Uma das maiores preocupações de Francisco, mesmo em meio às suas dificuldades com a saúde, era ligar praticamente todos os dias para a Igreja da Sagrada Família na Cidade de Gaza, para saber da situação das 600 pessoas amontoadas dentro da única paróquia do território, que estavam lidando com a guerra entre o grupo terrorista palestino Hamas e as forças de Israel.
Em seus discursos e catequeses recentes, o Santo Padre sempre fez um apelo pela paz, pediu a libertação dos reféns e que a ajuda humanitária chegasse aos palestinos, além de um cessar-fogo imediato. Em novembro de 2024, pediu uma investigação para saber se a ofensiva terrestre de Israel em Gaza constituía um genocídio.
Após a sua morte, o legado da busca pela paz do Cardeal Bergoglio continua. O seu papamóvel, mesmo veículo com o qual ele saudou e se aproximou de milhões de fiéis em todo o mundo, está sendo transformado em uma unidade móvel de saúde para as crianças de Gaza (área palestina, na fronteira com o Egito e Israel).

A doação do carro foi seu último desejo para as pessoas às quais demonstrou tanta solidariedade ao longo de seu pontificado. Em seus últimos meses de vida, o Papa confiou a iniciativa à Caritas Jerusalém, procurando, assim, responder à terrível crise humanitária na Faixa de Gaza, onde quase um milhão de crianças estão deslocadas.
Gaza ainda sofre com infraestruturas em colapso, um sistema de saúde debilitado e a falta de instrução. As crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, infecções e outras condições de saúde precárias colocando suas vidas em risco.
“Crianças não são números. São rostos. Nomes. Histórias. E cada uma delas é sagrada”, dizia o Papa.

O veículo está passando por reformas, como a instalação de equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais.
Peter Brune, secretário-geral da Caritas Suécia, escreveu em comunicado à imprensa que “com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total”, acrescentou.
A Caritas Jerusalém, que atende comunidades em Gaza em condições difíceis, está liderando os esforços em campo. São mais de cem agentes engajados na prestação de cuidados de saúde, a organização agora está operando a partir do legado de compaixão e força do Papa, levando sua bênção final ao povo de Gaza. “Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise”, disse Anton Asfar, secretário-geral da Caritas.
O papamóvel está sendo cuidadosamente adaptado às necessidades dos mais necessitados. “Não é apenas um veículo”, concluiu Brune. “É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza.” E é também um convite: para que o resto do mundo também se lembre delas.
.:: Conheça a residência de verão dos Papas
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.