“São duas palavras-chave para superar os medos que às vezes nos paralisam e para superar a tentação de uma vida passiva e adormecida”, explicou o Santo Padre.
Ao refletir sobre a exortação “não tenham medo”, Francisco contou os fiéis que Jesus lembrou os discípulos dos cuidados amorosos e providentes do Pai e depois disse que não existe a necessidade de nos preocuparmos e nos agitarmos, pois a “nossa história está firmemente nas mãos de Deus”.
O Pontífice enfatizou que os nossos medos geralmente ocorrem quando não conseguimos realizar tudo aquilo que nos comprometemos a fazer, sentimentos de não sermos amados e nem felizes e isso nos leva à desconfiança e angústia. E completou:
“Jesus, entretanto, nos tranquiliza: não tenham medo! Confiem no Pai, que deseja lhes dar tudo o que realmente vocês precisam. Ele já lhes deu o seu Filho, o seu Reino, e sempre os acompanha com a sua providência, cuidando de vocês todos os dias. Não tenham medo: esta é a certeza a que se deve agarrar o coração”.
“Estejam preparados”, sobre esta exortação, Francisco afirma que devemos estar atentos e vigilantes, disponíveis para escutar, acolher e estar pronto.
“Jesus repete este convite várias vezes, e hoje o faz através de três breves parábolas, centradas em um chefe de família que, na primeira, retorna de improviso das núpcias, na segunda não quer ser surpreendido por ladrões, e na terceira regressa de uma longa viagem”.
E concluiu a mensagem com mais um alerta para os fiéis:
“Ficar despertos, não adormecer, ou seja, não se distrair, não ceder à preguiça interior, porque, mesmo em situações em que não esperamos, o Senhor vem”.
Papa Francisco recordou sobre a nossa responsabilidade em conservar e administrar os bens deixados pelo Senhor, desde a vida, a fé e a família, até os lugares onde vivemos e a criação.
“Nós nos preocupamos com esta herança que o Senhor nos deixou? Apreciamos sua beleza ou a usamos somente para nós e para nossas conveniências do momento?”
E por fim, reforçou o pedido para ficarmos atentos para que possamos “caminhar sem medo”.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.