse Dom Jaime.

.:: Quem é Dom Jaime Spengler, novo presidente da CNBB

O arcebispo de Porto Alegre, que até a 60ª Assembleia Geral era o primeiro vice-presidente da CNBB, destacou o caráter de comunhão da nova Presidência.

Não somos nós, simplesmente como pessoas - presidente, os dois vice-presidentes e o secretário - que desenvolvem o trabalho que a Assembleia nos outorgou, somos todos nós juntos”, falou.

E complementou:

É claro que a Presidência tem um papel específico, mas é em espírito de comunhão que nós podemos avançar”, finalizou Dom Jaime.

.:: Assista os bastidores da 60ª Assembleia Geral:

.:: Confira como foi a cobertura da 60ª Assembleia Geral da CNBB!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...