Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, Papa Francisco nomeou Padre Marcelo Antonio da Silva, como bispo auxiliar na diocese de Santo Amaro (SP). O presbítero já integra o clero da diocese de Santo Amaro desde dezembro de 2019, como vigário geral. Além de atuar como pároco na paróquia de São Pancrácio.
Nascido em 19 de abril de 1972, em Apucarana (PR). Marcelo ingressou no seminário da diocese de Santo Amaro em 1991, tornando-se diácono em dezembro de 1996 e sacerdote em novembro de 1997.Leia MaisCNBB envia nota de solidariedade ao bispo preso na NicaráguaPapa Francisco recebe membros da presidência da CNBB no Vaticano
Foi reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, na diocese de Santo Amaro. Foi pároco nas paróquias: Sagrada Família, Nossa Senhora da Esperança e São Pancrácio.
Foi capelão da capela Universitária Beato Carlo Acutis. Desde outubro de 2019, vem exercendo o serviço de vigário forâneo do setor Veleiros da diocese de Santo Amaro; e, de dezembro do mesmo ano, o serviço de vigário geral da diocese.
Cursou filosofia e teologia, é mestre em Bioética e doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Possui também especializações em Bioética Personalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e em Psicanálise pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro 2021.
Atuou como professor de Ética Filosófica e Bioética e foi diretor geral do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Religiosas São Boaventura. Também coordenou os cursos de Teologia e Filosofia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, além de ser membro da Associação Espanhola de Personalismo, do Fórum Internacional de Professores, Unesco Chair In Bioethics e do grupo de trabalho de Bioética para o Ensino Médio do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou saudações ao Monsenhor Marcelo Antonio da Silva.
Saudação da CNBB ao monsenhor Marcelo Antonio da Silva
Prezado Monsenhor Marcelo Antonio da Silva,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a notícia da sua nomeação como bispo auxiliar para servir à Igreja na diocese de Santo Amaro (SP).
Deseja um profícuo ministério e, ao saudá-lo, recorda um trecho das reflexões feitas pelo Papa Francisco no vídeo de intenções de oração de março de 2022 no qual tratou das respostas cristãs ao desafio da bioética.
Como Igreja, buscamos a dignidade humana, a defesa da sacralidade e da integralidade da vida como horizonte de nossa fé. E essa, como nos apontou o Santo Padre, é uma missão na qual o senhor, com a sua experiência e conhecimento, contribuirá em muito neste novo ministério.
Que o nosso Deus, que nos amou tanto, nos faça entender que é “o amor que dá perfeição às nossas obras”.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Fonte: CNBB
Participe do 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral
O 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral, organizado pela CNBB, acontece em maio deste ano e visa destacar a centralidade da Bíblia na Igreja no Brasil.
Dom Ângelo é o novo arcebispo de Vitória (ES)
A CNBB enviou saudações para dom Ângelo por sua nova missão que será iniciana no Ano Jubilar e agradeceu a Dom Dario por seu trabalho realizado com êxito, em Vitória.
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.