Uma das maiores preocupações de Francisco, mesmo em meio às suas dificuldades com a saúde, era ligar praticamente todos os dias para a Igreja da Sagrada Família na Cidade de Gaza, para saber da situação das 600 pessoas amontoadas dentro da única paróquia do território, que estavam lidando com a guerra entre o grupo terrorista palestino Hamas e as forças de Israel.
Em seus discursos e catequeses recentes, o Santo Padre sempre fez um apelo pela paz, pediu a libertação dos reféns e que a ajuda humanitária chegasse aos palestinos, além de um cessar-fogo imediato. Em novembro de 2024, pediu uma investigação para saber se a ofensiva terrestre de Israel em Gaza constituía um genocídio.
Após a sua morte, o legado da busca pela paz do Cardeal Bergoglio continua. O seu papamóvel, mesmo veículo com o qual ele saudou e se aproximou de milhões de fiéis em todo o mundo, está sendo transformado em uma unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza (área palestina, na fronteira com o Egito e Israel).
A doação do carro foi seu último desejo para as pessoas às quais demonstrou tanta solidariedade ao longo de seu pontificado. Em seus últimos meses de vida, o Papa confiou a iniciativa à Caritas Jerusalém, procurando, assim, responder à terrível crise humanitária na Faixa de Gaza, onde quase um milhão de crianças estão deslocadas.
Gaza ainda sofre com infraestruturas em colapso, um sistema de saúde debilitado e a falta de instrução. As crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, infecções e outras condições de saúde precárias colocando suas vidas em risco.
“Crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada”, dizia o Papa.
O veículo está passando por reformas, como a instalação de equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais.
Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, escreveu em comunicado à imprensa que “com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”, acrescentou.
A Caritas Jerusalém, que atende comunidades em Gaza em condições difíceis, está liderando os esforços em campo. São mais de cem agentes engajados na prestação de cuidados de saúde, a organização agora está operando a partir do legado de compaixão e força do Papa, levando sua bênção final ao povo de Gaza. “Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, disse Anton Asfar, secretário-geral da Caritas.
O papamóvel está sendo cuidadosamente adaptado às necessidades dos mais necessitados. “Não é apenas um veículo”, concluiu Brune. “É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza.” E é também um convite: para que o resto do mundo também se lembre delas.
.:: Conheça a residência de verão dos Papas
Fonte: Vatican News
Consagração a Nossa Senhora do Carmo
No dia que a Igreja celebra a devoção de Nossa Senhora do Carmo, reze a oração de Consagração à Nossa Senhora, a flor do Carmelo.
“O santo não bateu”: por que essa expressão não faz sentido na fé?
Nas relações humanas podem existir "estranhamentos", mas como a fé nos ensina a relacionarmos uns com os outros? Leia mais!
Oração pelos Necessitados
Você tem alguma necessidade para pedir auxílio de Deus? Reze com fé a Oração pelos Necessitados com o padre Célio Lopes, C.Ss.R.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.