Leia MaisConfira qual será o passo a passo do Papa na Jornada Mundial da JuventudeO Santo Padre, Papa Francisco, de 86 anos, passou por uma nova cirurgia na tarde desta quarta-feira (07), em Roma.
De acordo com o comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a expectativa é que Francisco fique no Hospital por alguns dias para recuperação do procedimento cirúrgico, que durou três horas e ocorreu sem complicações.
O Pontífice, em 2021, foi submetido a uma cirurgia no intestino grosso para tratar uma diverticulite. Dessa vez, a intervenção cirúrgica será para reparação de uma laparocele.
“A laparocele é uma hérnia, na verdade. Uma perda da parede abdominal e, normalmente, acontece após outras cirurgias já realizadas”, explicou ao A12 o médico cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Edson Galvão.
Segundo o centro de pesquisas italiano Humanitas, em cerca de 10% das incisões cirúrgicas feitas no abdômen, com o tempo, pode haver uma falha da parede músculo-fascial por onde emerge o peritônio, um tecido fino dobrado sobre si mesmo, que separa os órgãos internos da parede do abdômen. Esta condição se manifesta com um inchaço bem característico.
A laparocele geralmente acontece em casos em que a ferida criada pela cirurgia não fechou perfeitamente e, com o tempo, abriu-se numa "brecha" de onde emerge o peritônio e, posteriormente, a hérnia.
A hérnia abdominal, como a do Papa, causa o "estrangulamento" da alça do intestino, os segmentos de arco que formam os tubos do órgão.
De acordo com o Dr. Edson Galvão, a complicação no aparelho digestivo do Papa gera uma espécie de “buraco” na região do abdômen.
“É como se fosse um ‘novo compartimento’ na região abdominal, e aí precisa de uma reparação. Por isso será utilizada uma tela, que é uma prótese e serve para auxílio nessa reconstrução da parede abdominal”, falou o cirurgião.
Tratamento
Segundo o Vaticano, o Papa teve “síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas”. A síndrome suboclusiva é uma obstrução parcial do intestino que impede o livre trânsito no órgão e provoca dificuldades para a eliminação de gases e fezes, por exemplo.
Edson Galvão detalhou que o tratamento padrão, de fato, é o cirúrgico, embora outros métodos possam aliviar os sintomas, mas não corrigem o problema.
Ainda de acordo com o cirurgião, qualquer procedimento cirúrgico tem risco, mas geralmente os quadros de suboclusão não são recorrentes. A cirurgia costuma resolver o problema.
Sintomas
O quadro provocado pela laparocele gera sintomas como:
- Inchaço no abdômen;
- Perda ou redução do apetite;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Cólicas intensas;
- Febre;
- Vômitos e náuseas.
No último dia 26, o Pontífice cancelou sua agenda por estar com febre. Na ocasião, Francisco não recebeu ninguém nas Audiências marcadas para aquela data, informou o Vaticano.
À época, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em resposta a uma pergunta da Reuters, não forneceu mais detalhes sobre a saúde do Papa.
As parábolas de Jesus: O filho que diz sim ao Pai
Jesus usou do filho que não queria ir trabalhar mas mudou de ideia para termos certeza da autoridade de Jesus em nossas vidas
Papa recebe em Audiência membros da Fazenda da Esperança
O Santo Padre, Papa Francisco, recebeu nesta manhã (29) membros da Fazenda da Esperança em celebração aos 40 anos de fundação da comunidade.
Acolhimento e proteção é pedido de Comissão para Sínodo
Documento traz luz à falta de proteção e acolhimento a vítimas de vulnerabilidades e busca fomentar discussão durante Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.