Redentoristas

Abertura da 52ª Semana Vocacional: Com São José, responder ao chamado de Deus!

Missa recorda que "Juntos, podemos sonhar o sonho de Deus!"

Escrito por Luciana Gianesini

15 AGO 2021 - 18H47 (Atualizada em 16 AGO 2021 - 14H38)

Ivan Simas/A12

Refletindo sobre a colaboração de São José no projeto de Deus, a missa das 18h deste dia 15 de agosto, no Altar Central do Santuário Nacional, deu início à 52ª Semana Vocacional.

Inspirada pelo Ano Josefino, declarado pelo Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da proclamação do pai adotivo de Jesus como patrono universal da Igreja, a Semana Vocacional deste ano quer chamar a atenção de todos os vocacionados e vocacionadas para a dimensão do serviço, parte essencial da vida consagrada, a qual é celebrada neste terceiro domingo do mês de agosto, mês vocacional por excelência.

:: Artigo: O que a Vida Consagrada NÃO é

Também no dia de hoje, além da memória de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos, a Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, de quem também aprendemos a plena disponibilidade ao serviço ao qual somos chamados.

Na acolhida inicial, o missionário redentorista Irmão Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R. lembrou que a celebração da Assunção de Maria nos recorda que a eternidade é o nosso destino. Ela se colocou a caminho no serviço aos irmãos. "Aprendamos de Nossa Senhora a sermos mais de Deus e servidores do reino, cuja missão é construir relações fraternas, a exemplo de Nossa Senhora e São José", motivou.

Na Entronização da Palavra, ao som da música ‘Vocação’ (Pe. Zezinho), religiosos redentoristas trouxeram o Lecionário no carro-andor, até a mesa da Palavra.

::Reveja as leituras da Missa de hoje::

Primeira Leitura (Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab)
Salmo Responsorial (Sl 44)
Segunda Leitura (1Cor 15,20-27a)
Evangelho (Lc 1,39-56)

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12


Homilia

Falando aos fiéis presentes no Santuário Nacional e àqueles que acompanhavam pela Rede Aparecida de Comunicação, o presidente da Celebração, o Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., reitor do Santuário Nacional, destacou que a assunção de Nossa Senhora simboliza nossa própria ressurreição, o lugar que Deus reservou pra cada um de nós. Esse é o sentido dessa festa.

Pe. Eduardo explicou que, em 1950, o Papa Pio XII definiu o Dogma da Assunção, porque Maria é a prefiguração da Igreja, a sua imagem mais pura. "Os cristãos atribuem essa imagem da Primeira Leitura a Nossa Senhora. A mulher vestida de sol com 12 estrelas sobre a cabeça, coroando sua vida e sua jornada em direção a Deus. Os cristãos sempre olham para esse texto enxergando Nossa Senhora", comentou.

Transcorridos seus dias de vida na Terra, Nossa Senhora foi levada ao céu de corpo e alma, simbolizando o que está por vir para todos nós. É a graça de Deus que a eleva. Esse é o nosso desejo: viver como ressuscitados, junto a Deus. A ressurreição simboliza o núcleo da fé cristã: Jesus ressuscitou e um dia todos nós participaremos da sua glória.

:: Qual a diferença entre ascensão e assunção?

O sacerdote também lembrou que muitas pessoas lembram-se também de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora da Dormição e muitos outros títulos marianos celebrados na data de hoje. Nossa Senhora trouxe ao mundo o céu em seu ventre. Jesus nos trouxe o conhecimento do reino de Deus, o lugar que Ele nos tem preparado.

Maria nos inspira a atender plenamente ao nosso chamado

Padre Catalfo disse, ainda, que nós amamos Nossa Senhora, e são muitos motivos que fazem esse amor crescer: Ela é a Mãe de Deus, que soube ouvir a Sua Palavra. "Essa é a nossa vocação: saber ouvir e dizer sim de modo generoso e decidido, destemido e forte, de modo que nossa vida seja, de fato, o cumprimento da Palavra de Deus".

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12

Nossa Senhora nos dá o exemplo de serviço: apressadamente, Ela se coloca a caminho da região montanhosa, para ajudar e servir sua prima Isabel. A vocação a que Deus nos chama deve ressoar em nossos ouvidos como um convite a servir. Por isso o Mês Vocacional continua com esse convite de Jesus: “Vinde a mim”!

O padre reforça:

"Que nossa resposta seja semelhante à de Nossa Senhora: 'Faça-se em mim segundo Tua vontade'. E que um dia, no céu, possamos olhar para nossa vida e nos alegrar, com a certeza de quem viveu e vive à sombra do Altíssimo. E que Nossa Senhora Aparecida conceda a alegria de dizer sim a Deus, de dizer 'Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a Tua palavra'”.

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12


Ao final da celebração, a religiosa Ir. Marilda rezou a Oração a São José pelas Vocações:

Ó São José, que foste escolhido por Deus
para ser o guarda fiel de Jesus e de Maria,
olhai para as necessidades que temos
de Sacerdotes, de Irmãos e Missionários,
que sejam sobretudo educadores da juventude.

Obtende-nos numerosos continuadores da obra que realizastes
junto de Jesus Menino e adolescente,
na pessoa de tantos jovens que esperam quem os preserve do erro e do vício
e quem lhes distribua a palavra de Deus
e saiba orientá-los para os caminhos consoladores da virtude.

Iluminai as famílias cristãs para que compreendam o dever e a honra
de responder ao divino Senhor da messe,
que convida a trabalhar com ele na mística vinha da Igreja,
e fazei que os jovens sejam dóceis ao chamado divino
e perseverantes na sua vocação.

Que o vosso patrocínio enriqueça as comunidades cristãs
com muitas e santas vocações para a glória de Jesus,
para a honra de vossa esposa Maria Santíssima,
para a propagação do vosso culto,
especialmente entre os jovens e operários
e para o crescimento da santa Igreja.

Amém.

Por fim, a Consagração a Nossa Senhora Aparecida foi rezada pelo Ir. Joaquim Acássio, C.Ss.R., do Secretariado Vocacional Redentorista.

Acesse: www.A12.com/vocacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...